O ENSINO DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120723 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 450 "inscrito_id" => 416 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar como a experiência vivenciada na disciplina de estágio supervisionado, intitulada Prática de Docência em Matemática II, contribuiu para a formação docente de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Paraná. A disciplina, obrigatória no 8º período do curso, foi desenvolvida em três momentos principais. O primeiro consistiu na problematização inicial, em que os licenciandos refletiram sobre o planejamento de aulas e a construção de uma sala de aula ideal. No segundo momento, foi definido coletivamente o conceito de sequência didática, embasado em autores como Oliveira (2013), Zabala (1998), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que enfatizam a importância do planejamento estruturado e da coerência pedagógica no ensino. No terceiro momento, os licenciandos realizaram o estágio de docência no Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba, em turmas do 1º e 2º ano dos cursos técnicos integrados em Petróleo e Gás e em Administração, respectivamente, ministrando aulas da sequência didática planejada, além de acompanhar e observar as aulas da professora supervisora do estágio. A experiência prática foi fundamental para a construção da identidade docente, permitindo aos futuros professores vivenciar a realidade da sala de aula, enfrentar desafios metodológicos e redesenhar estratégias de ensino às necessidades dos estudantes. As discussões finais da disciplina possibilitaram reflexões metacognitivas sobre a prática docente, em um processo de aprendizagem contínua alinhado à perspectiva da reflexão-na-ação de Schön (2014). Conclui-se que a disciplina foi essencial para consolidar conhecimentos docentes, fortalecendo a autonomia, a autorreflexão, a flexibilidade e a capacidade crítica dos licenciandos diante dos desafios do ensino de Matemática na Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID416_TB450_10032025175618.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO RIGO" "autor_nome_curto" => "LEONARDO" "autor_email" => "leonardo.rigo@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120723 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 450 "inscrito_id" => 416 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar como a experiência vivenciada na disciplina de estágio supervisionado, intitulada Prática de Docência em Matemática II, contribuiu para a formação docente de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Paraná. A disciplina, obrigatória no 8º período do curso, foi desenvolvida em três momentos principais. O primeiro consistiu na problematização inicial, em que os licenciandos refletiram sobre o planejamento de aulas e a construção de uma sala de aula ideal. No segundo momento, foi definido coletivamente o conceito de sequência didática, embasado em autores como Oliveira (2013), Zabala (1998), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que enfatizam a importância do planejamento estruturado e da coerência pedagógica no ensino. No terceiro momento, os licenciandos realizaram o estágio de docência no Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba, em turmas do 1º e 2º ano dos cursos técnicos integrados em Petróleo e Gás e em Administração, respectivamente, ministrando aulas da sequência didática planejada, além de acompanhar e observar as aulas da professora supervisora do estágio. A experiência prática foi fundamental para a construção da identidade docente, permitindo aos futuros professores vivenciar a realidade da sala de aula, enfrentar desafios metodológicos e redesenhar estratégias de ensino às necessidades dos estudantes. As discussões finais da disciplina possibilitaram reflexões metacognitivas sobre a prática docente, em um processo de aprendizagem contínua alinhado à perspectiva da reflexão-na-ação de Schön (2014). Conclui-se que a disciplina foi essencial para consolidar conhecimentos docentes, fortalecendo a autonomia, a autorreflexão, a flexibilidade e a capacidade crítica dos licenciandos diante dos desafios do ensino de Matemática na Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID416_TB450_10032025175618.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO RIGO" "autor_nome_curto" => "LEONARDO" "autor_email" => "leonardo.rigo@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }