AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENCONTRO DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DE 2011: ENTRE NOVOS E VELHOS DESAFIOS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120444 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 322 "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENCONTRO DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DE 2011: ENTRE NOVOS E VELHOS DESAFIOS" "resumo" => "Neste artigo, são analisados discursos sobre tecnologias digitais que circularam no Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG) 2011. O trabalho integra a pesquisa Geografia Escolar e tecnologias digitais, que abarca a análise dos eventos realizados entre 2011 e 2022, contudo neste trabalho o foco da discussão são os Anais do ENPEG 2011. A metodologia pautou-se pela seleção de artigos sobre tecnologias digitais, organizados em um quadro com: grupo de trabalho, título, autores e instituição, artigos e excertos extraídos, possibilitando um mapeamento com as formações lógicas comuns, associações, diferenças e abordagens mais frequentes. A análise inspira-se na noção foucaultiana de discurso a partir de Ferreira, Traversini (2013) e Fischer (2001). Os estudos de Castrogiovanni (2020) contam sobre a história do evento, Ferreira et al. (2020) subsidiam as relações entre Educação e Tecnologia, Gonçalves (2011) e Giordani (2020) fornecem suporte teórico para a Geografia Escolar como campo de investigação. As análises indicam que no ENPEG (2011) às tecnologias digitais estavam associadas, predominantemente, aos grupos de trabalho intitulados “Diferentes linguagens no ensino” e “Formação de professores". Os enunciados vinculavam às tecnologias aos meios de comunicação, a capacidade de ampliar o acesso à informação e à interação. Além disso, associavam as tecnologias ao maior acesso à educação e enfatizavam a falta de preparo docente para lidar com elas. Palavras que denotam utilidade, eficiência e uso predominam nos trabalhos e constituem a ideia da tecnologia como ferramenta, reforçando um solucionismo e um otimismo tecnológico para o ensino de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID322_TB62_08032025100416.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIDA PASINI TONETTO" "autor_nome_curto" => "ELIDA" "autor_email" => "elidapasinitonetto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120444 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 322 "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENCONTRO DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DE 2011: ENTRE NOVOS E VELHOS DESAFIOS" "resumo" => "Neste artigo, são analisados discursos sobre tecnologias digitais que circularam no Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG) 2011. O trabalho integra a pesquisa Geografia Escolar e tecnologias digitais, que abarca a análise dos eventos realizados entre 2011 e 2022, contudo neste trabalho o foco da discussão são os Anais do ENPEG 2011. A metodologia pautou-se pela seleção de artigos sobre tecnologias digitais, organizados em um quadro com: grupo de trabalho, título, autores e instituição, artigos e excertos extraídos, possibilitando um mapeamento com as formações lógicas comuns, associações, diferenças e abordagens mais frequentes. A análise inspira-se na noção foucaultiana de discurso a partir de Ferreira, Traversini (2013) e Fischer (2001). Os estudos de Castrogiovanni (2020) contam sobre a história do evento, Ferreira et al. (2020) subsidiam as relações entre Educação e Tecnologia, Gonçalves (2011) e Giordani (2020) fornecem suporte teórico para a Geografia Escolar como campo de investigação. As análises indicam que no ENPEG (2011) às tecnologias digitais estavam associadas, predominantemente, aos grupos de trabalho intitulados “Diferentes linguagens no ensino” e “Formação de professores". Os enunciados vinculavam às tecnologias aos meios de comunicação, a capacidade de ampliar o acesso à informação e à interação. Além disso, associavam as tecnologias ao maior acesso à educação e enfatizavam a falta de preparo docente para lidar com elas. Palavras que denotam utilidade, eficiência e uso predominam nos trabalhos e constituem a ideia da tecnologia como ferramenta, reforçando um solucionismo e um otimismo tecnológico para o ensino de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID322_TB62_08032025100416.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIDA PASINI TONETTO" "autor_nome_curto" => "ELIDA" "autor_email" => "elidapasinitonetto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }