A EXPERIÊNCIA INICIAL DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO NO PIBID INTERDISCIPLINAR LETRAS PORTUGUÊS, INGLÊS E ALEMÃO - UFPR
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120459 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 13 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA INICIAL DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO NO PIBID INTERDISCIPLINAR LETRAS PORTUGUÊS, INGLÊS E ALEMÃO - UFPR" "resumo" => "Há alguns anos, Curitiba tem recebido crianças migrantes internacionais (Cavalcanti; Oliveira; Silva, 2023). Até março de 2024, 3.073 crianças de 49 países estavam matriculadas na rede municipal de ensino, onde o Português é ensinado somente como língua materna. Essas crianças, em sua maioria, aprendem a língua sem acesso a cursos específicos de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Para preencher essa lacuna, o Subprojeto Interdisciplinar Letras PLAc, Inglês e Alemão, que foi implementado em uma escola de Curitiba, vinculado ao PIBID da Universidade Federal do Paraná, iniciou suas atividades em dezembro de 2024. Antes de ingressar na escola-parceira, o grupo participou de uma formação preparatória de uma semana. Esse processo foi proposto pelas autoras deste trabalho, pois os cursos de Letras não oferecem disciplinas que abordem o ensino de línguas para crianças migrantes. Para complementar essa formação, professoras da região com experiência no tema foram convidadas a ministrar um curso de extensão on-line aos bolsistas. A formação abordou temas e leituras que exploraram os desafios do ensino de PLAc na Educação Básica. O objetivo principal foi preparar os licenciandos para atuar nesse contexto específico, proporcionando-lhes ferramentas e conhecimentos necessários para ensinar Português a crianças migrantes em escolas públicas de Curitiba. Os relatos dos bolsistas durante e após o curso apontam para uma necessária continuidade na formação teórica desses discentes. Dentre as temáticas que continuarão a ser abordadas nos encontros semanais com a professora orientadora estão os conceitos de PLE (Português como Língua Estrangeira) PLA (Português como Língua Adicional) e PLAc; práticas didáticas em PLAc que possibilitem o vozeamento de línguas/culturas, adoção de atitudes freirianas e decoloniais, partindo da pedagogia da escuta e da sala de aula como espaço de interculturalidade crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID13_TB80_10032025091942.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA SILVA VELOSO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fervel1981@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120459 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 13 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA INICIAL DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO NO PIBID INTERDISCIPLINAR LETRAS PORTUGUÊS, INGLÊS E ALEMÃO - UFPR" "resumo" => "Há alguns anos, Curitiba tem recebido crianças migrantes internacionais (Cavalcanti; Oliveira; Silva, 2023). Até março de 2024, 3.073 crianças de 49 países estavam matriculadas na rede municipal de ensino, onde o Português é ensinado somente como língua materna. Essas crianças, em sua maioria, aprendem a língua sem acesso a cursos específicos de Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Para preencher essa lacuna, o Subprojeto Interdisciplinar Letras PLAc, Inglês e Alemão, que foi implementado em uma escola de Curitiba, vinculado ao PIBID da Universidade Federal do Paraná, iniciou suas atividades em dezembro de 2024. Antes de ingressar na escola-parceira, o grupo participou de uma formação preparatória de uma semana. Esse processo foi proposto pelas autoras deste trabalho, pois os cursos de Letras não oferecem disciplinas que abordem o ensino de línguas para crianças migrantes. Para complementar essa formação, professoras da região com experiência no tema foram convidadas a ministrar um curso de extensão on-line aos bolsistas. A formação abordou temas e leituras que exploraram os desafios do ensino de PLAc na Educação Básica. O objetivo principal foi preparar os licenciandos para atuar nesse contexto específico, proporcionando-lhes ferramentas e conhecimentos necessários para ensinar Português a crianças migrantes em escolas públicas de Curitiba. Os relatos dos bolsistas durante e após o curso apontam para uma necessária continuidade na formação teórica desses discentes. Dentre as temáticas que continuarão a ser abordadas nos encontros semanais com a professora orientadora estão os conceitos de PLE (Português como Língua Estrangeira) PLA (Português como Língua Adicional) e PLAc; práticas didáticas em PLAc que possibilitem o vozeamento de línguas/culturas, adoção de atitudes freirianas e decoloniais, partindo da pedagogia da escuta e da sala de aula como espaço de interculturalidade crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID13_TB80_10032025091942.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA SILVA VELOSO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fervel1981@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }