PEDAGOGIA E TEATRO: COMO CRIAR UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120738 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 471 "inscrito_id" => 1332 "titulo" => "PEDAGOGIA E TEATRO: COMO CRIAR UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES" "resumo" => "Esta comunicação insere-se no campo da formação inicial de professores e promove espaços de experiência nos quais estão articuladas as áreas da Pedagogia e do Teatro. Tal articulação promove um território de práticas que objetivam a formação inventiva (Dias, 2012). Trata-se da continuidade da pesquisa da tese (Della Costa, 2018, 2022) e compreende como campo empírico os seguintes espaços: os componentes curriculares de Educação e Teatro (do curso de Licenciatura em Pedagogia) e de Práticas Cênicas na Escola I (do curso de Licenciatura em Teatro) e, em especial, o Subprojeto Interdisciplinar Pedagogia e Teatro do PIBID/2024 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (que possui estudantes pibidianos oriundos dos dois cursos. O Subprojeto propõe a prática de iniciação à docência nos níveis de Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA). A base teórica considera os trabalhos os trabalhos anteriores já produzidos no campo (Lombardi, 2015) que explicitam a presença do teatro na formação de pedagogos a partir do lúdico, dos jogos e da mediação teatral. Considera, as noções de experiência (Larrosa, 2015) e de formação-experiência (Dias, 2012) no intuito de ir além de identificar as contribuições do Teatro para a Pedagogia, e promover um espaço no qual uma área contribua com a outra no processo formativo. Desta forma, constitui-se em uma pesquisa-ação no interior do grupo interdisciplinar em sua relação com a Educação Básica - de modo que a hipótese é que tanto a Pedagogia contribui para os futuros professores de Teatro quanto o Teatro para os futuros Pedagogos. Trata-se de uma proposta que está em fase inicial, e cujo princípio é fazer com o outro. Os resultados esperados são a criação de outras formas de habitar a docência e a familiaridade com os processos pedagógicos e criativos dos licenciandos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID1332_TB471_31032025072323.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSSANA PERDOMINI DELLA COSTA VELLOZO" "autor_nome_curto" => "ROSSANA" "autor_email" => "rocacor@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120738 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 471 "inscrito_id" => 1332 "titulo" => "PEDAGOGIA E TEATRO: COMO CRIAR UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES" "resumo" => "Esta comunicação insere-se no campo da formação inicial de professores e promove espaços de experiência nos quais estão articuladas as áreas da Pedagogia e do Teatro. Tal articulação promove um território de práticas que objetivam a formação inventiva (Dias, 2012). Trata-se da continuidade da pesquisa da tese (Della Costa, 2018, 2022) e compreende como campo empírico os seguintes espaços: os componentes curriculares de Educação e Teatro (do curso de Licenciatura em Pedagogia) e de Práticas Cênicas na Escola I (do curso de Licenciatura em Teatro) e, em especial, o Subprojeto Interdisciplinar Pedagogia e Teatro do PIBID/2024 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (que possui estudantes pibidianos oriundos dos dois cursos. O Subprojeto propõe a prática de iniciação à docência nos níveis de Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA). A base teórica considera os trabalhos os trabalhos anteriores já produzidos no campo (Lombardi, 2015) que explicitam a presença do teatro na formação de pedagogos a partir do lúdico, dos jogos e da mediação teatral. Considera, as noções de experiência (Larrosa, 2015) e de formação-experiência (Dias, 2012) no intuito de ir além de identificar as contribuições do Teatro para a Pedagogia, e promover um espaço no qual uma área contribua com a outra no processo formativo. Desta forma, constitui-se em uma pesquisa-ação no interior do grupo interdisciplinar em sua relação com a Educação Básica - de modo que a hipótese é que tanto a Pedagogia contribui para os futuros professores de Teatro quanto o Teatro para os futuros Pedagogos. Trata-se de uma proposta que está em fase inicial, e cujo princípio é fazer com o outro. Os resultados esperados são a criação de outras formas de habitar a docência e a familiaridade com os processos pedagógicos e criativos dos licenciandos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID1332_TB471_31032025072323.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSSANA PERDOMINI DELLA COSTA VELLOZO" "autor_nome_curto" => "ROSSANA" "autor_email" => "rocacor@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }