Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este trabalho relata sobre a experiência de um planejamento desenvolvido em uma turma de pré-escola 1, no município de Pelotas/RS, vinculada à disciplina de Prática Orientada V, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. A Prática Orientada V tem como objetivo estudar e refletir sobre a docência e suas práticas. O referencial teórico da prática realizada é composto pelos estudos de Cosson (2006), que menciona que uma leitura deve ser baseada em quatro processos: a motivação, a introdução, a leitura e, por fim, a interpretação. E também em Gomes (2010), para quem a leitura deve ser feita de modo prazeroso, como uma fruição e não obrigação. Além desses autores, Pacheco (2017) destaca que a teoria e a prática foram compreendidas separadamente mas sempre andam juntas, isto é, são formas de mediação do ato de conhecer. A prática desenvolvida envolveu os estudos de textos desses autores e das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, priorizando os direitos de aprendizagem que ali constam. A prática mostra que por meio da leitura espontânea se pode acolher o interesse das crianças e ajudá-las a se conectarem de forma natural com o livro. A prática também nos leva a refletir sobre a flexibilidade do planejamento docente, a valorização do pensar livre das crianças e a criação de um ambiente de aprendizagem mais ativo, acolhedor e alegre.

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