METODOLOGIAS ATIVAS COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS, NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DA UNESPAR PARANAGUÁ
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120650 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 345 "inscrito_id" => 807 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS, NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DA UNESPAR PARANAGUÁ" "resumo" => "A busca por uma aprendizagem significativa tem impulsionado o uso de metodologias e recursos didáticos diversos. Os jogos didáticos são estratégias relevantes, pois unem aspectos lúdicos ao conteúdo curricular para facilitar a compreensão de conceitos complexos, como a biologia celular. Nesse sentido, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-Biologia), da Universidade Estadual do Paraná, idealizaram e confeccionaram diversos jogos didáticos, utilizando materiais biodegradáveis como papelão e papel, além de outros recursos como tesoura, cola e papel contact transparente para o acabamento. Com os jogos prontos, os bolsistas planejaram uma aula para sua aplicação, no Colégio Profa. Zilah dos Santos Batista, em Paranaguá-PR, com 2 turmas do 9º ano (média de 30 alunos por turma). A aplicação dos jogos ocorreu em sala de aula, onde os alunos foram organizados em grupos de 4 a 5 integrantes. Após uma revisão do conteúdo, previamente trabalhado pela supervisora do PIBID, os jogos foram apresentados, utilizando-se a metodologia de rotação por estações, sendo cada jogo alocado em uma estação: “Ludo Celular”, “Caça às Organelas”, “Células Game”, “Forca das Células” e “Jogo da Velha Celular”. A permanência em cada estação foi de 10 minutos. Como resultado indicaram que a professora supervisora considerou o desenvolvimento dos jogos eficiente, reconhecendo seu potencial no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, os pibidianos observaram que mais da metade dos alunos apresentou dificuldade em recordar o conteúdo trabalhado previamente. Mesmo assim, foi possível observar seu entusiasmo e insistência para interagir com os jogos apresentados. Esses resultados reforçam a importância de revisões constantes para potencializar a assimilação dos conteúdos. Ainda, conclui-se que os jogos didáticos são uma estratégia promissora para as aulas de Ciências e Biologia, justificando investimentos futuros nesse recurso didático." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID807_TB345_10032025185228.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIFFANY JULLYA TEDESCO LEAL" "autor_nome_curto" => "TIFFANY" "autor_email" => "tiffanyjullya@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120650 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 345 "inscrito_id" => 807 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS, NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DA UNESPAR PARANAGUÁ" "resumo" => "A busca por uma aprendizagem significativa tem impulsionado o uso de metodologias e recursos didáticos diversos. Os jogos didáticos são estratégias relevantes, pois unem aspectos lúdicos ao conteúdo curricular para facilitar a compreensão de conceitos complexos, como a biologia celular. Nesse sentido, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-Biologia), da Universidade Estadual do Paraná, idealizaram e confeccionaram diversos jogos didáticos, utilizando materiais biodegradáveis como papelão e papel, além de outros recursos como tesoura, cola e papel contact transparente para o acabamento. Com os jogos prontos, os bolsistas planejaram uma aula para sua aplicação, no Colégio Profa. Zilah dos Santos Batista, em Paranaguá-PR, com 2 turmas do 9º ano (média de 30 alunos por turma). A aplicação dos jogos ocorreu em sala de aula, onde os alunos foram organizados em grupos de 4 a 5 integrantes. Após uma revisão do conteúdo, previamente trabalhado pela supervisora do PIBID, os jogos foram apresentados, utilizando-se a metodologia de rotação por estações, sendo cada jogo alocado em uma estação: “Ludo Celular”, “Caça às Organelas”, “Células Game”, “Forca das Células” e “Jogo da Velha Celular”. A permanência em cada estação foi de 10 minutos. Como resultado indicaram que a professora supervisora considerou o desenvolvimento dos jogos eficiente, reconhecendo seu potencial no processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, os pibidianos observaram que mais da metade dos alunos apresentou dificuldade em recordar o conteúdo trabalhado previamente. Mesmo assim, foi possível observar seu entusiasmo e insistência para interagir com os jogos apresentados. Esses resultados reforçam a importância de revisões constantes para potencializar a assimilação dos conteúdos. Ainda, conclui-se que os jogos didáticos são uma estratégia promissora para as aulas de Ciências e Biologia, justificando investimentos futuros nesse recurso didático." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID807_TB345_10032025185228.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIFFANY JULLYA TEDESCO LEAL" "autor_nome_curto" => "TIFFANY" "autor_email" => "tiffanyjullya@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }