O PIBID E O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM ESCOLAS TÉCNICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120717 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 438 "inscrito_id" => 963 "titulo" => "O PIBID E O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM ESCOLAS TÉCNICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desempenha um papel essencial na formação de futuros professores, promovendo a aproximação entre teoria e prática. No curso de Ciências Sociais do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá, o programa proporcionou aos bolsistas a oportunidade de vivenciar o cotidiano de uma escola de ensino médio técnico, onde o ensino da Sociologia enfrenta desafios tanto estruturais quanto metodológicos. A pesquisa desenvolvida utilizou abordagens qualitativas e quantitativas, combinando observação, aplicação de questionários, entrevistas e revisão bibliográfica. Os dados coletados indicam que a ênfase predominante nas disciplinas técnicas acaba por marginalizar a Sociologia, levando os alunos a questionarem sua relevância na formação profissional. Para enfrentar essa realidade, foram implementadas metodologias inovadoras que buscavam tornar o ensino mais dinâmico e participativo. Estratégias como metodologias ativas, debates interdisciplinares e o uso de ferramentas digitais foram aplicadas para aumentar o envolvimento dos estudantes. Além disso, algumas atividades foram planejadas para reduzir a dispersão causada pelo uso excessivo de dispositivos móveis, incentivando a interação presencial e a construção coletiva do conhecimento. Byung-Chul Han, em No Enxame, discute como a sociedade contemporânea, caracterizada pelo excesso de informação e hiperconectividade, compromete a atenção e a capacidade de reflexão crítica. Diante disso, o ensino de Sociologia deve ir além da simples exposição de conteúdos, estimulando os alunos a questionar os fenômenos sociais e a compreender seu papel na sociedade. Os resultados desta experiência evidenciam a necessidade de fortalecer as ciências humanas nas escolas técnicas, adotando abordagens pedagógicas inovadoras que despertem o interesse dos estudantes e reafirmem a Sociologia como ferramenta fundamental para a formação cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID963_TB438_10032025154908.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RHAYSSA GONÇALVES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "RHAYSSA" "autor_email" => "rhayssagoncalves11@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120717 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 438 "inscrito_id" => 963 "titulo" => "O PIBID E O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM ESCOLAS TÉCNICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desempenha um papel essencial na formação de futuros professores, promovendo a aproximação entre teoria e prática. No curso de Ciências Sociais do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá, o programa proporcionou aos bolsistas a oportunidade de vivenciar o cotidiano de uma escola de ensino médio técnico, onde o ensino da Sociologia enfrenta desafios tanto estruturais quanto metodológicos. A pesquisa desenvolvida utilizou abordagens qualitativas e quantitativas, combinando observação, aplicação de questionários, entrevistas e revisão bibliográfica. Os dados coletados indicam que a ênfase predominante nas disciplinas técnicas acaba por marginalizar a Sociologia, levando os alunos a questionarem sua relevância na formação profissional. Para enfrentar essa realidade, foram implementadas metodologias inovadoras que buscavam tornar o ensino mais dinâmico e participativo. Estratégias como metodologias ativas, debates interdisciplinares e o uso de ferramentas digitais foram aplicadas para aumentar o envolvimento dos estudantes. Além disso, algumas atividades foram planejadas para reduzir a dispersão causada pelo uso excessivo de dispositivos móveis, incentivando a interação presencial e a construção coletiva do conhecimento. Byung-Chul Han, em No Enxame, discute como a sociedade contemporânea, caracterizada pelo excesso de informação e hiperconectividade, compromete a atenção e a capacidade de reflexão crítica. Diante disso, o ensino de Sociologia deve ir além da simples exposição de conteúdos, estimulando os alunos a questionar os fenômenos sociais e a compreender seu papel na sociedade. Os resultados desta experiência evidenciam a necessidade de fortalecer as ciências humanas nas escolas técnicas, adotando abordagens pedagógicas inovadoras que despertem o interesse dos estudantes e reafirmem a Sociologia como ferramenta fundamental para a formação cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID963_TB438_10032025154908.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RHAYSSA GONÇALVES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "RHAYSSA" "autor_email" => "rhayssagoncalves11@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }