INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO?: A EXPERIÊNCIA DE UMA PESSOA CEGA E UMA PESSOA VIDENTE EM SALA DE AULA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120697 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 410 "inscrito_id" => 326 "titulo" => "INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO?: A EXPERIÊNCIA DE UMA PESSOA CEGA E UMA PESSOA VIDENTE EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho versará no que concerne às experiências de dois discentes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no âmbito das salas de aula do ensino superior e da educação básica, nos períodos letivos entre 2019/1 e 2024/2. Um deles é cego desde o seu nascimento e a outra é vidente, não obstante atuou como monitora de inclusão de escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio Grande, situada no estado do Rio Grande do Sul. Os autores apresentam as barreiras encontradas em ambos os espaços, bem como as tentativas de inclusão e acessibilidade que os espaços promovem e os resultados obtidos. A partir de Prodanov e Freitas (2013), Pereira et. al. (2018), Yin (2001) e Bié et al. (2018) discorrer-se-á levando em consideração as observações das similitudes e diferenças entre as vivências de ambos os autores e, a partir disso, refletir se as suas experiências podem ser consideradas inclusivas ou integrativas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID326_TB410_23022025210030.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO JACINTO MARTINS NETO" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "fneto2030@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120697 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 410 "inscrito_id" => 326 "titulo" => "INCLUSÃO OU INTEGRAÇÃO?: A EXPERIÊNCIA DE UMA PESSOA CEGA E UMA PESSOA VIDENTE EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho versará no que concerne às experiências de dois discentes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no âmbito das salas de aula do ensino superior e da educação básica, nos períodos letivos entre 2019/1 e 2024/2. Um deles é cego desde o seu nascimento e a outra é vidente, não obstante atuou como monitora de inclusão de escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio Grande, situada no estado do Rio Grande do Sul. Os autores apresentam as barreiras encontradas em ambos os espaços, bem como as tentativas de inclusão e acessibilidade que os espaços promovem e os resultados obtidos. A partir de Prodanov e Freitas (2013), Pereira et. al. (2018), Yin (2001) e Bié et al. (2018) discorrer-se-á levando em consideração as observações das similitudes e diferenças entre as vivências de ambos os autores e, a partir disso, refletir se as suas experiências podem ser consideradas inclusivas ou integrativas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID326_TB410_23022025210030.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDO JACINTO MARTINS NETO" "autor_nome_curto" => "FERNANDO" "autor_email" => "fneto2030@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }