Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA: PRODUÇÃO DE LICENCIANDOS A PARTIR DO ELEMENTO “AR”

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este trabalho, qualitativo, visa investigar a construção de uma proposta interdisciplinar por licenciandos em Física. A produção foi desenvolvida no âmbito de uma oficina realizada na semana acadêmica de Física de uma Universidade Federal, com a participação de 12 estudantes. No primeiro momento da oficina foram discutidos aspectos gerais sobre a natureza do conhecimento e as diferentes formas de organizá-lo. À luz da Base Nacional Comum Curricular, a oficina trouxe o foco à interdisciplinaridade, uma vez que é a organização privilegiada pelo documento. Neste momento de aprofundamento, foram abordadas distintas definições sobre interdisciplinaridade, destacando a polissemia do conceito. No segundo momento da oficina, os estudantes se organizaram em pequenos grupos, cada qual sendo incumbido de um elemento, sendo eles, água, terra, fogo e ar, a fim de que desenvolvessem uma proposta de aula organizada sob a ótica interdisciplinar. O presente relato traz luz às observações sobre o grupo e a produção relativos ao elemento ar. A constituição de dados foi realizada a partir do diário de campo com anotações sobre o desenvolvimento e apresentação da proposta. A análise foi realizada a partir da Análise de Conteúdo, resultando em três categorias, a saber: 1) Constituição e dinâmica do grupo; 2) Caracterização e construção da proposta; 3) Preocupações e dificuldades externalizadas. Em síntese, foram percebidos elementos que evidenciam a demanda por discussões sobre as possibilidades da abordagem interdisciplinar na formação inicial de professores, já que os estudantes partiram do conteúdo específico, pressão, trazendo a interdisciplinaridade apenas na relação deste conceito com a pressão atmosférica, portanto com a Geografia. Ainda, as escolhas foram lineares, sem preocupação com a coerência interna da atividade ou com o ensino, focando no conteúdo disciplinar. Por fim, a observação destacou a necessidade de fomentar discussões de gênero nos cursos de Física.

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