Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PEDAGOGIA E TEATRO: COMO CRIAR UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120738
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 471
    "inscrito_id" => 1332
    "titulo" => "PEDAGOGIA E TEATRO: COMO CRIAR UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Esta comunicação insere-se no campo da formação inicial de professores e promove espaços de experiência nos quais estão articuladas as áreas da Pedagogia e do Teatro. Tal articulação promove um território de práticas que objetivam a formação inventiva (Dias, 2012). Trata-se da continuidade da pesquisa da tese (Della Costa, 2018, 2022) e compreende como campo empírico os seguintes espaços: os componentes curriculares de Educação e Teatro (do curso de Licenciatura em Pedagogia) e de Práticas Cênicas na Escola I (do curso de Licenciatura em Teatro) e, em especial, o Subprojeto Interdisciplinar Pedagogia e Teatro do PIBID/2024 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (que possui estudantes pibidianos oriundos dos dois cursos. O Subprojeto propõe a prática de iniciação à docência nos níveis de Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA). A base teórica considera os trabalhos os trabalhos anteriores já produzidos no campo (Lombardi, 2015) que explicitam a presença do teatro na formação de pedagogos a partir do lúdico, dos jogos e da mediação teatral. Considera, as noções de experiência (Larrosa, 2015) e de formação-experiência (Dias, 2012) no intuito de ir além de identificar as contribuições do Teatro para a Pedagogia, e promover um espaço no qual uma área contribua com a outra no processo formativo. Desta forma, constitui-se em uma pesquisa-ação no interior do grupo interdisciplinar em sua relação com a Educação Básica - de modo que a hipótese é que tanto a Pedagogia contribui para os futuros professores de Teatro quanto o Teatro para os futuros Pedagogos. Trata-se de uma proposta que está em fase inicial, e cujo princípio é fazer com o outro. Os resultados esperados são a criação de outras formas de habitar a docência e a familiaridade com os processos pedagógicos e criativos dos licenciandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID1332_TB471_31032025072323.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSSANA PERDOMINI DELLA COSTA VELLOZO"
    "autor_nome_curto" => "ROSSANA"
    "autor_email" => "rocacor@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120738
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 471
    "inscrito_id" => 1332
    "titulo" => "PEDAGOGIA E TEATRO: COMO CRIAR UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Esta comunicação insere-se no campo da formação inicial de professores e promove espaços de experiência nos quais estão articuladas as áreas da Pedagogia e do Teatro. Tal articulação promove um território de práticas que objetivam a formação inventiva (Dias, 2012). Trata-se da continuidade da pesquisa da tese (Della Costa, 2018, 2022) e compreende como campo empírico os seguintes espaços: os componentes curriculares de Educação e Teatro (do curso de Licenciatura em Pedagogia) e de Práticas Cênicas na Escola I (do curso de Licenciatura em Teatro) e, em especial, o Subprojeto Interdisciplinar Pedagogia e Teatro do PIBID/2024 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (que possui estudantes pibidianos oriundos dos dois cursos. O Subprojeto propõe a prática de iniciação à docência nos níveis de Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA). A base teórica considera os trabalhos os trabalhos anteriores já produzidos no campo (Lombardi, 2015) que explicitam a presença do teatro na formação de pedagogos a partir do lúdico, dos jogos e da mediação teatral. Considera, as noções de experiência (Larrosa, 2015) e de formação-experiência (Dias, 2012) no intuito de ir além de identificar as contribuições do Teatro para a Pedagogia, e promover um espaço no qual uma área contribua com a outra no processo formativo. Desta forma, constitui-se em uma pesquisa-ação no interior do grupo interdisciplinar em sua relação com a Educação Básica - de modo que a hipótese é que tanto a Pedagogia contribui para os futuros professores de Teatro quanto o Teatro para os futuros Pedagogos. Trata-se de uma proposta que está em fase inicial, e cujo princípio é fazer com o outro. Os resultados esperados são a criação de outras formas de habitar a docência e a familiaridade com os processos pedagógicos e criativos dos licenciandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID1332_TB471_31032025072323.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSSANA PERDOMINI DELLA COSTA VELLOZO"
    "autor_nome_curto" => "ROSSANA"
    "autor_email" => "rocacor@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Esta comunicação insere-se no campo da formação inicial de professores e promove espaços de experiência nos quais estão articuladas as áreas da Pedagogia e do Teatro. Tal articulação promove um território de práticas que objetivam a formação inventiva (Dias, 2012). Trata-se da continuidade da pesquisa da tese (Della Costa, 2018, 2022) e compreende como campo empírico os seguintes espaços: os componentes curriculares de Educação e Teatro (do curso de Licenciatura em Pedagogia) e de Práticas Cênicas na Escola I (do curso de Licenciatura em Teatro) e, em especial, o Subprojeto Interdisciplinar Pedagogia e Teatro do PIBID/2024 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (que possui estudantes pibidianos oriundos dos dois cursos. O Subprojeto propõe a prática de iniciação à docência nos níveis de Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA). A base teórica considera os trabalhos os trabalhos anteriores já produzidos no campo (Lombardi, 2015) que explicitam a presença do teatro na formação de pedagogos a partir do lúdico, dos jogos e da mediação teatral. Considera, as noções de experiência (Larrosa, 2015) e de formação-experiência (Dias, 2012) no intuito de ir além de identificar as contribuições do Teatro para a Pedagogia, e promover um espaço no qual uma área contribua com a outra no processo formativo. Desta forma, constitui-se em uma pesquisa-ação no interior do grupo interdisciplinar em sua relação com a Educação Básica - de modo que a hipótese é que tanto a Pedagogia contribui para os futuros professores de Teatro quanto o Teatro para os futuros Pedagogos. Trata-se de uma proposta que está em fase inicial, e cujo princípio é fazer com o outro. Os resultados esperados são a criação de outras formas de habitar a docência e a familiaridade com os processos pedagógicos e criativos dos licenciandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.