Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

A EXPERIÊNCIA INICIAL DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO NO PIBID INTERDISCIPLINAR LETRAS PORTUGUÊS, INGLÊS E ALEMÃO - UFPR

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Há alguns anos, Curitiba tem recebido crianças migrantes internacionais (Cavalcanti; Oliveira; Silva, 2023). Até março de 2024, 3.073 crianças de 49 países estavam matriculadas na rede municipal de ensino, onde o Português é ensinado somente como língua materna. Essas crianças, em sua maioria, aprendem a língua sem acesso a cursos específicos de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Para preencher essa lacuna, o Subprojeto Interdisciplinar Letras PLAc, Inglês e Alemão, que foi implementado em uma escola de Curitiba, vinculado ao PIBID da Universidade Federal do Paraná, iniciou suas atividades em dezembro de 2024. Antes de ingressar na escola-parceira, o grupo participou de uma formação preparatória de uma semana. Esse processo foi proposto pelas autoras deste trabalho, pois os cursos de Letras não oferecem disciplinas que abordem o ensino de línguas para crianças migrantes. Para complementar essa formação, professoras da região com experiência no tema foram convidadas a ministrar um curso de extensão on-line aos bolsistas. A formação abordou temas e leituras que exploraram os desafios do ensino de PLAc na Educação Básica. O objetivo principal foi preparar os licenciandos para atuar nesse contexto específico, proporcionando-lhes ferramentas e conhecimentos necessários para ensinar Português a crianças migrantes em escolas públicas de Curitiba. Os relatos dos bolsistas durante e após o curso apontam para uma necessária continuidade na formação teórica desses discentes. Dentre as temáticas que continuarão a ser abordadas nos encontros semanais com a professora orientadora estão os conceitos de PLE (Português como Língua Estrangeira) PLA (Português como Língua Adicional) e PLAc; práticas didáticas em PLAc que possibilitem o vozeamento de línguas/culturas, adoção de atitudes freirianas e decoloniais, partindo da pedagogia da escuta e da sala de aula como espaço de interculturalidade crítica.

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