A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DOS CLÁSSICOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120554 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 891 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DOS CLÁSSICOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O ensino da Educação Física sistematizada, no Brasil, converge com a transição de uma sociedade escravagista para o modo de produção capitalista, cujas influências estavam ancoradas nos princípios positivistas das ciências médicas e militares. Durante seu percurso histórico, essa influência e a própria identidade da Educação Física escolar passaram a ser questionadas - possibilitando outras configurações teóricas com base na psicologia, sociologia, pedagogia e filosofia, constituindo diferentes dimensões do pensamento pedagógico da Educação Física escolar brasileira. Via de regra, tais conteúdos são trabalhados nos cursos de graduação, mas pela dinâmica de tempo e espaço curricular, não são aprofundados. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar um Projeto de Ensino que está sendo desenvolvido no curso de Educação Física, principalmente entre os discentes vinculados ao PIBID da Unipampa e que se propõe a ler, refletir, discutir e analisar os principais clássicos que deram origem às abordagens teóricas mais relevantes da Educação Física, mas principalmente, esse constructo busca defender o conhecimento, análise e compreensão do pensamento pedagógico a área, como fundamental no exercício da docência. Destarte, a partir de uma revisão bibliográfica, discorremos sobre as principais abordagens, refletindo sobre a suas características, referências teóricas, relações entre educação e Educação Física, projeto histórico e projeto de escolarização que cada uma defende, possibilitando aos professores em formação conhecer, questionar, se aproximar a uma das proposições teóricas, ou ainda, construir novas perspectivas de acordo com as suas expectativas, arcabouço teórico e perspectivas de trabalho. Concluímos que o aprofundamento teórico é indispensável para a práxis educativa, para o trabalho docente e para o entendimento da Educação Física como um componente curricular, indispensável no processo de formação das futuras gerações." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID891_TB212_09032025194126.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLÁUCIA DÁRIA FERREIRA MACHADO" "autor_nome_curto" => "GLÁUCIA" "autor_email" => "glaucia.dfmachado@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120554 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 891 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DOS CLÁSSICOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O ensino da Educação Física sistematizada, no Brasil, converge com a transição de uma sociedade escravagista para o modo de produção capitalista, cujas influências estavam ancoradas nos princípios positivistas das ciências médicas e militares. Durante seu percurso histórico, essa influência e a própria identidade da Educação Física escolar passaram a ser questionadas - possibilitando outras configurações teóricas com base na psicologia, sociologia, pedagogia e filosofia, constituindo diferentes dimensões do pensamento pedagógico da Educação Física escolar brasileira. Via de regra, tais conteúdos são trabalhados nos cursos de graduação, mas pela dinâmica de tempo e espaço curricular, não são aprofundados. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar um Projeto de Ensino que está sendo desenvolvido no curso de Educação Física, principalmente entre os discentes vinculados ao PIBID da Unipampa e que se propõe a ler, refletir, discutir e analisar os principais clássicos que deram origem às abordagens teóricas mais relevantes da Educação Física, mas principalmente, esse constructo busca defender o conhecimento, análise e compreensão do pensamento pedagógico a área, como fundamental no exercício da docência. Destarte, a partir de uma revisão bibliográfica, discorremos sobre as principais abordagens, refletindo sobre a suas características, referências teóricas, relações entre educação e Educação Física, projeto histórico e projeto de escolarização que cada uma defende, possibilitando aos professores em formação conhecer, questionar, se aproximar a uma das proposições teóricas, ou ainda, construir novas perspectivas de acordo com as suas expectativas, arcabouço teórico e perspectivas de trabalho. Concluímos que o aprofundamento teórico é indispensável para a práxis educativa, para o trabalho docente e para o entendimento da Educação Física como um componente curricular, indispensável no processo de formação das futuras gerações." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID891_TB212_09032025194126.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLÁUCIA DÁRIA FERREIRA MACHADO" "autor_nome_curto" => "GLÁUCIA" "autor_email" => "glaucia.dfmachado@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }