Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMAGINÁRIOS (DES)CONSTRUÍDOS NA DOCÊNCIA ORIENTADA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este relato destina-se a descrever os processos desenvolvidos durante a Docência Orientada no 1º semestre de 2024, no Curso de Pedagogia, por duas doutorandas e a regente da disciplina de Sociologia da Educação, diurno, na Universidade Federal de Santa Maria, RS. Mencionados a relevância da pesquisa-formação como fator preponderante na (des)construção de docências imaginadas entre formação inicial, continuada e a docência na disciplina. Este fator é significativo porque é uma necessidade ser um docente reflexivo em qualquer uma das etapas. Para isso, contamos com a fundamentação de Passeggi (2016), Ferry (1987), Josso (2004) e Oliveira (2006). Na Linha de Pesquisa Docência, saberes e desenvolvimento profissional, nós do Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação e Imaginário Social (GEPEIS), buscamos mediações propícias para ressignificar saberes e, assim, contribuir no processo formativo dos sujeitos além de referenciar as relações sócio-políticas e culturais na constituição da docência. Os processos que traçamos abrangem desde o planejamento, a parada obrigatória devido a catástrofe que atingiu o RS em maio, a bibliografia sugerida para estudos e as atividades práticas. Como resultados apresentamos a saber: autoavaliação descritiva, trabalhos práticos e relatos. Essa atividade além da percepção das doutorandas, teve um diário das estudantes com narrativas de aprendizados que incluíam suas dúvidas e entendimentos. A formação de professores, em todos os níveis, incide em reflexão constante de suas experiências e essa experiência é parte da pesquisa-formação da vida dos sujeitos. Mudanças requerem disposição e o encontro entre etapas da formação de professores enriquece e motiva mais conhecimentos sobre mudanças, sejam pessoais, profissionais e climáticas. Todas elas nos atingem e cada vez mais precisamos (des)construir imaginários na educação contextualizando fatos e tempos sociais.

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