EXPLORANDO CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS COM O PIBID: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM SALA DE AULA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120712 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 431 "inscrito_id" => 696 "titulo" => "EXPLORANDO CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS COM O PIBID: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Células são as unidades fundamentais da vida, presentes em todos os seres vivos. Despertar o interesse dos estudantes pelo mundo microscópico e mostrar como as células são essenciais para o funcionamento dos organismos torna-se, portanto, extremamente relevante. Este trabalho explorou as diferenças e semelhanças entre células vegetais e animais, usando atividades lúdicas como jogos e quebra-cabeças. A atividade ocorreu em duas aulas de 50 minutos, com as turmas do 2º ano do Ensino Médio, no Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz Rocha, Paranaguá - PR. Na primeira aula, houve uma introdução aos conceitos de células vegetais e animais, com ênfase nas estruturas compartilhadas, como membrana plasmática, citoplasma e núcleo, e nas características distintivas, como parede celular, cloroplastos e vacúolo central. Ao final, uma atividade usando jogo da memória foi empregada para reforçar o aprendizado. A segunda aula apresentou um quebra-cabeça sobre células vegetais e animais, incentivando os alunos a montarem as estruturas corretas e revisando o conteúdo da aula anterior. Ainda, os alunos tiveram uma atividade complementar extraclasse, na qual fizeram a comparação das organelas das células animais e vegetais. A avaliação baseou-se na participação dos alunos nas atividades em sala de aula, na montagem correta dos jogos, com o objetivo de proporcionar uma compreensão sólida e prática das células, incentivando o interesse contínuo pela disciplina de Ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID696_TB431_10032025191919.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILI DE FÁTIMA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EMILI De FATIMA" "autor_email" => "emilidefatimapereira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120712 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 431 "inscrito_id" => 696 "titulo" => "EXPLORANDO CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS COM O PIBID: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Células são as unidades fundamentais da vida, presentes em todos os seres vivos. Despertar o interesse dos estudantes pelo mundo microscópico e mostrar como as células são essenciais para o funcionamento dos organismos torna-se, portanto, extremamente relevante. Este trabalho explorou as diferenças e semelhanças entre células vegetais e animais, usando atividades lúdicas como jogos e quebra-cabeças. A atividade ocorreu em duas aulas de 50 minutos, com as turmas do 2º ano do Ensino Médio, no Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz Rocha, Paranaguá - PR. Na primeira aula, houve uma introdução aos conceitos de células vegetais e animais, com ênfase nas estruturas compartilhadas, como membrana plasmática, citoplasma e núcleo, e nas características distintivas, como parede celular, cloroplastos e vacúolo central. Ao final, uma atividade usando jogo da memória foi empregada para reforçar o aprendizado. A segunda aula apresentou um quebra-cabeça sobre células vegetais e animais, incentivando os alunos a montarem as estruturas corretas e revisando o conteúdo da aula anterior. Ainda, os alunos tiveram uma atividade complementar extraclasse, na qual fizeram a comparação das organelas das células animais e vegetais. A avaliação baseou-se na participação dos alunos nas atividades em sala de aula, na montagem correta dos jogos, com o objetivo de proporcionar uma compreensão sólida e prática das células, incentivando o interesse contínuo pela disciplina de Ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID696_TB431_10032025191919.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILI DE FÁTIMA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EMILI De FATIMA" "autor_email" => "emilidefatimapereira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }