Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

RESSIGNIFICANDO FORMAS NA APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS COM LUZ E SOMBRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120743
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 477
    "inscrito_id" => 1296
    "titulo" => "RESSIGNIFICANDO FORMAS NA APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS COM LUZ E SOMBRA"
    "resumo" => "O presente trabalho busca relatar uma experiência de aprendizagem com o intuito de que os estudantes desenvolvam a habilidade de construção de formas a partir da manipulação de luzes e objetos, produzindo sombras, com base teórica realizada a partir dos escritos de Dondis (2003), na área de elementos da linguagem visual, com Moreira (2010) e Martins (2010) para os conceitos de aprendizagem significativa. Essa experiência é parte integrante de uma proposta de ensino da arte, realizada por estudantes de licenciatura que compõem o Núcleo II do PIBID 2024/2026, ambientada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, na cidade de Pelotas/RS, com uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental, composta por crianças entre 11 e 12 anos. A proposta é baseada, primeiramente, em uma das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (2022), aplicada aos Anos Finais do Ensino Fundamental, que visa aprofundar a percepção e análise dos elementos que constituem a linguagem visual. A atividade desenvolvida consiste em produzir sombras com o corpo e com objetos do cotidiano, e, a partir destas, traçar linhas e ressignificar as formas produzidas, ampliando o repertório visual dos estudantes e desenvolvendo a percepção dos elementos da linguagem visual, como a linha, a forma e a dimensão. A pesquisa, ainda que em andamento, apresenta resultados promissores. É possível perceber que, a partir da criação de diferentes situações de aprendizagem, é possível desenvolver outras habilidades que vão além do reconhecimento dos elementos da linguagem visual, porque a criatividade dos estudantes também se beneficia e desvela a partir das possibilidades oferecidas pela manipulação das sombras e suas formas, resultando em diferentes traçados e promovendo uma experiência de aprendizagem significativa para os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1296_TB477_10032025101031.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LALESKA VIEGAS CANTARELLI VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LALESKA"
    "autor_email" => "cantarelli.lkv@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120743
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 477
    "inscrito_id" => 1296
    "titulo" => "RESSIGNIFICANDO FORMAS NA APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS COM LUZ E SOMBRA"
    "resumo" => "O presente trabalho busca relatar uma experiência de aprendizagem com o intuito de que os estudantes desenvolvam a habilidade de construção de formas a partir da manipulação de luzes e objetos, produzindo sombras, com base teórica realizada a partir dos escritos de Dondis (2003), na área de elementos da linguagem visual, com Moreira (2010) e Martins (2010) para os conceitos de aprendizagem significativa. Essa experiência é parte integrante de uma proposta de ensino da arte, realizada por estudantes de licenciatura que compõem o Núcleo II do PIBID 2024/2026, ambientada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, na cidade de Pelotas/RS, com uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental, composta por crianças entre 11 e 12 anos. A proposta é baseada, primeiramente, em uma das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (2022), aplicada aos Anos Finais do Ensino Fundamental, que visa aprofundar a percepção e análise dos elementos que constituem a linguagem visual. A atividade desenvolvida consiste em produzir sombras com o corpo e com objetos do cotidiano, e, a partir destas, traçar linhas e ressignificar as formas produzidas, ampliando o repertório visual dos estudantes e desenvolvendo a percepção dos elementos da linguagem visual, como a linha, a forma e a dimensão. A pesquisa, ainda que em andamento, apresenta resultados promissores. É possível perceber que, a partir da criação de diferentes situações de aprendizagem, é possível desenvolver outras habilidades que vão além do reconhecimento dos elementos da linguagem visual, porque a criatividade dos estudantes também se beneficia e desvela a partir das possibilidades oferecidas pela manipulação das sombras e suas formas, resultando em diferentes traçados e promovendo uma experiência de aprendizagem significativa para os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1296_TB477_10032025101031.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LALESKA VIEGAS CANTARELLI VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LALESKA"
    "autor_email" => "cantarelli.lkv@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O presente trabalho busca relatar uma experiência de aprendizagem com o intuito de que os estudantes desenvolvam a habilidade de construção de formas a partir da manipulação de luzes e objetos, produzindo sombras, com base teórica realizada a partir dos escritos de Dondis (2003), na área de elementos da linguagem visual, com Moreira (2010) e Martins (2010) para os conceitos de aprendizagem significativa. Essa experiência é parte integrante de uma proposta de ensino da arte, realizada por estudantes de licenciatura que compõem o Núcleo II do PIBID 2024/2026, ambientada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, na cidade de Pelotas/RS, com uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental, composta por crianças entre 11 e 12 anos. A proposta é baseada, primeiramente, em uma das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (2022), aplicada aos Anos Finais do Ensino Fundamental, que visa aprofundar a percepção e análise dos elementos que constituem a linguagem visual. A atividade desenvolvida consiste em produzir sombras com o corpo e com objetos do cotidiano, e, a partir destas, traçar linhas e ressignificar as formas produzidas, ampliando o repertório visual dos estudantes e desenvolvendo a percepção dos elementos da linguagem visual, como a linha, a forma e a dimensão. A pesquisa, ainda que em andamento, apresenta resultados promissores. É possível perceber que, a partir da criação de diferentes situações de aprendizagem, é possível desenvolver outras habilidades que vão além do reconhecimento dos elementos da linguagem visual, porque a criatividade dos estudantes também se beneficia e desvela a partir das possibilidades oferecidas pela manipulação das sombras e suas formas, resultando em diferentes traçados e promovendo uma experiência de aprendizagem significativa para os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.