POTENCIALIZANDO O EJA: AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120535 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 521 "titulo" => "POTENCIALIZANDO O EJA: AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo abordar a implementação efetiva da Lei Federal 10.639/03; este aparato legal altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB no seu artigo 26A, determinando a obrigatoriedade da inserção da história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica, em escolas das redes públicas e privadas. Esta legislação cumpre importante papel na promoção da Educação para as Relações Étnico-raciais, atendendo uma demanda histórica do movimento social negro. A norma também institui a data de 20 de novembro como o “Dia Nacional da Consciência Negra” em alusão a “imortalidade” de Zumbi dos Palmares. Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência desenvolvida de forma teórico-prática, objetivando uma Educação Antirracista na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da rede municipal em Uruguaiana/RS. Para tanto, foi realizado um curso de formação com os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), onde foram realizadas oficinas de dança afro, história e cultura de Matriz Africana, confecção de bonecas Abayomi, rodas de conversa, oficinas de Rap e poesia de rua. Essa primeira etapa da formação teve como intuito instrumentalizar os (as) acadêmicos (as), visando posteriormente desenvolver as dinâmicas em sala de aula. Em um segundo momento, as atividades foram desenvolvidas diretamente na escola com os (as) alunos (as) da EJA no período noturno. As atividades tiveram grande participação e interação entre os (as) acadêmicos (as), alunos (as) e professores (as), os quais além de realizarem as atividades propostas, também puderam relatar suas experiências de vida. Observou-se que ao levar de forma lúdica e inovadora o processo de ensino da cultura afro-brasileira a um contexto socialmente desfavorecido, contribui-se para o entendimento das desigualdades étnico-raciais e o combate ao racismo, rompendo com os silenciamentos sociais e raciais históricos" "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID521_TB188_10032025201850.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLISON PINTOS SABEDRA" "autor_nome_curto" => "ALLISON" "autor_email" => "allisonsabedra@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120535 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 521 "titulo" => "POTENCIALIZANDO O EJA: AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo abordar a implementação efetiva da Lei Federal 10.639/03; este aparato legal altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB no seu artigo 26A, determinando a obrigatoriedade da inserção da história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica, em escolas das redes públicas e privadas. Esta legislação cumpre importante papel na promoção da Educação para as Relações Étnico-raciais, atendendo uma demanda histórica do movimento social negro. A norma também institui a data de 20 de novembro como o “Dia Nacional da Consciência Negra” em alusão a “imortalidade” de Zumbi dos Palmares. Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência desenvolvida de forma teórico-prática, objetivando uma Educação Antirracista na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da rede municipal em Uruguaiana/RS. Para tanto, foi realizado um curso de formação com os integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), onde foram realizadas oficinas de dança afro, história e cultura de Matriz Africana, confecção de bonecas Abayomi, rodas de conversa, oficinas de Rap e poesia de rua. Essa primeira etapa da formação teve como intuito instrumentalizar os (as) acadêmicos (as), visando posteriormente desenvolver as dinâmicas em sala de aula. Em um segundo momento, as atividades foram desenvolvidas diretamente na escola com os (as) alunos (as) da EJA no período noturno. As atividades tiveram grande participação e interação entre os (as) acadêmicos (as), alunos (as) e professores (as), os quais além de realizarem as atividades propostas, também puderam relatar suas experiências de vida. Observou-se que ao levar de forma lúdica e inovadora o processo de ensino da cultura afro-brasileira a um contexto socialmente desfavorecido, contribui-se para o entendimento das desigualdades étnico-raciais e o combate ao racismo, rompendo com os silenciamentos sociais e raciais históricos" "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID521_TB188_10032025201850.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLISON PINTOS SABEDRA" "autor_nome_curto" => "ALLISON" "autor_email" => "allisonsabedra@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }