CHUTE HISTÓRICO: EDUCAÇÃO LÚDICA E O ENSINO DE HISTÓRIA SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL DE BOTÕES.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120793 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 552 "inscrito_id" => 1377 "titulo" => "CHUTE HISTÓRICO: EDUCAÇÃO LÚDICA E O ENSINO DE HISTÓRIA SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL DE BOTÕES." "resumo" => "O ensino de história enfrenta desafios para engajar estudantes em discussões sobre questões estruturais do Brasil. O recurso pedagógico Chute Histórico, desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, visa aproximar alunos dessas temáticas por meio da ludicidade e do futebol. A proposta tem como foco relacionar problemas sociais, como racismo, exclusão de gênero e marginalização de grupos periféricos, ao ensino de história, tornando-o mais significativo e conectado à realidade dos estudantes. A metodologia consiste na utilização de um jogo de botão adaptado, onde os alunos, organizados em grupos, respondem a perguntas sobre temas históricos e sociais para avançar no jogo. O caráter dialógico da atividade incentiva reflexões críticas e a participação ativa dos estudantes, estimulando a autonomia e a capacidade de argumentação. Os principais resultados evidenciam maior envolvimento dos alunos, desenvolvimento do pensamento crítico e a percepção da história como um campo de conhecimento conectado às dinâmicas sociais atuais. O recurso didático mostrou-se eficiente para estimular debates e promover inclusão, embora desafios como gestão do tempo e controle da animação precisem ser considerados. A experiência reforça a necessidade de um ensino de história que dialogue com as vivências dos alunos, contribuindo para uma educação democrática e emancipadora." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1377_TB552_10032025160648.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA MORAES MOINHO" "autor_nome_curto" => "MARIA MOINHO" "autor_email" => "moraesdudaf9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120793 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 552 "inscrito_id" => 1377 "titulo" => "CHUTE HISTÓRICO: EDUCAÇÃO LÚDICA E O ENSINO DE HISTÓRIA SOCIAL ATRAVÉS DO FUTEBOL DE BOTÕES." "resumo" => "O ensino de história enfrenta desafios para engajar estudantes em discussões sobre questões estruturais do Brasil. O recurso pedagógico Chute Histórico, desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, visa aproximar alunos dessas temáticas por meio da ludicidade e do futebol. A proposta tem como foco relacionar problemas sociais, como racismo, exclusão de gênero e marginalização de grupos periféricos, ao ensino de história, tornando-o mais significativo e conectado à realidade dos estudantes. A metodologia consiste na utilização de um jogo de botão adaptado, onde os alunos, organizados em grupos, respondem a perguntas sobre temas históricos e sociais para avançar no jogo. O caráter dialógico da atividade incentiva reflexões críticas e a participação ativa dos estudantes, estimulando a autonomia e a capacidade de argumentação. Os principais resultados evidenciam maior envolvimento dos alunos, desenvolvimento do pensamento crítico e a percepção da história como um campo de conhecimento conectado às dinâmicas sociais atuais. O recurso didático mostrou-se eficiente para estimular debates e promover inclusão, embora desafios como gestão do tempo e controle da animação precisem ser considerados. A experiência reforça a necessidade de um ensino de história que dialogue com as vivências dos alunos, contribuindo para uma educação democrática e emancipadora." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 08: Trabalho e educação." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1377_TB552_10032025160648.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA MORAES MOINHO" "autor_nome_curto" => "MARIA MOINHO" "autor_email" => "moraesdudaf9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }