OFICINA PEDAGÓGICA VISCOSO, MAS GOSTOSO: PROMOVENDO APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120735 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 467 "inscrito_id" => 1350 "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA VISCOSO, MAS GOSTOSO: PROMOVENDO APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO" "resumo" => "A química está habitualmente inserida no cotidiano das pessoas e com ela é possível justificar diversos fenômenos que presenciamos nos dias mais corriqueiros. Estratégias de ensino que consigam unir o cotidiano dos alunos com o mundo científico, podem servir de artifício para aulas bem-sucedidas. A inclusão de recursos didáticos (RD) como experimentos, para a mediação de conteúdo para o ensino de química acredita-se ser eficaz para a aprendizagem dos estudantes. Uma forma de trabalhar a química contextualizada são atividades investigativas com abordagens experimentais uma vez que apontam potencial para aprimorar a capacidade de observação, análises e proposições de hipóteses para os fenômenos. Tendo em mente que a elaboração de estratégias como essa podem e devem mediar o ensino de diversos temas de ciências, em geral, e de química, em particular, esse projeto envolveu a elaboração de um circuito investigativo abordando o tema de forças intermoleculares relacionando a viscosidade em uma oficina didática para alunos do terceiro ano do ensino médio integrado ao ensino médio no IFC – Araquari. Esse RD foi desenvolvido para a disciplina de Pesquisa e Processos Educativos III. Com a oficina pretendeu-se investigar a viscosidade dos líquidos, analisando as forças intermoleculares e as massas molares das amostras escolhidas para trabalhar no circuito, sendo água, glicerina e ácido linoleico. Como resultados, houve uma dificuldade citada pelos estudantes de pensar o que impacta na viscosidade dos líquidos, mas, percebeu-se que eles conseguiam entender que o tamanho da molécula afeta no escoamento do fluído, mas não conseguiam associar a uma característica direta da amostra. Dessa forma, ficou claro que mesmo quando há assuntos no plano de ensino que permitem que haja compreensão das características macroscópicas das substâncias, ainda existe uma distância em associá-los, destacando o uso da linguagem desconexa com o contexto do cotidiano e a abordagem do conteúdo sem problematizá-lo." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1350_TB467_10032025181149.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA APARECIDA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessaaparecida1110@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120735 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 467 "inscrito_id" => 1350 "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA VISCOSO, MAS GOSTOSO: PROMOVENDO APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO" "resumo" => "A química está habitualmente inserida no cotidiano das pessoas e com ela é possível justificar diversos fenômenos que presenciamos nos dias mais corriqueiros. Estratégias de ensino que consigam unir o cotidiano dos alunos com o mundo científico, podem servir de artifício para aulas bem-sucedidas. A inclusão de recursos didáticos (RD) como experimentos, para a mediação de conteúdo para o ensino de química acredita-se ser eficaz para a aprendizagem dos estudantes. Uma forma de trabalhar a química contextualizada são atividades investigativas com abordagens experimentais uma vez que apontam potencial para aprimorar a capacidade de observação, análises e proposições de hipóteses para os fenômenos. Tendo em mente que a elaboração de estratégias como essa podem e devem mediar o ensino de diversos temas de ciências, em geral, e de química, em particular, esse projeto envolveu a elaboração de um circuito investigativo abordando o tema de forças intermoleculares relacionando a viscosidade em uma oficina didática para alunos do terceiro ano do ensino médio integrado ao ensino médio no IFC – Araquari. Esse RD foi desenvolvido para a disciplina de Pesquisa e Processos Educativos III. Com a oficina pretendeu-se investigar a viscosidade dos líquidos, analisando as forças intermoleculares e as massas molares das amostras escolhidas para trabalhar no circuito, sendo água, glicerina e ácido linoleico. Como resultados, houve uma dificuldade citada pelos estudantes de pensar o que impacta na viscosidade dos líquidos, mas, percebeu-se que eles conseguiam entender que o tamanho da molécula afeta no escoamento do fluído, mas não conseguiam associar a uma característica direta da amostra. Dessa forma, ficou claro que mesmo quando há assuntos no plano de ensino que permitem que haja compreensão das características macroscópicas das substâncias, ainda existe uma distância em associá-los, destacando o uso da linguagem desconexa com o contexto do cotidiano e a abordagem do conteúdo sem problematizá-lo." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1350_TB467_10032025181149.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA APARECIDA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanessaaparecida1110@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }