AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DOCENTE: IDENTIDADES EM CENA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120500 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 143 "inscrito_id" => 397 "titulo" => "AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DOCENTE: IDENTIDADES EM CENA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar a constituição identitária docente, a partir de uma análise documental das legislações que orientam a formação e atuação de professores. Considerando a identidade profissional docente como um processo dinâmico e socialmente construído, adotou-se como referencial teórico a perspectiva de Dubar (1997), Pimenta (2000, 2009) e Nóvoa (1992). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com abordagem documental, sendo analisados documentos normativos nacionais, tais como a Resolução CNE/CP nº 02/2015, Resolução CNE/CP nº 02/2019 e a Resolução CNE/CP nº 04/2024. A análise evidenciou que as resoluções desempenham um papel fundamental na configuração do perfil docente ao estabelecerem parâmetros e exigências que interferem diretamente na formação inicial e continuada, entretanto, a legislação mostra-se isenta no tocante em relação a construção identitária docente e o que se espera dessa identidade. Indica-se que a identidade docente é construída a partir de um diálogo constante entre as exigências institucionais e a experiência prática, revelando a importância de políticas que valorizem a profissão e promovam condições adequadas de trabalho. Conclui-se que a formação identitária do docente não se limita a processos individuais, mas está profundamente relacionada ao contexto social e normativo no qual ele está inserido, destacando-se a necessidade de políticas que fortaleçam a autonomia e a valorização profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 07: Políticas públicas e identidade docente." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID397_TB143_07032025151928.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA DE VALÖIS VELOSO BENELI" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoriadvalois@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120500 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 143 "inscrito_id" => 397 "titulo" => "AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DOCENTE: IDENTIDADES EM CENA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar a constituição identitária docente, a partir de uma análise documental das legislações que orientam a formação e atuação de professores. Considerando a identidade profissional docente como um processo dinâmico e socialmente construído, adotou-se como referencial teórico a perspectiva de Dubar (1997), Pimenta (2000, 2009) e Nóvoa (1992). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com abordagem documental, sendo analisados documentos normativos nacionais, tais como a Resolução CNE/CP nº 02/2015, Resolução CNE/CP nº 02/2019 e a Resolução CNE/CP nº 04/2024. A análise evidenciou que as resoluções desempenham um papel fundamental na configuração do perfil docente ao estabelecerem parâmetros e exigências que interferem diretamente na formação inicial e continuada, entretanto, a legislação mostra-se isenta no tocante em relação a construção identitária docente e o que se espera dessa identidade. Indica-se que a identidade docente é construída a partir de um diálogo constante entre as exigências institucionais e a experiência prática, revelando a importância de políticas que valorizem a profissão e promovam condições adequadas de trabalho. Conclui-se que a formação identitária do docente não se limita a processos individuais, mas está profundamente relacionada ao contexto social e normativo no qual ele está inserido, destacando-se a necessidade de políticas que fortaleçam a autonomia e a valorização profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 07: Políticas públicas e identidade docente." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID397_TB143_07032025151928.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA DE VALÖIS VELOSO BENELI" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoriadvalois@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }