Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

DO CORPO AO MUNDO: O BRINCAR COMO CONDICIONANTE AO MUNDO CONTEMPORÂNEO

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

No trabalho cotidiano com crianças pequenas, compreendemos a necessidade que elas possuem ao brincar, pois o mesmo se torna um instrumento mediador entre a criança e o mundo, que, por sua vez, está em constante transformação, e o brincar e a criança não são alheios a essas mudanças. Nos últimos anos, as tecnologias assumem um papel de evidência na vida dos pequenos, e as telas acabam substituindo o brincar ao ar livre, com criatividade e com a natureza. Dessa forma, o presente estudo busca investigar o desenvolvimento da criança em relação ao brincar no campo e na cidade, observando os atravessamentos que o brincar possui no processo de desenvolvimento da criança. A investigação aqui proposta foi desencadeada a partir de discussões que surgiram no componente curricular Bases da Motricidade Humana, presente no currículo dos Cursos de Pedagogia e Educação Física da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Para a realização e construção deste trabalho utilizamos de documentos legais e de autores que trabalham o brincar, a criança, o desenvolvimento humano na primeira infância, bem como testes físicos e perguntas para as crianças analisadas. Nossa perguntas investigaram desde a gestação até a etapa atual de ambos os participantes, atentando-se quais atividades que estimulam o desenvolvimento eles têm acesso e possibilidade de praticar e assim estabelecendo o diálogo entre as teorias e estes exemplos práticos. Através desta pesquisa, evidenciamos o brincar na natureza, livre das paredes e das telas, como um potencializador do desenvolvimento infantil, tanto no aspecto motor quanto cognitivo, e que possamos trazer para as escolas maneiras de desemparedar essas crianças que estão cada vez mais distantes da natureza e de seus pares e mais próximas a telas.

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