DA BNCC AO DOC: A NOVA RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS
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A investigação está vinculada ao projeto Guarda Chuva - Pesquisa implicada e aplicada em Políticas Públicas e Gestão Educacional, buscando, através desta, compreender como as escolas municipais de Santa Maria/RS se organizaram para atender a nova reconfiguração curricular, implementada a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe uma transformação significativa no ensino básico brasileiro, visando garantir uma formação mais equitativa e de qualidade para todos os estudantes, A nova reorganização do currículo no município, estabeleceu o Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC/RS), que fundamentado pela BNCC, institui um currículo mais flexível, orientando que as escolas adaptem os conteúdos e as práticas pedagógicas ao contexto local, sem perder de vista os princípios de universalidade e igualdade de oportunidades. O estudo está fundamentado numa pesquisa-ação de abordagem qualitativa, usando como técnica de tratamento dos dados a análise de conteúdo com fundamento em Bardin (2011). O referencial teórico está organizado com base em autores renomados na área do currículo, como Arroyo (2011), Goodson (1998) e Silva (2005). Os resultados apontados pela investigação evidenciam os desafios da implementação curricular, como a formação dos professores, a adequação das infraestruturas escolares e a resistência a mudanças, apontando a necessidade de um acompanhamento contínuo e de políticas públicas eficazes para garantir o sucesso da reconfiguração curricular." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo." 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