FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMAGINÁRIOS (DES)CONSTRUÍDOS NA DOCÊNCIA ORIENTADA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120778 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 530 "inscrito_id" => 305 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMAGINÁRIOS (DES)CONSTRUÍDOS NA DOCÊNCIA ORIENTADA" "resumo" => "Este relato destina-se a descrever os processos desenvolvidos durante a Docência Orientada no 1º semestre de 2024, no Curso de Pedagogia, por duas doutorandas e a regente da disciplina de Sociologia da Educação, diurno, na Universidade Federal de Santa Maria, RS. Mencionados a relevância da pesquisa-formação como fator preponderante na (des)construção de docências imaginadas entre formação inicial, continuada e a docência na disciplina. Este fator é significativo porque é uma necessidade ser um docente reflexivo em qualquer uma das etapas. Para isso, contamos com a fundamentação de Passeggi (2016), Ferry (1987), Josso (2004) e Oliveira (2006). Na Linha de Pesquisa Docência, saberes e desenvolvimento profissional, nós do Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação e Imaginário Social (GEPEIS), buscamos mediações propícias para ressignificar saberes e, assim, contribuir no processo formativo dos sujeitos além de referenciar as relações sócio-políticas e culturais na constituição da docência. Os processos que traçamos abrangem desde o planejamento, a parada obrigatória devido a catástrofe que atingiu o RS em maio, a bibliografia sugerida para estudos e as atividades práticas. Como resultados apresentamos a saber: autoavaliação descritiva, trabalhos práticos e relatos. Essa atividade além da percepção das doutorandas, teve um diário das estudantes com narrativas de aprendizados que incluíam suas dúvidas e entendimentos. A formação de professores, em todos os níveis, incide em reflexão constante de suas experiências e essa experiência é parte da pesquisa-formação da vida dos sujeitos. Mudanças requerem disposição e o encontro entre etapas da formação de professores enriquece e motiva mais conhecimentos sobre mudanças, sejam pessoais, profissionais e climáticas. Todas elas nos atingem e cada vez mais precisamos (des)construir imaginários na educação contextualizando fatos e tempos sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID305_TB530_21022025205415.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIANA WEBER DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GIANA" "autor_email" => "gianaweberoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120778 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 530 "inscrito_id" => 305 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMAGINÁRIOS (DES)CONSTRUÍDOS NA DOCÊNCIA ORIENTADA" "resumo" => "Este relato destina-se a descrever os processos desenvolvidos durante a Docência Orientada no 1º semestre de 2024, no Curso de Pedagogia, por duas doutorandas e a regente da disciplina de Sociologia da Educação, diurno, na Universidade Federal de Santa Maria, RS. Mencionados a relevância da pesquisa-formação como fator preponderante na (des)construção de docências imaginadas entre formação inicial, continuada e a docência na disciplina. Este fator é significativo porque é uma necessidade ser um docente reflexivo em qualquer uma das etapas. Para isso, contamos com a fundamentação de Passeggi (2016), Ferry (1987), Josso (2004) e Oliveira (2006). Na Linha de Pesquisa Docência, saberes e desenvolvimento profissional, nós do Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação e Imaginário Social (GEPEIS), buscamos mediações propícias para ressignificar saberes e, assim, contribuir no processo formativo dos sujeitos além de referenciar as relações sócio-políticas e culturais na constituição da docência. Os processos que traçamos abrangem desde o planejamento, a parada obrigatória devido a catástrofe que atingiu o RS em maio, a bibliografia sugerida para estudos e as atividades práticas. Como resultados apresentamos a saber: autoavaliação descritiva, trabalhos práticos e relatos. Essa atividade além da percepção das doutorandas, teve um diário das estudantes com narrativas de aprendizados que incluíam suas dúvidas e entendimentos. A formação de professores, em todos os níveis, incide em reflexão constante de suas experiências e essa experiência é parte da pesquisa-formação da vida dos sujeitos. Mudanças requerem disposição e o encontro entre etapas da formação de professores enriquece e motiva mais conhecimentos sobre mudanças, sejam pessoais, profissionais e climáticas. Todas elas nos atingem e cada vez mais precisamos (des)construir imaginários na educação contextualizando fatos e tempos sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID305_TB530_21022025205415.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIANA WEBER DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GIANA" "autor_email" => "gianaweberoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }