O PAPEL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DA CRIANÇA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120612 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 292 "inscrito_id" => 1006 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DA CRIANÇA" "resumo" => "Este estudo investiga o papel do professor alfabetizador no desenvolvimento socioemocional das crianças durante o processo de alfabetização. Fundamentado nas contribuições teóricas de Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Lev Vygotsky, o trabalho evidencia que a alfabetização ultrapassa o domínio técnico da leitura e escrita, integrando aspectos cognitivos e emocionais. O objetivo geral é compreender como o professor alfabetizador contribui para o equilíbrio entre o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita e a formação das competências socioemocionais das crianças. De forma específica, busca-se analisar a relação entre as práticas pedagógicas e as expectativas socioemocionais das crianças, identificar estratégias que respeitem diferentes ritmos de aprendizagem, explorar o fortalecimento da autoconfiança, e investigar como a interação entre professor e aluno pode promover vínculos afetivos. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, que permitiu aprofundar as discussões sobre as práticas educativas e sua contribuição para o desenvolvimento integral. Entre os principais resultados, destaca-se que o professor alfabetizador requer criar um ambiente acolhedor e desafiador, promovendo autonomia, confiança e interação positiva. Essa abordagem favorece a formação de sujeitos críticos, empáticos e equilibrados emocionalmente. Conclui-se que preparar professores para equilibrar demandas pedagógicas e socioemocionais é fundamental para tornar a educação mais inclusiva e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID1006_TB292_31032025190938.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA COBELINSKI ENDRIZZI" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patiendrizzi13@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120612 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 292 "inscrito_id" => 1006 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DA CRIANÇA" "resumo" => "Este estudo investiga o papel do professor alfabetizador no desenvolvimento socioemocional das crianças durante o processo de alfabetização. Fundamentado nas contribuições teóricas de Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Lev Vygotsky, o trabalho evidencia que a alfabetização ultrapassa o domínio técnico da leitura e escrita, integrando aspectos cognitivos e emocionais. O objetivo geral é compreender como o professor alfabetizador contribui para o equilíbrio entre o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita e a formação das competências socioemocionais das crianças. De forma específica, busca-se analisar a relação entre as práticas pedagógicas e as expectativas socioemocionais das crianças, identificar estratégias que respeitem diferentes ritmos de aprendizagem, explorar o fortalecimento da autoconfiança, e investigar como a interação entre professor e aluno pode promover vínculos afetivos. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, que permitiu aprofundar as discussões sobre as práticas educativas e sua contribuição para o desenvolvimento integral. Entre os principais resultados, destaca-se que o professor alfabetizador requer criar um ambiente acolhedor e desafiador, promovendo autonomia, confiança e interação positiva. Essa abordagem favorece a formação de sujeitos críticos, empáticos e equilibrados emocionalmente. Conclui-se que preparar professores para equilibrar demandas pedagógicas e socioemocionais é fundamental para tornar a educação mais inclusiva e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 01: Alfabetização e letramentos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID1006_TB292_31032025190938.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA COBELINSKI ENDRIZZI" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patiendrizzi13@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }