INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA: PRODUÇÃO DE LICENCIANDOS A PARTIR DO ELEMENTO “AR”
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120642 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 745 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA: PRODUÇÃO DE LICENCIANDOS A PARTIR DO ELEMENTO “AR”" "resumo" => "Este trabalho, qualitativo, visa investigar a construção de uma proposta interdisciplinar por licenciandos em Física. A produção foi desenvolvida no âmbito de uma oficina realizada na semana acadêmica de Física de uma Universidade Federal, com a participação de 12 estudantes. No primeiro momento da oficina foram discutidos aspectos gerais sobre a natureza do conhecimento e as diferentes formas de organizá-lo. À luz da Base Nacional Comum Curricular, a oficina trouxe o foco à interdisciplinaridade, uma vez que é a organização privilegiada pelo documento. Neste momento de aprofundamento, foram abordadas distintas definições sobre interdisciplinaridade, destacando a polissemia do conceito. No segundo momento da oficina, os estudantes se organizaram em pequenos grupos, cada qual sendo incumbido de um elemento, sendo eles, água, terra, fogo e ar, a fim de que desenvolvessem uma proposta de aula organizada sob a ótica interdisciplinar. O presente relato traz luz às observações sobre o grupo e a produção relativos ao elemento ar. A constituição de dados foi realizada a partir do diário de campo com anotações sobre o desenvolvimento e apresentação da proposta. A análise foi realizada a partir da Análise de Conteúdo, resultando em três categorias, a saber: 1) Constituição e dinâmica do grupo; 2) Caracterização e construção da proposta; 3) Preocupações e dificuldades externalizadas. Em síntese, foram percebidos elementos que evidenciam a demanda por discussões sobre as possibilidades da abordagem interdisciplinar na formação inicial de professores, já que os estudantes partiram do conteúdo específico, pressão, trazendo a interdisciplinaridade apenas na relação deste conceito com a pressão atmosférica, portanto com a Geografia. Ainda, as escolhas foram lineares, sem preocupação com a coerência interna da atividade ou com o ensino, focando no conteúdo disciplinar. Por fim, a observação destacou a necessidade de fomentar discussões de gênero nos cursos de Física." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID745_TB334_26022025214811.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELLY RAFAELA MARINIAK" "autor_nome_curto" => "MIKAELLY" "autor_email" => "mikaellyrafaela@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120642 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 745 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA: PRODUÇÃO DE LICENCIANDOS A PARTIR DO ELEMENTO “AR”" "resumo" => "Este trabalho, qualitativo, visa investigar a construção de uma proposta interdisciplinar por licenciandos em Física. A produção foi desenvolvida no âmbito de uma oficina realizada na semana acadêmica de Física de uma Universidade Federal, com a participação de 12 estudantes. No primeiro momento da oficina foram discutidos aspectos gerais sobre a natureza do conhecimento e as diferentes formas de organizá-lo. À luz da Base Nacional Comum Curricular, a oficina trouxe o foco à interdisciplinaridade, uma vez que é a organização privilegiada pelo documento. Neste momento de aprofundamento, foram abordadas distintas definições sobre interdisciplinaridade, destacando a polissemia do conceito. No segundo momento da oficina, os estudantes se organizaram em pequenos grupos, cada qual sendo incumbido de um elemento, sendo eles, água, terra, fogo e ar, a fim de que desenvolvessem uma proposta de aula organizada sob a ótica interdisciplinar. O presente relato traz luz às observações sobre o grupo e a produção relativos ao elemento ar. A constituição de dados foi realizada a partir do diário de campo com anotações sobre o desenvolvimento e apresentação da proposta. A análise foi realizada a partir da Análise de Conteúdo, resultando em três categorias, a saber: 1) Constituição e dinâmica do grupo; 2) Caracterização e construção da proposta; 3) Preocupações e dificuldades externalizadas. Em síntese, foram percebidos elementos que evidenciam a demanda por discussões sobre as possibilidades da abordagem interdisciplinar na formação inicial de professores, já que os estudantes partiram do conteúdo específico, pressão, trazendo a interdisciplinaridade apenas na relação deste conceito com a pressão atmosférica, portanto com a Geografia. Ainda, as escolhas foram lineares, sem preocupação com a coerência interna da atividade ou com o ensino, focando no conteúdo disciplinar. Por fim, a observação destacou a necessidade de fomentar discussões de gênero nos cursos de Física." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID745_TB334_26022025214811.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELLY RAFAELA MARINIAK" "autor_nome_curto" => "MIKAELLY" "autor_email" => "mikaellyrafaela@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }