Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE MUSICAL NO CURRÍCULO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120579
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 244
    "inscrito_id" => 232
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE MUSICAL NO CURRÍCULO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar qual o papel da diversidade musical no currículo escolar, bem como seus benefícios culturais, sociais e cognitivos. Este relato de experiência foi realizado a partir do trabalho com crianças da primeira etapa do Ensino Fundamental no município de Curitiba, no Paraná. A referida escola está situada em um bairro distante do centro e com problemas sociais e econômicos. Parte-se do pressuposto que a relação entre diversidade musical e currículo não pode acontecer de forma mecânica ou descompromissada, visto que proporciona ao estudante o acesso a diferentes tradições e culturas musicais, incentivando-o a respeitar a identidade cultural de cada comunidade e seus indivíduos e promovendo a inclusão social. Dessa forma, ao conhecer diversos gêneros musicais, possibilita a esse público a desconstrução de preconceitos e o respeito a outras culturas ou grupos sociais. Em relação as práticas pedagógicas, a música favorece o aprendizado, sendo usada como material de apoio por diversas regentes, tendo em vista que envolve habilidades motoras finas, raciocínio lógico, habilidades éticas, estéticas, entre outros aspectos. Na linguagem artística, ao entrar em contato com gêneros musicais diversificados, o estudante potencializa seu senso crítico, desfrutando a arte de uma forma mais ampla, desenvolvendo a possibilidade da construção de uma cidadania mais humanizada. Apresentam-se análises significativas da coleta de dados das fontes pesquisadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID232_TB244_28032025223748.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVA SILVEIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EVA"
    "autor_email" => "evadocinho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120579
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 244
    "inscrito_id" => 232
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE MUSICAL NO CURRÍCULO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar qual o papel da diversidade musical no currículo escolar, bem como seus benefícios culturais, sociais e cognitivos. Este relato de experiência foi realizado a partir do trabalho com crianças da primeira etapa do Ensino Fundamental no município de Curitiba, no Paraná. A referida escola está situada em um bairro distante do centro e com problemas sociais e econômicos. Parte-se do pressuposto que a relação entre diversidade musical e currículo não pode acontecer de forma mecânica ou descompromissada, visto que proporciona ao estudante o acesso a diferentes tradições e culturas musicais, incentivando-o a respeitar a identidade cultural de cada comunidade e seus indivíduos e promovendo a inclusão social. Dessa forma, ao conhecer diversos gêneros musicais, possibilita a esse público a desconstrução de preconceitos e o respeito a outras culturas ou grupos sociais. Em relação as práticas pedagógicas, a música favorece o aprendizado, sendo usada como material de apoio por diversas regentes, tendo em vista que envolve habilidades motoras finas, raciocínio lógico, habilidades éticas, estéticas, entre outros aspectos. Na linguagem artística, ao entrar em contato com gêneros musicais diversificados, o estudante potencializa seu senso crítico, desfrutando a arte de uma forma mais ampla, desenvolvendo a possibilidade da construção de uma cidadania mais humanizada. Apresentam-se análises significativas da coleta de dados das fontes pesquisadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID232_TB244_28032025223748.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVA SILVEIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EVA"
    "autor_email" => "evadocinho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar qual o papel da diversidade musical no currículo escolar, bem como seus benefícios culturais, sociais e cognitivos. Este relato de experiência foi realizado a partir do trabalho com crianças da primeira etapa do Ensino Fundamental no município de Curitiba, no Paraná. A referida escola está situada em um bairro distante do centro e com problemas sociais e econômicos. Parte-se do pressuposto que a relação entre diversidade musical e currículo não pode acontecer de forma mecânica ou descompromissada, visto que proporciona ao estudante o acesso a diferentes tradições e culturas musicais, incentivando-o a respeitar a identidade cultural de cada comunidade e seus indivíduos e promovendo a inclusão social. Dessa forma, ao conhecer diversos gêneros musicais, possibilita a esse público a desconstrução de preconceitos e o respeito a outras culturas ou grupos sociais. Em relação as práticas pedagógicas, a música favorece o aprendizado, sendo usada como material de apoio por diversas regentes, tendo em vista que envolve habilidades motoras finas, raciocínio lógico, habilidades éticas, estéticas, entre outros aspectos. Na linguagem artística, ao entrar em contato com gêneros musicais diversificados, o estudante potencializa seu senso crítico, desfrutando a arte de uma forma mais ampla, desenvolvendo a possibilidade da construção de uma cidadania mais humanizada. Apresentam-se análises significativas da coleta de dados das fontes pesquisadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.