Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

POTENCIALIZANDO APRESENTAÇÕES ACADÊMICAS: OFICINA DE CANVA PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120695
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 406
    "inscrito_id" => 1259
    "titulo" => "POTENCIALIZANDO APRESENTAÇÕES ACADÊMICAS: OFICINA DE CANVA PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo relata uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos ingressantes de um curso de Licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi superar dificuldades recorrentes na elaboração de slides e na desenvoltura em apresentações acadêmicas. A partir do relato de uma professora sobre a defasagem técnica e comunicativa dos discentes, propôs-se uma oficina estruturada em dois eixos: 1) oficina de capacitação no uso do Canva, ferramenta digital para criação de materiais visuais, e 2) oficina de técnicas de apresentação, abordando postura, comunicação oral, design de slides e controle de ansiedade. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa e descritiva, caracterizada como estudo de caso, com coleta de dados por meio de observação participante, análise comparativa de slides pré e pós oficina e depoimentos escritos dos participantes e da professora. Os resultados evidenciaram não apenas a aquisição de habilidades técnicas para a produção de slides, mas também o incremento da desenvoltura dos discentes durante as apresentações. Conclui-se que iniciativas como esta potencializam a formação inicial docente, integrando competências técnicas e comunicativas fundamentais para a prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1259_TB406_10032025024604.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO CORREA SABBADO"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO"
    "autor_email" => "leonardocorsab@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120695
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 406
    "inscrito_id" => 1259
    "titulo" => "POTENCIALIZANDO APRESENTAÇÕES ACADÊMICAS: OFICINA DE CANVA PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo relata uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos ingressantes de um curso de Licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi superar dificuldades recorrentes na elaboração de slides e na desenvoltura em apresentações acadêmicas. A partir do relato de uma professora sobre a defasagem técnica e comunicativa dos discentes, propôs-se uma oficina estruturada em dois eixos: 1) oficina de capacitação no uso do Canva, ferramenta digital para criação de materiais visuais, e 2) oficina de técnicas de apresentação, abordando postura, comunicação oral, design de slides e controle de ansiedade. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa e descritiva, caracterizada como estudo de caso, com coleta de dados por meio de observação participante, análise comparativa de slides pré e pós oficina e depoimentos escritos dos participantes e da professora. Os resultados evidenciaram não apenas a aquisição de habilidades técnicas para a produção de slides, mas também o incremento da desenvoltura dos discentes durante as apresentações. Conclui-se que iniciativas como esta potencializam a formação inicial docente, integrando competências técnicas e comunicativas fundamentais para a prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1259_TB406_10032025024604.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO CORREA SABBADO"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO"
    "autor_email" => "leonardocorsab@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este artigo relata uma experiência pedagógica desenvolvida com alunos ingressantes de um curso de Licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi superar dificuldades recorrentes na elaboração de slides e na desenvoltura em apresentações acadêmicas. A partir do relato de uma professora sobre a defasagem técnica e comunicativa dos discentes, propôs-se uma oficina estruturada em dois eixos: 1) oficina de capacitação no uso do Canva, ferramenta digital para criação de materiais visuais, e 2) oficina de técnicas de apresentação, abordando postura, comunicação oral, design de slides e controle de ansiedade. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa e descritiva, caracterizada como estudo de caso, com coleta de dados por meio de observação participante, análise comparativa de slides pré e pós oficina e depoimentos escritos dos participantes e da professora. Os resultados evidenciaram não apenas a aquisição de habilidades técnicas para a produção de slides, mas também o incremento da desenvoltura dos discentes durante as apresentações. Conclui-se que iniciativas como esta potencializam a formação inicial docente, integrando competências técnicas e comunicativas fundamentais para a prática pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.