TRABALHANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ALUNOS DO QUARTO ANO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120556 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 841 "titulo" => "TRABALHANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ALUNOS DO QUARTO ANO" "resumo" => "Este artigo propõe um projeto para o ensino de pensamento computacional a crianças do 4º ano do ensino fundamental, fundamentado em abordagens teóricas que destacam sua importância no desenvolvimento cognitivo e social. O pensamento computacional, conforme Wing (2006), é uma competência essencial do século XXI, baseado nos quatro pilares do pensamento computacional pretendemos trabalhar com atividades que envolvem habilidades como decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e construção de algoritmos. Piaget (1973) também oferece suporte teórico, ao enfatizar que crianças dessa faixa etária estão na fase operatória concreta, em que são capazes de desenvolver estratégias lógicas e solucionar problemas com base em experiências práticas. A proposta metodológica é baseada em atividades lúdicas e interativas, com atividades tanto plugadas quanto desplugadas alinhadas às metodologias ativas de aprendizagem, como a aprendizagem baseada em jogos e o uso de desafios. Papert (1980) sugere que ambientes de aprendizado construtivistas, mediados por tecnologia ou analogias computacionais, estimulam a criatividade e o raciocínio lógico. Assim, o projeto inclui várias atividades como resolução de labirintos com o uso de algoritmos simples, resolução de problemas usando a decomposição e abstração, uso do tangram, soduko, desafios de lógica e criação de algoritmos simplificados baseado em atividades rotineiras, que facilitam a compreensão dos conceitos computacionais. Os resultados esperados incluem o desenvolvimento de competências cognitivas, além de habilidades sociais, como trabalho em equipe e resolução colaborativa de problemas. O trabalho também pretende verificar como o uso de atividades práticas e contextualizadas pode facilitar a integração do pensamento computacional no currículo escolar, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que valoriza o uso da tecnologia e o desenvolvimento de competências digitais na educação básica. Conclui-se que introduzir o pensamento computacional desde cedo é essencial para desenvolver o pensamento logico e crítico e preparar os estudantes para os desafios da era digital." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID841_TB216_07032025132041.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONÍ DA VEIGA BARBOSA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "SIMONÍ" "autor_email" => "simoniivbteixeira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120556 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 841 "titulo" => "TRABALHANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ALUNOS DO QUARTO ANO" "resumo" => "Este artigo propõe um projeto para o ensino de pensamento computacional a crianças do 4º ano do ensino fundamental, fundamentado em abordagens teóricas que destacam sua importância no desenvolvimento cognitivo e social. O pensamento computacional, conforme Wing (2006), é uma competência essencial do século XXI, baseado nos quatro pilares do pensamento computacional pretendemos trabalhar com atividades que envolvem habilidades como decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e construção de algoritmos. Piaget (1973) também oferece suporte teórico, ao enfatizar que crianças dessa faixa etária estão na fase operatória concreta, em que são capazes de desenvolver estratégias lógicas e solucionar problemas com base em experiências práticas. A proposta metodológica é baseada em atividades lúdicas e interativas, com atividades tanto plugadas quanto desplugadas alinhadas às metodologias ativas de aprendizagem, como a aprendizagem baseada em jogos e o uso de desafios. Papert (1980) sugere que ambientes de aprendizado construtivistas, mediados por tecnologia ou analogias computacionais, estimulam a criatividade e o raciocínio lógico. Assim, o projeto inclui várias atividades como resolução de labirintos com o uso de algoritmos simples, resolução de problemas usando a decomposição e abstração, uso do tangram, soduko, desafios de lógica e criação de algoritmos simplificados baseado em atividades rotineiras, que facilitam a compreensão dos conceitos computacionais. Os resultados esperados incluem o desenvolvimento de competências cognitivas, além de habilidades sociais, como trabalho em equipe e resolução colaborativa de problemas. O trabalho também pretende verificar como o uso de atividades práticas e contextualizadas pode facilitar a integração do pensamento computacional no currículo escolar, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que valoriza o uso da tecnologia e o desenvolvimento de competências digitais na educação básica. Conclui-se que introduzir o pensamento computacional desde cedo é essencial para desenvolver o pensamento logico e crítico e preparar os estudantes para os desafios da era digital." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID841_TB216_07032025132041.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONÍ DA VEIGA BARBOSA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "SIMONÍ" "autor_email" => "simoniivbteixeira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }