Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO PARA AÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMCA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O estágio supervisionado (ES) exerce uma ação direta e específica na formação inicial de professores contribuindo na práxis da ação docente. No curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari o ES é dividido em quatro semestres, para este trabalho serão abordados os dados do ES I (observação do contexto escolar) e como estes influenciaram na proposta para o ES II (elaboração da proposta de intervenção pedagógica). No ES I foi observado o contexto escolar da Escola de Educação Básica São Pedro como aulas, estrutura, Projeto Político Pedagógico e aplicação de questionários com estudantes, professores e gestão. No questionário endereçado aos estudantes, nas respostas foi possível obter dados interessantes que corroboram com a proposta pensada no ES II. Cerca de 58 % dos estudantes ressaltam que professores raramente ou nunca utilizam atividades que fomentam debates, 79 % salientam que o interesse pelas aulas de química aumentaria com aulas experimentais ou dinâmicas e 62,5 % concordam que se sentem entediados na escola. A partir disso, a proposta para o ES II tem o enfoque no estudante como parte central do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, se propõe trabalhar com o tema polímeros em uma turma de terceiro ano do ensino médio, na abordagem CTSA e metodologicamente na adaptação dos Três Momentos Pedagógicos (experimentação, conhecimentos, ideias e discussões) viabilizada por estratégias didáticas, estudo de caso, problemas autênticos, experimentação investigativa e ludicidade. A justificativa principal da proposta é romper com abordagens exclusivamente tradicionais e com base nos dados evidenciados no ES I articulados a literatura, possibilitar novas e outras abordagens para o ES III, que será o estágio de regência. Acredita-se que é possível promover um ensino de química mais significativo e com efetiva aprendizagem.

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