CONSTRUINDO CAMINHOS PEDAGÓGICOS: RELATO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120492 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 673 "titulo" => "CONSTRUINDO CAMINHOS PEDAGÓGICOS: RELATO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência do Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, parte integrante do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. O estágio ocorreu na Escola Municipal Professor Midufo Vada, localizada em um bairro de perfil socioeconômico diversificado, e envolveu observação, planejamento e intervenções pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante o estágio, foram aplicadas estratégias pedagógicas que buscavam integrar teoria e prática, promovendo um ensino significativo. A fundamentação teórica do relatório se apoia nas concepções de Vigotski (2006), que enfatiza a mediação e o contexto sociocultural no aprendizado, além de Moura (2010), que destaca a necessidade de um ensino contextualizado. Também foram utilizados os estudos de Saviani (1985), que ressalta o papel do pedagogo na mediação do conhecimento, e de Sforni e Galuch (2006), que enfatizam a articulação entre conteúdos e desenvolvimento humano. As intervenções pedagógicas focaram no desenvolvimento das competências de leitura, escrita e interpretação, bem como na aprendizagem de conceitos matemáticos. Dentre as atividades desenvolvidas, destacaram-se a dinâmica “Caixa de Memórias”, para estimular a escrita de relatos pessoais, e jogo interativo, utilizado o “Bingo Aritmético” para facilitar a compreensão de conceitos matemáticos. Os resultados demonstraram um envolvimento ativo dos alunos e um aprendizado significativo, embora tenham sido observadas dificuldades de concentração em alguns estudantes. O estágio contribuiu para a formação docente das estagiárias, reforçando a importância do planejamento pedagógico, e da formação contínua para enfrentar desafios em sala de aula. A experiência reafirmou o papel do pedagogo como mediador do conhecimento e agente transformador na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID673_TB132_18022025093443.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS ROSANA LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAIS" "autor_email" => "thaisleite.pj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120492 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 673 "titulo" => "CONSTRUINDO CAMINHOS PEDAGÓGICOS: RELATO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência do Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, parte integrante do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. O estágio ocorreu na Escola Municipal Professor Midufo Vada, localizada em um bairro de perfil socioeconômico diversificado, e envolveu observação, planejamento e intervenções pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Durante o estágio, foram aplicadas estratégias pedagógicas que buscavam integrar teoria e prática, promovendo um ensino significativo. A fundamentação teórica do relatório se apoia nas concepções de Vigotski (2006), que enfatiza a mediação e o contexto sociocultural no aprendizado, além de Moura (2010), que destaca a necessidade de um ensino contextualizado. Também foram utilizados os estudos de Saviani (1985), que ressalta o papel do pedagogo na mediação do conhecimento, e de Sforni e Galuch (2006), que enfatizam a articulação entre conteúdos e desenvolvimento humano. As intervenções pedagógicas focaram no desenvolvimento das competências de leitura, escrita e interpretação, bem como na aprendizagem de conceitos matemáticos. Dentre as atividades desenvolvidas, destacaram-se a dinâmica “Caixa de Memórias”, para estimular a escrita de relatos pessoais, e jogo interativo, utilizado o “Bingo Aritmético” para facilitar a compreensão de conceitos matemáticos. Os resultados demonstraram um envolvimento ativo dos alunos e um aprendizado significativo, embora tenham sido observadas dificuldades de concentração em alguns estudantes. O estágio contribuiu para a formação docente das estagiárias, reforçando a importância do planejamento pedagógico, e da formação contínua para enfrentar desafios em sala de aula. A experiência reafirmou o papel do pedagogo como mediador do conhecimento e agente transformador na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID673_TB132_18022025093443.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS ROSANA LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAIS" "autor_email" => "thaisleite.pj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }