Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

A ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 07: Políticas públicas e identidade docente.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120721
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 446
    "inscrito_id" => 955
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "A alfabetização no Brasil tem sido um tema de constante reflexão e análise, tanto no âmbito educacional quanto nas políticas públicas. Desde os primeiros estudos sobre o tema, na década de 1980, com o construtivismo de Piaget e os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, a alfabetização passou a ser vista como um processo ativo e dinâmico.As políticas educacionais, resultantes de movimentos sociais, como o Plano Nacional de Educação (PNE), o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ( PNAIC) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são exemplos de propostas para implementar ações concretas de alfabetização, mas ainda existem desafios para que a alfabetização seja universalizada. As desigualdades econômicas e sociais, a diversidade cultural, além da falta de recursos e as dificuldades na formação docente e as resistências às mudanças nas escolas são aspectos que dificultam a progressão da alfabetização. A contribuição de Paulo Freire e Eloisa Matos Hofling destaca a urgência de uma educação inclusiva e transformadora, que garanta acesso equitativo à escola e o direito de alfabetização para todas as crianças. A Constituição Federal de 1988 assegura o direito à educação e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (1996) apregoa o direito à alfabetização, mas as políticas educacionais ainda não conseguem alcançar os resultados traçados no PNE, resultando na ampliação das desigualdades no processo de alfabetização e na sociedade. Além disso, a falta de materiais adequados e a insuficiência de formação de professores prejudicam o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças, especialmente nas comunidades mais vulneráveis. Portanto, é crucial que a alfabetização seja considerada e implementada como política educacional, com investimentos e formação mais qualificada para garantir uma educação de qualidade, promovendo a inclusão e redução das desigualdades sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 07: Políticas públicas e identidade docente."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID955_TB446_30032025221949.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIELE DA SILVA FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIELE"
    "autor_email" => "lucieleefalcao@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120721
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 446
    "inscrito_id" => 955
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "A alfabetização no Brasil tem sido um tema de constante reflexão e análise, tanto no âmbito educacional quanto nas políticas públicas. Desde os primeiros estudos sobre o tema, na década de 1980, com o construtivismo de Piaget e os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, a alfabetização passou a ser vista como um processo ativo e dinâmico.As políticas educacionais, resultantes de movimentos sociais, como o Plano Nacional de Educação (PNE), o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ( PNAIC) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são exemplos de propostas para implementar ações concretas de alfabetização, mas ainda existem desafios para que a alfabetização seja universalizada. As desigualdades econômicas e sociais, a diversidade cultural, além da falta de recursos e as dificuldades na formação docente e as resistências às mudanças nas escolas são aspectos que dificultam a progressão da alfabetização. A contribuição de Paulo Freire e Eloisa Matos Hofling destaca a urgência de uma educação inclusiva e transformadora, que garanta acesso equitativo à escola e o direito de alfabetização para todas as crianças. A Constituição Federal de 1988 assegura o direito à educação e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (1996) apregoa o direito à alfabetização, mas as políticas educacionais ainda não conseguem alcançar os resultados traçados no PNE, resultando na ampliação das desigualdades no processo de alfabetização e na sociedade. Além disso, a falta de materiais adequados e a insuficiência de formação de professores prejudicam o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças, especialmente nas comunidades mais vulneráveis. Portanto, é crucial que a alfabetização seja considerada e implementada como política educacional, com investimentos e formação mais qualificada para garantir uma educação de qualidade, promovendo a inclusão e redução das desigualdades sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 07: Políticas públicas e identidade docente."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID955_TB446_30032025221949.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIELE DA SILVA FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIELE"
    "autor_email" => "lucieleefalcao@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A alfabetização no Brasil tem sido um tema de constante reflexão e análise, tanto no âmbito educacional quanto nas políticas públicas. Desde os primeiros estudos sobre o tema, na década de 1980, com o construtivismo de Piaget e os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, a alfabetização passou a ser vista como um processo ativo e dinâmico.As políticas educacionais, resultantes de movimentos sociais, como o Plano Nacional de Educação (PNE), o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ( PNAIC) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são exemplos de propostas para implementar ações concretas de alfabetização, mas ainda existem desafios para que a alfabetização seja universalizada. As desigualdades econômicas e sociais, a diversidade cultural, além da falta de recursos e as dificuldades na formação docente e as resistências às mudanças nas escolas são aspectos que dificultam a progressão da alfabetização. A contribuição de Paulo Freire e Eloisa Matos Hofling destaca a urgência de uma educação inclusiva e transformadora, que garanta acesso equitativo à escola e o direito de alfabetização para todas as crianças. A Constituição Federal de 1988 assegura o direito à educação e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (1996) apregoa o direito à alfabetização, mas as políticas educacionais ainda não conseguem alcançar os resultados traçados no PNE, resultando na ampliação das desigualdades no processo de alfabetização e na sociedade. Além disso, a falta de materiais adequados e a insuficiência de formação de professores prejudicam o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças, especialmente nas comunidades mais vulneráveis. Portanto, é crucial que a alfabetização seja considerada e implementada como política educacional, com investimentos e formação mais qualificada para garantir uma educação de qualidade, promovendo a inclusão e redução das desigualdades sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.