FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRINCANTES
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120708 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 425 "inscrito_id" => 913 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRINCANTES" "resumo" => "Esta pesquisa buscou compreender qual a concepção sobre o brincar e as relações com os processos de ensino aprendizagem que os estudantes dos cursos de licenciaturas e profissionais de educação possuem e como repercute na prática docente. Delineou-se como problema de estudo: Como a concepção sobre o brincar e as relações com os processos de ensino aprendizagem, ocorrem na formação inicial e, como repercutem na prática docente, a partir do olhar dos estudantes dos cursos de licenciaturas e professores que atuam nas escolas da redes do Vale do Paranhana? Para a coleta das informações utilizamos um questionário do google forms mapeando a concepção do brincar dos estudantes dos cursos de licenciaturas da Faculdade pesquisada, tivemos 23 respostas. Os respondentes foram do curso de Pedagogia 52% , História, 34%, Matemática 8,7% e Letras 4,3%. Nas questões abertas questionamos sobre a importância no brincar , como utilizam o brincar na sala de aula, entre outras questões. Após a análise dos questionários organizamos oficinas no espaço da brinquedoteca da faculdade, envolvemos os respondentes do questionário, as estudantes que estavam matriculadas no estágio supervisionado III – Espaços educativos não formais e professores e gestores das escolas da região, participantes de um evento da rede pública. Foram aportes teóricos para análise: HORN (2004), KISHIMOTO (1998), NÓVOA(2014,1992) entre outros. Como resultados, aparecem nas respostas dos estudantes que o brincar desenvolve aprendizagens significativas e que os cursos de licenciaturas da faculdade propiciam as aprendizagens nesse sentido. Também ficou manifesta nas narrativas dos estudantes que estas aprendizagens são replicadas em suas práticas. O aspecto que nos leva a refletir é a pouca utilização da Brinquedoteca para essas práticas, pois o ambiente lúdico promove e estimula experiências lúdicas e nas instituições de Educação Superior, a brinquedoteca é o ambiente onde tais movimentos devem acontecer." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID913_TB425_10032025195018.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JANINE DALPIAZ RESCHKE" "autor_nome_curto" => "maria janine da" "autor_email" => "mjanine@terra.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE FACCAT (FACCAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120708 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 425 "inscrito_id" => 913 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES BRINCANTES" "resumo" => "Esta pesquisa buscou compreender qual a concepção sobre o brincar e as relações com os processos de ensino aprendizagem que os estudantes dos cursos de licenciaturas e profissionais de educação possuem e como repercute na prática docente. Delineou-se como problema de estudo: Como a concepção sobre o brincar e as relações com os processos de ensino aprendizagem, ocorrem na formação inicial e, como repercutem na prática docente, a partir do olhar dos estudantes dos cursos de licenciaturas e professores que atuam nas escolas da redes do Vale do Paranhana? Para a coleta das informações utilizamos um questionário do google forms mapeando a concepção do brincar dos estudantes dos cursos de licenciaturas da Faculdade pesquisada, tivemos 23 respostas. Os respondentes foram do curso de Pedagogia 52% , História, 34%, Matemática 8,7% e Letras 4,3%. Nas questões abertas questionamos sobre a importância no brincar , como utilizam o brincar na sala de aula, entre outras questões. Após a análise dos questionários organizamos oficinas no espaço da brinquedoteca da faculdade, envolvemos os respondentes do questionário, as estudantes que estavam matriculadas no estágio supervisionado III – Espaços educativos não formais e professores e gestores das escolas da região, participantes de um evento da rede pública. Foram aportes teóricos para análise: HORN (2004), KISHIMOTO (1998), NÓVOA(2014,1992) entre outros. Como resultados, aparecem nas respostas dos estudantes que o brincar desenvolve aprendizagens significativas e que os cursos de licenciaturas da faculdade propiciam as aprendizagens nesse sentido. Também ficou manifesta nas narrativas dos estudantes que estas aprendizagens são replicadas em suas práticas. O aspecto que nos leva a refletir é a pouca utilização da Brinquedoteca para essas práticas, pois o ambiente lúdico promove e estimula experiências lúdicas e nas instituições de Educação Superior, a brinquedoteca é o ambiente onde tais movimentos devem acontecer." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID913_TB425_10032025195018.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JANINE DALPIAZ RESCHKE" "autor_nome_curto" => "maria janine da" "autor_email" => "mjanine@terra.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE FACCAT (FACCAT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }