Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PIBIDIANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS NO SEU CONTATO INICIAL COM A REALIDADE ESCOLAR.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120655
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 350
    "inscrito_id" => 1050
    "titulo" => "DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PIBIDIANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS NO SEU CONTATO INICIAL COM A REALIDADE ESCOLAR."
    "resumo" => "Este estudo analisa os desafios enfrentados pelos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto inicial de inclusão no ambiente escolar. O PIBID desempenha um papel essencial na formação docente, proporcionando aos estudantes de licenciatura a oportunidade de vivenciar a prática pedagógica ainda durante a graduação. No entanto, o contexto escolar é um ambiente imprevisto e cheio de novidades que muitas vezes se tornam obstáculos para novos professores. Esse trabalho utilizou uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados através de um formulário eletrônico online pela plataforma do Google Forms, aplicadas para alunos que participaram do PIBID 2022-2024, a partir da análise das respostas, buscamos compreender as percepções dos pibidianos sobre aspectos como a adaptação ao ambiente escolar, o relacionamento entre professores e alunos e a construção da identidade docente. Além disso, o estudo investigou como os desafios enfrentados impactaram no processo de ensino-aprendizagem e na formação dos participantes como professores. Os resultados encontrados evidenciam que, apesar dos desafios e complicações enfrentados, essas experiências contribuíram significativamente para a formação e preparação dos docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1050_TB350_12022025093939.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA SIQUEIRA DIBE AVILA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabidibe12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120655
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 350
    "inscrito_id" => 1050
    "titulo" => "DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PIBIDIANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS NO SEU CONTATO INICIAL COM A REALIDADE ESCOLAR."
    "resumo" => "Este estudo analisa os desafios enfrentados pelos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto inicial de inclusão no ambiente escolar. O PIBID desempenha um papel essencial na formação docente, proporcionando aos estudantes de licenciatura a oportunidade de vivenciar a prática pedagógica ainda durante a graduação. No entanto, o contexto escolar é um ambiente imprevisto e cheio de novidades que muitas vezes se tornam obstáculos para novos professores. Esse trabalho utilizou uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados através de um formulário eletrônico online pela plataforma do Google Forms, aplicadas para alunos que participaram do PIBID 2022-2024, a partir da análise das respostas, buscamos compreender as percepções dos pibidianos sobre aspectos como a adaptação ao ambiente escolar, o relacionamento entre professores e alunos e a construção da identidade docente. Além disso, o estudo investigou como os desafios enfrentados impactaram no processo de ensino-aprendizagem e na formação dos participantes como professores. Os resultados encontrados evidenciam que, apesar dos desafios e complicações enfrentados, essas experiências contribuíram significativamente para a formação e preparação dos docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1050_TB350_12022025093939.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA SIQUEIRA DIBE AVILA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabidibe12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este estudo analisa os desafios enfrentados pelos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto inicial de inclusão no ambiente escolar. O PIBID desempenha um papel essencial na formação docente, proporcionando aos estudantes de licenciatura a oportunidade de vivenciar a prática pedagógica ainda durante a graduação. No entanto, o contexto escolar é um ambiente imprevisto e cheio de novidades que muitas vezes se tornam obstáculos para novos professores. Esse trabalho utilizou uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados através de um formulário eletrônico online pela plataforma do Google Forms, aplicadas para alunos que participaram do PIBID 2022-2024, a partir da análise das respostas, buscamos compreender as percepções dos pibidianos sobre aspectos como a adaptação ao ambiente escolar, o relacionamento entre professores e alunos e a construção da identidade docente. Além disso, o estudo investigou como os desafios enfrentados impactaram no processo de ensino-aprendizagem e na formação dos participantes como professores. Os resultados encontrados evidenciam que, apesar dos desafios e complicações enfrentados, essas experiências contribuíram significativamente para a formação e preparação dos docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.