Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: PARA ALÉM DE NÚMEROS E CONTAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120704
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 419
    "inscrito_id" => 502
    "titulo" => "MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: PARA ALÉM DE NÚMEROS E CONTAS."
    "resumo" => "Considerando que a literatura infantil tem sido apresentada como uma possibilidade de ressignificar a prática pedagógica, o presente projeto de extensão objetiva desenvolver as primeiras noções de aritmética, geometria e lógica com o auxílio da literatura por meio de atividades pedagógicas elaboradas a partir de histórias literárias. O projeto é desenvolvido com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de São Borja/RS. As atividades pedagógicas foram organizadas por sequências didáticas que consideram o lúdico, a história, o trabalho em equipe, a solidariedade, a alegria e a construção de conhecimentos. As atividades contemplam as seguintes etapas: leitura, interpretação e fichamento da obra literária, questionamentos envolvendo os personagens da história e o cotidiano dos alunos, situações problemas envolvendo noções matemáticas em articulação com a história. As noções matemáticas são apresentadas por situações problemas, envolvendo a história e o lúdico na construção do conhecimento. Parte-se das contribuições teóricas advindas de propostas que compreendem o aluno como sujeito ativo de seu processo de aprendizagem, como as de base construtivista (Piaget) e histórico-cultural (Vygotsky). Ao tomar de base as contribuições teóricas de Smole (1996), depreende-se que a literatura infantil usada em aulas de matemática gera o interesse e o sentimento de desafio na busca por diferentes soluções aos problemas propostos, auxiliando na compreensão de conceitos matemáticos básicos. Os referenciais analisados juntamente com as oficinas pedagógicas indicam que, ao integrar as histórias infantis com a matemática, desenvolve-se a capacidade de interpretação, o raciocínio lógico, o pensamento criativo, que são habilidades essenciais para a resolução de problemas. Portanto, os livros de literatura infantil podem servir de fonte para o ensino de matemática, desde que professor e alunos façam comparações com os diferentes contex"
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID502_TB419_10032025165211.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA MARIA FONSECA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "jm533174@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120704
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 419
    "inscrito_id" => 502
    "titulo" => "MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL: PARA ALÉM DE NÚMEROS E CONTAS."
    "resumo" => "Considerando que a literatura infantil tem sido apresentada como uma possibilidade de ressignificar a prática pedagógica, o presente projeto de extensão objetiva desenvolver as primeiras noções de aritmética, geometria e lógica com o auxílio da literatura por meio de atividades pedagógicas elaboradas a partir de histórias literárias. O projeto é desenvolvido com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de São Borja/RS. As atividades pedagógicas foram organizadas por sequências didáticas que consideram o lúdico, a história, o trabalho em equipe, a solidariedade, a alegria e a construção de conhecimentos. As atividades contemplam as seguintes etapas: leitura, interpretação e fichamento da obra literária, questionamentos envolvendo os personagens da história e o cotidiano dos alunos, situações problemas envolvendo noções matemáticas em articulação com a história. As noções matemáticas são apresentadas por situações problemas, envolvendo a história e o lúdico na construção do conhecimento. Parte-se das contribuições teóricas advindas de propostas que compreendem o aluno como sujeito ativo de seu processo de aprendizagem, como as de base construtivista (Piaget) e histórico-cultural (Vygotsky). Ao tomar de base as contribuições teóricas de Smole (1996), depreende-se que a literatura infantil usada em aulas de matemática gera o interesse e o sentimento de desafio na busca por diferentes soluções aos problemas propostos, auxiliando na compreensão de conceitos matemáticos básicos. Os referenciais analisados juntamente com as oficinas pedagógicas indicam que, ao integrar as histórias infantis com a matemática, desenvolve-se a capacidade de interpretação, o raciocínio lógico, o pensamento criativo, que são habilidades essenciais para a resolução de problemas. Portanto, os livros de literatura infantil podem servir de fonte para o ensino de matemática, desde que professor e alunos façam comparações com os diferentes contex"
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID502_TB419_10032025165211.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA MARIA FONSECA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "jm533174@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Considerando que a literatura infantil tem sido apresentada como uma possibilidade de ressignificar a prática pedagógica, o presente projeto de extensão objetiva desenvolver as primeiras noções de aritmética, geometria e lógica com o auxílio da literatura por meio de atividades pedagógicas elaboradas a partir de histórias literárias. O projeto é desenvolvido com alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de São Borja/RS. As atividades pedagógicas foram organizadas por sequências didáticas que consideram o lúdico, a história, o trabalho em equipe, a solidariedade, a alegria e a construção de conhecimentos. As atividades contemplam as seguintes etapas: leitura, interpretação e fichamento da obra literária, questionamentos envolvendo os personagens da história e o cotidiano dos alunos, situações problemas envolvendo noções matemáticas em articulação com a história. As noções matemáticas são apresentadas por situações problemas, envolvendo a história e o lúdico na construção do conhecimento. Parte-se das contribuições teóricas advindas de propostas que compreendem o aluno como sujeito ativo de seu processo de aprendizagem, como as de base construtivista (Piaget) e histórico-cultural (Vygotsky). Ao tomar de base as contribuições teóricas de Smole (1996), depreende-se que a literatura infantil usada em aulas de matemática gera o interesse e o sentimento de desafio na busca por diferentes soluções aos problemas propostos, auxiliando na compreensão de conceitos matemáticos básicos. Os referenciais analisados juntamente com as oficinas pedagógicas indicam que, ao integrar as histórias infantis com a matemática, desenvolve-se a capacidade de interpretação, o raciocínio lógico, o pensamento criativo, que são habilidades essenciais para a resolução de problemas. Portanto, os livros de literatura infantil podem servir de fonte para o ensino de matemática, desde que professor e alunos façam comparações com os diferentes contex

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.