Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO NOTURNO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O processo de democratização da educação tem provocado intensas transformações no Ensino Superior, contemplando a ampliação de vagas em cursos oferecidos nas instituições públicas. No entanto, o sucesso na universidade não se restringe à oferta de vagas, refere-se também à permanência e à conclusão dos requisitos curriculares do curso. Estudos de Franco (2016; 2019) e de Zitkoski (2015; 2019; 2021) têm servido de baliza para tal investigação, ao tratar sobre contextos emergentes nas universidades. Desta forma, o objetivo principal desta pesquisa é analisar a implementação do curso noturno de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da caracterização do perfil e situação acadêmica do estudante, das adaptações curriculares necessárias e da compreensão dos motivos de retenção e evasão. Trata-se de uma pesquisa exploratória que utiliza o Estudo de Caso como estratégia de investigação, cujo campo de investigação é o curso noturno de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS, em processo de implementação desde 2024/1. A pesquisa encontra-se em andamento, por isso até o momento os procedimentos de produção de dados foram questionário semiestruturado para caracterização do perfil demográfico do ingressante, análise documental do histórico escolar dos estudantes e questionário com perguntas abertas sobre suas necessidades em relação ao seu percurso no curso. Como resultados preliminares, identifica-se que o perfil dos ingressantes no curso noturno, em sua maioria, é do sexo feminino, com formação básica em escola pública e trabalhadores. A conciliação entre estudo e trabalho e a adaptação curricular e o tempo de duração do curso são possíveis indicadores de retenção e evasão.

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