ENSINO E CULTURAS DO VALE DO TAQUARI: PROJETO INTERDISCIPLINAR
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120777 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 528 "inscrito_id" => 1141 "titulo" => "ENSINO E CULTURAS DO VALE DO TAQUARI: PROJETO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "O artigo aborda o projeto de extensão Arqueólogo por um Dia: Ações de Educação Patrimonial realizado em 2024 nas regiões do Vale do Taquari, Serra Gaúcha e Vale do Rio Pardo, com o objetivo de promover a Educação Patrimonial e a Arqueologia nas escolas. A proposta principal foi integrar práticas interdisciplinares envolvendo professores de diferentes áreas do conhecimento, visando à valorização do patrimônio histórico cultural. Os procedimentos metodológicos compreendem duas etapas: primeiro, realizou-se um levantamento teórico com base nas abordagens qualitativa e quantitativa, a partir da produção de autores nos campos da Educação Patrimonial e Arqueologia, como Pinto (2022), Scifoni (2022) e Funari (2006), a fim de contextualizar o tema e destacar a importância da interdisciplinaridade no processo educativo. Na segunda etapa, foram analisados os dados de questionários endereçados aos professores participantes, com uma interpretação baseada em amostragem percentual, identificando a percepção e práticas pedagógicas desses profissionais em relação à integração das possibilidades interpretativas inerentes ao Patrimônio Histórico e Cultural. Os resultados evidenciaram o potencial da Educação Patrimonial como ferramenta para promover uma aprendizagem significativa, além de destacar a relevância do trabalho interdisciplinar na valorização do patrimônio cultural nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1141_TB528_17022025165934.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIAN EDUARDO DIEDRICH" "autor_nome_curto" => "RIAN" "autor_email" => "rian1.0diedrich@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120777 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 528 "inscrito_id" => 1141 "titulo" => "ENSINO E CULTURAS DO VALE DO TAQUARI: PROJETO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "O artigo aborda o projeto de extensão Arqueólogo por um Dia: Ações de Educação Patrimonial realizado em 2024 nas regiões do Vale do Taquari, Serra Gaúcha e Vale do Rio Pardo, com o objetivo de promover a Educação Patrimonial e a Arqueologia nas escolas. A proposta principal foi integrar práticas interdisciplinares envolvendo professores de diferentes áreas do conhecimento, visando à valorização do patrimônio histórico cultural. Os procedimentos metodológicos compreendem duas etapas: primeiro, realizou-se um levantamento teórico com base nas abordagens qualitativa e quantitativa, a partir da produção de autores nos campos da Educação Patrimonial e Arqueologia, como Pinto (2022), Scifoni (2022) e Funari (2006), a fim de contextualizar o tema e destacar a importância da interdisciplinaridade no processo educativo. Na segunda etapa, foram analisados os dados de questionários endereçados aos professores participantes, com uma interpretação baseada em amostragem percentual, identificando a percepção e práticas pedagógicas desses profissionais em relação à integração das possibilidades interpretativas inerentes ao Patrimônio Histórico e Cultural. Os resultados evidenciaram o potencial da Educação Patrimonial como ferramenta para promover uma aprendizagem significativa, além de destacar a relevância do trabalho interdisciplinar na valorização do patrimônio cultural nas escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1141_TB528_17022025165934.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIAN EDUARDO DIEDRICH" "autor_nome_curto" => "RIAN" "autor_email" => "rian1.0diedrich@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }