Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

O ENSINO DA CULTURA AFRO: AVANÇOS E DESAFIOS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120519
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 169
    "inscrito_id" => 521
    "titulo" => "O ENSINO DA CULTURA AFRO: AVANÇOS E DESAFIOS."
    "resumo" => "A Lei Federal 10.639/03, a qual torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica, níveis fundamental e médio, completa 22 anos em 2025; neste período observamos muitos avanços com relação ao desenvolvimento da temática nas escolas brasileiras, porém algumas lacunas existem. O estudo sobre história e cultura afro re-significa o conhecimento necessário para o letramento racial, exigindo a reconstrução da história contada na versão do colonizador, possibilitando uma abordagem antirracista. Dentre as alternativas pedagógicas, inclui-se a contação de histórias, oficinas temáticas, brincadeiras, filmes, promovendo o interesse dos alunos (as) e, através do ambiente de interação gerado, possibilite-se a inclusão social e a educação para as relações étnico - raciais - ERER. Buscamos revisar a evolução durante este período das ações de ERER, realizadas com integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Educação Física da Unipampa. Para a realização do trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre a temática, elencando os avanços e os possíveis caminhos para efetivação da lei. Dentre os principais pontos positivos podemos destacar a criação de inúmeras produções literárias voltadas para a temática étnico e racial, incluindo aqui um manual desenvolvido pelos integrantes do PIBID no ano de 2014, subsidiando as atividades a serem trabalhadas nas escolas. Outro avanço diz respeito a legislação vigente, como as Leis 12.288/10, 12711/12 e 14.723/23 e recentemente a portaria 470/24 que institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq); importante citar as diretrizes curriculares que respaldam o trabalho de formação dos (as) professores (as) futuros (as) e em serviço. Precisamos avançar significativamente, na formação continuada e maior fiscalização em relação ao efetivo desenvolvimento do ensino nas escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID521_TB169_10032025200511.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLISON PINTOS SABEDRA"
    "autor_nome_curto" => "ALLISON"
    "autor_email" => "allisonsabedra@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120519
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 169
    "inscrito_id" => 521
    "titulo" => "O ENSINO DA CULTURA AFRO: AVANÇOS E DESAFIOS."
    "resumo" => "A Lei Federal 10.639/03, a qual torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica, níveis fundamental e médio, completa 22 anos em 2025; neste período observamos muitos avanços com relação ao desenvolvimento da temática nas escolas brasileiras, porém algumas lacunas existem. O estudo sobre história e cultura afro re-significa o conhecimento necessário para o letramento racial, exigindo a reconstrução da história contada na versão do colonizador, possibilitando uma abordagem antirracista. Dentre as alternativas pedagógicas, inclui-se a contação de histórias, oficinas temáticas, brincadeiras, filmes, promovendo o interesse dos alunos (as) e, através do ambiente de interação gerado, possibilite-se a inclusão social e a educação para as relações étnico - raciais - ERER. Buscamos revisar a evolução durante este período das ações de ERER, realizadas com integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Educação Física da Unipampa. Para a realização do trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre a temática, elencando os avanços e os possíveis caminhos para efetivação da lei. Dentre os principais pontos positivos podemos destacar a criação de inúmeras produções literárias voltadas para a temática étnico e racial, incluindo aqui um manual desenvolvido pelos integrantes do PIBID no ano de 2014, subsidiando as atividades a serem trabalhadas nas escolas. Outro avanço diz respeito a legislação vigente, como as Leis 12.288/10, 12711/12 e 14.723/23 e recentemente a portaria 470/24 que institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq); importante citar as diretrizes curriculares que respaldam o trabalho de formação dos (as) professores (as) futuros (as) e em serviço. Precisamos avançar significativamente, na formação continuada e maior fiscalização em relação ao efetivo desenvolvimento do ensino nas escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID521_TB169_10032025200511.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLISON PINTOS SABEDRA"
    "autor_nome_curto" => "ALLISON"
    "autor_email" => "allisonsabedra@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A Lei Federal 10.639/03, a qual torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica, níveis fundamental e médio, completa 22 anos em 2025; neste período observamos muitos avanços com relação ao desenvolvimento da temática nas escolas brasileiras, porém algumas lacunas existem. O estudo sobre história e cultura afro re-significa o conhecimento necessário para o letramento racial, exigindo a reconstrução da história contada na versão do colonizador, possibilitando uma abordagem antirracista. Dentre as alternativas pedagógicas, inclui-se a contação de histórias, oficinas temáticas, brincadeiras, filmes, promovendo o interesse dos alunos (as) e, através do ambiente de interação gerado, possibilite-se a inclusão social e a educação para as relações étnico - raciais - ERER. Buscamos revisar a evolução durante este período das ações de ERER, realizadas com integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Educação Física da Unipampa. Para a realização do trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre a temática, elencando os avanços e os possíveis caminhos para efetivação da lei. Dentre os principais pontos positivos podemos destacar a criação de inúmeras produções literárias voltadas para a temática étnico e racial, incluindo aqui um manual desenvolvido pelos integrantes do PIBID no ano de 2014, subsidiando as atividades a serem trabalhadas nas escolas. Outro avanço diz respeito a legislação vigente, como as Leis 12.288/10, 12711/12 e 14.723/23 e recentemente a portaria 470/24 que institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq); importante citar as diretrizes curriculares que respaldam o trabalho de formação dos (as) professores (as) futuros (as) e em serviço. Precisamos avançar significativamente, na formação continuada e maior fiscalização em relação ao efetivo desenvolvimento do ensino nas escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.