Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PRIMEIROS CONTATOS E EXPERIÊNCIAS COM O PIBID, EXPECTATIVAS E AMBIÇÕES NO ENSINO DA HISTÓRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120614
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 571
    "titulo" => "PRIMEIROS CONTATOS E EXPERIÊNCIAS COM O PIBID, EXPECTATIVAS E AMBIÇÕES NO ENSINO DA HISTÓRIA"
    "resumo" => "No presente artigo objetivo relatar e expor minhas primeiras experiências na formação profissional docente no Colégio Estadual Silvio Magalhães Barros, situado na cidade de Maringá, no estado do Paraná, orientado pela Professora Ana Paula Paulino de Oliveira e coordenado pelo Professor Ailton José Morelli. Priorizamos os primeiros contatos e atividades no colégio, as primeiras experiências com o programa (PIBID) em si e as ambições com o ensino de História enquanto formação da graduação e no contato com os alunos da rede estadual e as expectativas, de poder fomentar o gosto pela disciplina. Assim, o artigo busca apresentar uma análise de experiências, programas e do ensino de história em si, no desenvolvimento de metodologia de ensino contribuindo o aluno à refletir e desenvolver a consciência histórica, utilizando de conceitos da decolonialidade para ampliar o valor da história local da comunidade e o pensamento crítico independente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID571_TB294_07032025103528.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BRUNINI"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "joaobrunini@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120614
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 571
    "titulo" => "PRIMEIROS CONTATOS E EXPERIÊNCIAS COM O PIBID, EXPECTATIVAS E AMBIÇÕES NO ENSINO DA HISTÓRIA"
    "resumo" => "No presente artigo objetivo relatar e expor minhas primeiras experiências na formação profissional docente no Colégio Estadual Silvio Magalhães Barros, situado na cidade de Maringá, no estado do Paraná, orientado pela Professora Ana Paula Paulino de Oliveira e coordenado pelo Professor Ailton José Morelli. Priorizamos os primeiros contatos e atividades no colégio, as primeiras experiências com o programa (PIBID) em si e as ambições com o ensino de História enquanto formação da graduação e no contato com os alunos da rede estadual e as expectativas, de poder fomentar o gosto pela disciplina. Assim, o artigo busca apresentar uma análise de experiências, programas e do ensino de história em si, no desenvolvimento de metodologia de ensino contribuindo o aluno à refletir e desenvolver a consciência histórica, utilizando de conceitos da decolonialidade para ampliar o valor da história local da comunidade e o pensamento crítico independente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID571_TB294_07032025103528.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BRUNINI"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "joaobrunini@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

No presente artigo objetivo relatar e expor minhas primeiras experiências na formação profissional docente no Colégio Estadual Silvio Magalhães Barros, situado na cidade de Maringá, no estado do Paraná, orientado pela Professora Ana Paula Paulino de Oliveira e coordenado pelo Professor Ailton José Morelli. Priorizamos os primeiros contatos e atividades no colégio, as primeiras experiências com o programa (PIBID) em si e as ambições com o ensino de História enquanto formação da graduação e no contato com os alunos da rede estadual e as expectativas, de poder fomentar o gosto pela disciplina. Assim, o artigo busca apresentar uma análise de experiências, programas e do ensino de história em si, no desenvolvimento de metodologia de ensino contribuindo o aluno à refletir e desenvolver a consciência histórica, utilizando de conceitos da decolonialidade para ampliar o valor da história local da comunidade e o pensamento crítico independente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.