Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENCONTRO DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DE 2011: ENTRE NOVOS E VELHOS DESAFIOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120444
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 62
    "inscrito_id" => 322
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENCONTRO DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DE 2011: ENTRE NOVOS E VELHOS DESAFIOS"
    "resumo" => "Neste artigo, são analisados discursos sobre tecnologias digitais que circularam no Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG) 2011. O trabalho integra a pesquisa Geografia Escolar e tecnologias digitais, que abarca a análise dos eventos realizados entre 2011 e 2022, contudo neste trabalho o foco da discussão são os Anais do ENPEG 2011. A metodologia pautou-se pela seleção de artigos sobre tecnologias digitais, organizados em um quadro com: grupo de trabalho, título, autores e instituição, artigos e excertos extraídos, possibilitando um mapeamento com as formações lógicas comuns, associações, diferenças e abordagens mais frequentes. A análise inspira-se na noção foucaultiana de discurso a partir de Ferreira, Traversini (2013) e Fischer (2001). Os estudos de Castrogiovanni (2020) contam sobre a história do evento, Ferreira et al. (2020) subsidiam as relações entre Educação e Tecnologia, Gonçalves (2011) e Giordani (2020) fornecem suporte teórico para a Geografia Escolar como campo de investigação. As análises indicam que no ENPEG (2011) às tecnologias digitais estavam associadas, predominantemente, aos grupos de trabalho intitulados “Diferentes linguagens no ensino” e “Formação de professores". Os enunciados vinculavam às tecnologias aos meios de comunicação, a capacidade de ampliar o acesso à informação e à interação. Além disso, associavam as tecnologias ao maior acesso à educação e enfatizavam a falta de preparo docente para lidar com elas. Palavras que denotam utilidade, eficiência e uso predominam nos trabalhos e constituem a ideia da tecnologia como ferramenta, reforçando um solucionismo e um otimismo tecnológico para o ensino de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID322_TB62_08032025100416.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIDA PASINI TONETTO"
    "autor_nome_curto" => "ELIDA"
    "autor_email" => "elidapasinitonetto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120444
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 62
    "inscrito_id" => 322
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENCONTRO DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DE 2011: ENTRE NOVOS E VELHOS DESAFIOS"
    "resumo" => "Neste artigo, são analisados discursos sobre tecnologias digitais que circularam no Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG) 2011. O trabalho integra a pesquisa Geografia Escolar e tecnologias digitais, que abarca a análise dos eventos realizados entre 2011 e 2022, contudo neste trabalho o foco da discussão são os Anais do ENPEG 2011. A metodologia pautou-se pela seleção de artigos sobre tecnologias digitais, organizados em um quadro com: grupo de trabalho, título, autores e instituição, artigos e excertos extraídos, possibilitando um mapeamento com as formações lógicas comuns, associações, diferenças e abordagens mais frequentes. A análise inspira-se na noção foucaultiana de discurso a partir de Ferreira, Traversini (2013) e Fischer (2001). Os estudos de Castrogiovanni (2020) contam sobre a história do evento, Ferreira et al. (2020) subsidiam as relações entre Educação e Tecnologia, Gonçalves (2011) e Giordani (2020) fornecem suporte teórico para a Geografia Escolar como campo de investigação. As análises indicam que no ENPEG (2011) às tecnologias digitais estavam associadas, predominantemente, aos grupos de trabalho intitulados “Diferentes linguagens no ensino” e “Formação de professores". Os enunciados vinculavam às tecnologias aos meios de comunicação, a capacidade de ampliar o acesso à informação e à interação. Além disso, associavam as tecnologias ao maior acesso à educação e enfatizavam a falta de preparo docente para lidar com elas. Palavras que denotam utilidade, eficiência e uso predominam nos trabalhos e constituem a ideia da tecnologia como ferramenta, reforçando um solucionismo e um otimismo tecnológico para o ensino de Geografia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID322_TB62_08032025100416.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIDA PASINI TONETTO"
    "autor_nome_curto" => "ELIDA"
    "autor_email" => "elidapasinitonetto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Neste artigo, são analisados discursos sobre tecnologias digitais que circularam no Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG) 2011. O trabalho integra a pesquisa Geografia Escolar e tecnologias digitais, que abarca a análise dos eventos realizados entre 2011 e 2022, contudo neste trabalho o foco da discussão são os Anais do ENPEG 2011. A metodologia pautou-se pela seleção de artigos sobre tecnologias digitais, organizados em um quadro com: grupo de trabalho, título, autores e instituição, artigos e excertos extraídos, possibilitando um mapeamento com as formações lógicas comuns, associações, diferenças e abordagens mais frequentes. A análise inspira-se na noção foucaultiana de discurso a partir de Ferreira, Traversini (2013) e Fischer (2001). Os estudos de Castrogiovanni (2020) contam sobre a história do evento, Ferreira et al. (2020) subsidiam as relações entre Educação e Tecnologia, Gonçalves (2011) e Giordani (2020) fornecem suporte teórico para a Geografia Escolar como campo de investigação. As análises indicam que no ENPEG (2011) às tecnologias digitais estavam associadas, predominantemente, aos grupos de trabalho intitulados “Diferentes linguagens no ensino” e “Formação de professores". Os enunciados vinculavam às tecnologias aos meios de comunicação, a capacidade de ampliar o acesso à informação e à interação. Além disso, associavam as tecnologias ao maior acesso à educação e enfatizavam a falta de preparo docente para lidar com elas. Palavras que denotam utilidade, eficiência e uso predominam nos trabalhos e constituem a ideia da tecnologia como ferramenta, reforçando um solucionismo e um otimismo tecnológico para o ensino de Geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.