EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, CURSINHO E DIDÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESCOLAR ESPECÍFICO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120566 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 227 "inscrito_id" => 880 "titulo" => "EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, CURSINHO E DIDÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESCOLAR ESPECÍFICO" "resumo" => "O ensino está presente em várias situações e, na educação não formal, o mesmo é composto de atividades estruturadas fora do espaço escolar formalizado. Através de observações feitas durante as aulas do Pré-Vestibular Comunitário (Prevec) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), essas realizadas durante o primeiro semestre de 2024, foi problematizada a falta de um material que auxiliasse os colaboradores que não têm familiaridade com a docência no geral. Nesse sentido, o presente artigo trata da importância da docência para o aprendizado, por meio de um relato acerca da elaboração de um compêndio de práticas docentes para colaboradores do Prevec da UFPR, elaborado durante a disciplina de Estágio Supervisionado Escolar Específico do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR, Setor Palotina, durante o segundo semestre de 2024. O objetivo deste trabalho é publicizar o compêndio, bem como apresentar o contexto pedagógico no qual o mesmo foi problematizado e produzido. A base teórica utilizada é composta por proposições de Libâneo (2017), Souza e Santos (2019), Tobase, Almeida e Vaz (2016), Lisbôa (2017), dentre outros. Mediante análise, é possível concluir que, no contexto em questão, foi necessária uma intervenção formal em um espaço de educação não formal, essa constituída pelo compêndio produzido. Ainda, o compêndio disponibilizado poderá ser utilizado por colaboradores de cursinhos em geral, isto é, por aqueles que buscarem auxílio, seja em questões de planejamento e/ou estratégias a serem utilizadas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID880_TB227_07032025114309.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAISA FERNANDA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "MAISA" "autor_email" => "maisacunha@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120566 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 227 "inscrito_id" => 880 "titulo" => "EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, CURSINHO E DIDÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESCOLAR ESPECÍFICO" "resumo" => "O ensino está presente em várias situações e, na educação não formal, o mesmo é composto de atividades estruturadas fora do espaço escolar formalizado. Através de observações feitas durante as aulas do Pré-Vestibular Comunitário (Prevec) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), essas realizadas durante o primeiro semestre de 2024, foi problematizada a falta de um material que auxiliasse os colaboradores que não têm familiaridade com a docência no geral. Nesse sentido, o presente artigo trata da importância da docência para o aprendizado, por meio de um relato acerca da elaboração de um compêndio de práticas docentes para colaboradores do Prevec da UFPR, elaborado durante a disciplina de Estágio Supervisionado Escolar Específico do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR, Setor Palotina, durante o segundo semestre de 2024. O objetivo deste trabalho é publicizar o compêndio, bem como apresentar o contexto pedagógico no qual o mesmo foi problematizado e produzido. A base teórica utilizada é composta por proposições de Libâneo (2017), Souza e Santos (2019), Tobase, Almeida e Vaz (2016), Lisbôa (2017), dentre outros. Mediante análise, é possível concluir que, no contexto em questão, foi necessária uma intervenção formal em um espaço de educação não formal, essa constituída pelo compêndio produzido. Ainda, o compêndio disponibilizado poderá ser utilizado por colaboradores de cursinhos em geral, isto é, por aqueles que buscarem auxílio, seja em questões de planejamento e/ou estratégias a serem utilizadas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID880_TB227_07032025114309.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAISA FERNANDA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "MAISA" "autor_email" => "maisacunha@ufpr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }