ESTÁGIO SUPERVISIONADO: POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO PARA AÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMCA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120562 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 967 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO PARA AÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMCA" "resumo" => "O estágio supervisionado (ES) exerce uma ação direta e específica na formação inicial de professores contribuindo na práxis da ação docente. No curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari o ES é dividido em quatro semestres, para este trabalho serão abordados os dados do ES I (observação do contexto escolar) e como estes influenciaram na proposta para o ES II (elaboração da proposta de intervenção pedagógica). No ES I foi observado o contexto escolar da Escola de Educação Básica São Pedro como aulas, estrutura, Projeto Político Pedagógico e aplicação de questionários com estudantes, professores e gestão. No questionário endereçado aos estudantes, nas respostas foi possível obter dados interessantes que corroboram com a proposta pensada no ES II. Cerca de 58 % dos estudantes ressaltam que professores raramente ou nunca utilizam atividades que fomentam debates, 79 % salientam que o interesse pelas aulas de química aumentaria com aulas experimentais ou dinâmicas e 62,5 % concordam que se sentem entediados na escola. A partir disso, a proposta para o ES II tem o enfoque no estudante como parte central do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, se propõe trabalhar com o tema polímeros em uma turma de terceiro ano do ensino médio, na abordagem CTSA e metodologicamente na adaptação dos Três Momentos Pedagógicos (experimentação, conhecimentos, ideias e discussões) viabilizada por estratégias didáticas, estudo de caso, problemas autênticos, experimentação investigativa e ludicidade. A justificativa principal da proposta é romper com abordagens exclusivamente tradicionais e com base nos dados evidenciados no ES I articulados a literatura, possibilitar novas e outras abordagens para o ES III, que será o estágio de regência. Acredita-se que é possível promover um ensino de química mais significativo e com efetiva aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID967_TB222_10032025022935.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO WILL FEDER" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigowillfeder@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120562 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 967 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO PARA AÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMCA" "resumo" => "O estágio supervisionado (ES) exerce uma ação direta e específica na formação inicial de professores contribuindo na práxis da ação docente. No curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari o ES é dividido em quatro semestres, para este trabalho serão abordados os dados do ES I (observação do contexto escolar) e como estes influenciaram na proposta para o ES II (elaboração da proposta de intervenção pedagógica). No ES I foi observado o contexto escolar da Escola de Educação Básica São Pedro como aulas, estrutura, Projeto Político Pedagógico e aplicação de questionários com estudantes, professores e gestão. No questionário endereçado aos estudantes, nas respostas foi possível obter dados interessantes que corroboram com a proposta pensada no ES II. Cerca de 58 % dos estudantes ressaltam que professores raramente ou nunca utilizam atividades que fomentam debates, 79 % salientam que o interesse pelas aulas de química aumentaria com aulas experimentais ou dinâmicas e 62,5 % concordam que se sentem entediados na escola. A partir disso, a proposta para o ES II tem o enfoque no estudante como parte central do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, se propõe trabalhar com o tema polímeros em uma turma de terceiro ano do ensino médio, na abordagem CTSA e metodologicamente na adaptação dos Três Momentos Pedagógicos (experimentação, conhecimentos, ideias e discussões) viabilizada por estratégias didáticas, estudo de caso, problemas autênticos, experimentação investigativa e ludicidade. A justificativa principal da proposta é romper com abordagens exclusivamente tradicionais e com base nos dados evidenciados no ES I articulados a literatura, possibilitar novas e outras abordagens para o ES III, que será o estágio de regência. Acredita-se que é possível promover um ensino de química mais significativo e com efetiva aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID967_TB222_10032025022935.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO WILL FEDER" "autor_nome_curto" => "RODRIGO" "autor_email" => "rodrigowillfeder@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }