Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120682
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 392
    "inscrito_id" => 784
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este texto tem como objetivo relatar a experiência resultante das ações de observação e acompanhamento desenvolvidas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática – Programa Professor do Amanhã, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo/RS. Esses acadêmicos, que também integram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), atuaram sob a orientação dos coordenadores de área e dos professores supervisores. As atividades foram realizadas com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas, em Santo Ângelo/RS, e compreenderam as seguintes ações: a) atividade teórica - observação e acompanhamentos nas aulas da professora supervisora, durante os meses de novembro e dezembro de 2024, momento em que ocorreu o estudo de conteúdos relacionados a juros simples, juros compostos e métodos de amortização, além de discussões sobre sua aplicação no cotidiano; b) atividade prática - auxílio ao estudantes para a criação de suas próprias planilhas eletrônicas no Excel e no Google Sheets envolvendo os conteúdos abordados, contemplando análise de caso real de empréstimo, no qual os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos para simular diferentes cenários financeiros. Para avaliar os resultados, utilizou-se como ferramenta a observação direta de como os alunos interagiram durante as atividades e a análise das planilhas desenvolvidas pelos estudantes. Os resultados indicaram que as planilhas eletrônicas facilitaram a compreensão dos conceitos financeiros, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. Além disso, a experiência no ensino com os alunos da escola permitiu aos acadêmicos aprender e melhorar suas estratégias pedagógicas, consolidando competências importantes para sua formação profissional, demonstrando o impacto positivo da integração entre teoria e prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID784_TB392_10032025202728.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATHAN DALLA ROSA MELO"
    "autor_nome_curto" => "JONATHAN"
    "autor_email" => "jonathandrmelo@aluno.santoangelo.uri.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES (URI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120682
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 392
    "inscrito_id" => 784
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este texto tem como objetivo relatar a experiência resultante das ações de observação e acompanhamento desenvolvidas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática – Programa Professor do Amanhã, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo/RS. Esses acadêmicos, que também integram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), atuaram sob a orientação dos coordenadores de área e dos professores supervisores. As atividades foram realizadas com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas, em Santo Ângelo/RS, e compreenderam as seguintes ações: a) atividade teórica - observação e acompanhamentos nas aulas da professora supervisora, durante os meses de novembro e dezembro de 2024, momento em que ocorreu o estudo de conteúdos relacionados a juros simples, juros compostos e métodos de amortização, além de discussões sobre sua aplicação no cotidiano; b) atividade prática - auxílio ao estudantes para a criação de suas próprias planilhas eletrônicas no Excel e no Google Sheets envolvendo os conteúdos abordados, contemplando análise de caso real de empréstimo, no qual os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos para simular diferentes cenários financeiros. Para avaliar os resultados, utilizou-se como ferramenta a observação direta de como os alunos interagiram durante as atividades e a análise das planilhas desenvolvidas pelos estudantes. Os resultados indicaram que as planilhas eletrônicas facilitaram a compreensão dos conceitos financeiros, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. Além disso, a experiência no ensino com os alunos da escola permitiu aos acadêmicos aprender e melhorar suas estratégias pedagógicas, consolidando competências importantes para sua formação profissional, demonstrando o impacto positivo da integração entre teoria e prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID784_TB392_10032025202728.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATHAN DALLA ROSA MELO"
    "autor_nome_curto" => "JONATHAN"
    "autor_email" => "jonathandrmelo@aluno.santoangelo.uri.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES (URI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este texto tem como objetivo relatar a experiência resultante das ações de observação e acompanhamento desenvolvidas por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática – Programa Professor do Amanhã, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo/RS. Esses acadêmicos, que também integram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), atuaram sob a orientação dos coordenadores de área e dos professores supervisores. As atividades foram realizadas com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas, em Santo Ângelo/RS, e compreenderam as seguintes ações: a) atividade teórica - observação e acompanhamentos nas aulas da professora supervisora, durante os meses de novembro e dezembro de 2024, momento em que ocorreu o estudo de conteúdos relacionados a juros simples, juros compostos e métodos de amortização, além de discussões sobre sua aplicação no cotidiano; b) atividade prática - auxílio ao estudantes para a criação de suas próprias planilhas eletrônicas no Excel e no Google Sheets envolvendo os conteúdos abordados, contemplando análise de caso real de empréstimo, no qual os alunos aplicaram os conhecimentos adquiridos para simular diferentes cenários financeiros. Para avaliar os resultados, utilizou-se como ferramenta a observação direta de como os alunos interagiram durante as atividades e a análise das planilhas desenvolvidas pelos estudantes. Os resultados indicaram que as planilhas eletrônicas facilitaram a compreensão dos conceitos financeiros, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. Além disso, a experiência no ensino com os alunos da escola permitiu aos acadêmicos aprender e melhorar suas estratégias pedagógicas, consolidando competências importantes para sua formação profissional, demonstrando o impacto positivo da integração entre teoria e prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.