Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO CTS EM PROPOSTAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) se configura como uma perspectiva educacional que busca, entre outros elementos, promover uma reflexão sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a fim de promover uma educação crítica e encorajar uma cultura de participação mais ampla. Nesta direção, apresenta-se uma pesquisa com predominância qualitativa, na qual foram analisadas propostas de ensino elaboradas por licenciandos em Física no contexto de uma disciplina de Metodologia do Ensino de Física, de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública da região Sul do Brasil. Os resultados indicam que as propostas de ensino analisadas não apresentam todos os pressupostos da Educação CTS sintetizados por Auler (2007), corroborando com Strieder (2012) no que concerne à polissemia da educação CTS, no sentido de que as propostas de ensino apresentam especificidades sobre o conteúdo, temática, métodos de trabalho e avaliação. Reitera-se, portanto, a importância de práticas educativas desta natureza e a necessidade de reflexões e discussões dos pressupostos da Educação CTS no contexto da formação inicial de professores.

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