RESSIGNIFICANDO FORMAS NA APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS COM LUZ E SOMBRA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120743 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 477 "inscrito_id" => 1296 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO FORMAS NA APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS COM LUZ E SOMBRA" "resumo" => "O presente trabalho busca relatar uma experiência de aprendizagem com o intuito de que os estudantes desenvolvam a habilidade de construção de formas a partir da manipulação de luzes e objetos, produzindo sombras, com base teórica realizada a partir dos escritos de Dondis (2003), na área de elementos da linguagem visual, com Moreira (2010) e Martins (2010) para os conceitos de aprendizagem significativa. Essa experiência é parte integrante de uma proposta de ensino da arte, realizada por estudantes de licenciatura que compõem o Núcleo II do PIBID 2024/2026, ambientada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, na cidade de Pelotas/RS, com uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental, composta por crianças entre 11 e 12 anos. A proposta é baseada, primeiramente, em uma das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (2022), aplicada aos Anos Finais do Ensino Fundamental, que visa aprofundar a percepção e análise dos elementos que constituem a linguagem visual. A atividade desenvolvida consiste em produzir sombras com o corpo e com objetos do cotidiano, e, a partir destas, traçar linhas e ressignificar as formas produzidas, ampliando o repertório visual dos estudantes e desenvolvendo a percepção dos elementos da linguagem visual, como a linha, a forma e a dimensão. A pesquisa, ainda que em andamento, apresenta resultados promissores. É possível perceber que, a partir da criação de diferentes situações de aprendizagem, é possível desenvolver outras habilidades que vão além do reconhecimento dos elementos da linguagem visual, porque a criatividade dos estudantes também se beneficia e desvela a partir das possibilidades oferecidas pela manipulação das sombras e suas formas, resultando em diferentes traçados e promovendo uma experiência de aprendizagem significativa para os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1296_TB477_10032025101031.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LALESKA VIEGAS CANTARELLI VIEIRA" "autor_nome_curto" => "LALESKA" "autor_email" => "cantarelli.lkv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120743 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 477 "inscrito_id" => 1296 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO FORMAS NA APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS COM LUZ E SOMBRA" "resumo" => "O presente trabalho busca relatar uma experiência de aprendizagem com o intuito de que os estudantes desenvolvam a habilidade de construção de formas a partir da manipulação de luzes e objetos, produzindo sombras, com base teórica realizada a partir dos escritos de Dondis (2003), na área de elementos da linguagem visual, com Moreira (2010) e Martins (2010) para os conceitos de aprendizagem significativa. Essa experiência é parte integrante de uma proposta de ensino da arte, realizada por estudantes de licenciatura que compõem o Núcleo II do PIBID 2024/2026, ambientada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, na cidade de Pelotas/RS, com uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental, composta por crianças entre 11 e 12 anos. A proposta é baseada, primeiramente, em uma das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (2022), aplicada aos Anos Finais do Ensino Fundamental, que visa aprofundar a percepção e análise dos elementos que constituem a linguagem visual. A atividade desenvolvida consiste em produzir sombras com o corpo e com objetos do cotidiano, e, a partir destas, traçar linhas e ressignificar as formas produzidas, ampliando o repertório visual dos estudantes e desenvolvendo a percepção dos elementos da linguagem visual, como a linha, a forma e a dimensão. A pesquisa, ainda que em andamento, apresenta resultados promissores. É possível perceber que, a partir da criação de diferentes situações de aprendizagem, é possível desenvolver outras habilidades que vão além do reconhecimento dos elementos da linguagem visual, porque a criatividade dos estudantes também se beneficia e desvela a partir das possibilidades oferecidas pela manipulação das sombras e suas formas, resultando em diferentes traçados e promovendo uma experiência de aprendizagem significativa para os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1296_TB477_10032025101031.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LALESKA VIEGAS CANTARELLI VIEIRA" "autor_nome_curto" => "LALESKA" "autor_email" => "cantarelli.lkv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }