DO CORPO AO MUNDO: O BRINCAR COMO CONDICIONANTE AO MUNDO CONTEMPORÂNEO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120622 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 309 "inscrito_id" => 40 "titulo" => "DO CORPO AO MUNDO: O BRINCAR COMO CONDICIONANTE AO MUNDO CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "No trabalho cotidiano com crianças pequenas, compreendemos a necessidade que elas possuem ao brincar, pois o mesmo se torna um instrumento mediador entre a criança e o mundo, que, por sua vez, está em constante transformação, e o brincar e a criança não são alheios a essas mudanças. Nos últimos anos, as tecnologias assumem um papel de evidência na vida dos pequenos, e as telas acabam substituindo o brincar ao ar livre, com criatividade e com a natureza. Dessa forma, o presente estudo busca investigar o desenvolvimento da criança em relação ao brincar no campo e na cidade, observando os atravessamentos que o brincar possui no processo de desenvolvimento da criança. A investigação aqui proposta foi desencadeada a partir de discussões que surgiram no componente curricular Bases da Motricidade Humana, presente no currículo dos Cursos de Pedagogia e Educação Física da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Para a realização e construção deste trabalho utilizamos de documentos legais e de autores que trabalham o brincar, a criança, o desenvolvimento humano na primeira infância, bem como testes físicos e perguntas para as crianças analisadas. Nossa perguntas investigaram desde a gestação até a etapa atual de ambos os participantes, atentando-se quais atividades que estimulam o desenvolvimento eles têm acesso e possibilidade de praticar e assim estabelecendo o diálogo entre as teorias e estes exemplos práticos. Através desta pesquisa, evidenciamos o brincar na natureza, livre das paredes e das telas, como um potencializador do desenvolvimento infantil, tanto no aspecto motor quanto cognitivo, e que possamos trazer para as escolas maneiras de desemparedar essas crianças que estão cada vez mais distantes da natureza e de seus pares e mais próximas a telas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID40_TB309_10032025195521.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA ZAMBON BAIOTTO" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "luiza.baiotto@sou.unijui.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120622 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 309 "inscrito_id" => 40 "titulo" => "DO CORPO AO MUNDO: O BRINCAR COMO CONDICIONANTE AO MUNDO CONTEMPORÂNEO" "resumo" => "No trabalho cotidiano com crianças pequenas, compreendemos a necessidade que elas possuem ao brincar, pois o mesmo se torna um instrumento mediador entre a criança e o mundo, que, por sua vez, está em constante transformação, e o brincar e a criança não são alheios a essas mudanças. Nos últimos anos, as tecnologias assumem um papel de evidência na vida dos pequenos, e as telas acabam substituindo o brincar ao ar livre, com criatividade e com a natureza. Dessa forma, o presente estudo busca investigar o desenvolvimento da criança em relação ao brincar no campo e na cidade, observando os atravessamentos que o brincar possui no processo de desenvolvimento da criança. A investigação aqui proposta foi desencadeada a partir de discussões que surgiram no componente curricular Bases da Motricidade Humana, presente no currículo dos Cursos de Pedagogia e Educação Física da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Para a realização e construção deste trabalho utilizamos de documentos legais e de autores que trabalham o brincar, a criança, o desenvolvimento humano na primeira infância, bem como testes físicos e perguntas para as crianças analisadas. Nossa perguntas investigaram desde a gestação até a etapa atual de ambos os participantes, atentando-se quais atividades que estimulam o desenvolvimento eles têm acesso e possibilidade de praticar e assim estabelecendo o diálogo entre as teorias e estes exemplos práticos. Através desta pesquisa, evidenciamos o brincar na natureza, livre das paredes e das telas, como um potencializador do desenvolvimento infantil, tanto no aspecto motor quanto cognitivo, e que possamos trazer para as escolas maneiras de desemparedar essas crianças que estão cada vez mais distantes da natureza e de seus pares e mais próximas a telas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID40_TB309_10032025195521.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA ZAMBON BAIOTTO" "autor_nome_curto" => "LUIZA" "autor_email" => "luiza.baiotto@sou.unijui.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }