PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120624 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 311 "inscrito_id" => 925 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho relata sobre a experiência de um planejamento desenvolvido em uma turma de pré-escola 1, no município de Pelotas/RS, vinculada à disciplina de Prática Orientada V, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. A Prática Orientada V tem como objetivo estudar e refletir sobre a docência e suas práticas. O referencial teórico da prática realizada é composto pelos estudos de Cosson (2006), que menciona que uma leitura deve ser baseada em quatro processos: a motivação, a introdução, a leitura e, por fim, a interpretação. E também em Gomes (2010), para quem a leitura deve ser feita de modo prazeroso, como uma fruição e não obrigação. Além desses autores, Pacheco (2017) destaca que a teoria e a prática foram compreendidas separadamente mas sempre andam juntas, isto é, são formas de mediação do ato de conhecer. A prática desenvolvida envolveu os estudos de textos desses autores e das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, priorizando os direitos de aprendizagem que ali constam. A prática mostra que por meio da leitura espontânea se pode acolher o interesse das crianças e ajudá-las a se conectarem de forma natural com o livro. A prática também nos leva a refletir sobre a flexibilidade do planejamento docente, a valorização do pensar livre das crianças e a criação de um ambiente de aprendizagem mais ativo, acolhedor e alegre." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID925_TB311_19022025234624.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIAN RAFAELA HOLZ" "autor_nome_curto" => "VIVIAN" "autor_email" => "vivianholz26@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120624 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 311 "inscrito_id" => 925 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho relata sobre a experiência de um planejamento desenvolvido em uma turma de pré-escola 1, no município de Pelotas/RS, vinculada à disciplina de Prática Orientada V, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. A Prática Orientada V tem como objetivo estudar e refletir sobre a docência e suas práticas. O referencial teórico da prática realizada é composto pelos estudos de Cosson (2006), que menciona que uma leitura deve ser baseada em quatro processos: a motivação, a introdução, a leitura e, por fim, a interpretação. E também em Gomes (2010), para quem a leitura deve ser feita de modo prazeroso, como uma fruição e não obrigação. Além desses autores, Pacheco (2017) destaca que a teoria e a prática foram compreendidas separadamente mas sempre andam juntas, isto é, são formas de mediação do ato de conhecer. A prática desenvolvida envolveu os estudos de textos desses autores e das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, priorizando os direitos de aprendizagem que ali constam. A prática mostra que por meio da leitura espontânea se pode acolher o interesse das crianças e ajudá-las a se conectarem de forma natural com o livro. A prática também nos leva a refletir sobre a flexibilidade do planejamento docente, a valorização do pensar livre das crianças e a criação de um ambiente de aprendizagem mais ativo, acolhedor e alegre." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID925_TB311_19022025234624.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIAN RAFAELA HOLZ" "autor_nome_curto" => "VIVIAN" "autor_email" => "vivianholz26@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }