Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

DA BNCC AO DOC: A NOVA RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120718
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 439
    "inscrito_id" => 107
    "titulo" => "DA BNCC AO DOC: A NOVA RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS"
    "resumo" => "O presente recorte de pesquisa, advém do estudo realizado no decorrer do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). A investigação está vinculada ao projeto Guarda Chuva - Pesquisa implicada e aplicada em Políticas Públicas e Gestão Educacional, buscando, através desta, compreender como as escolas municipais de Santa Maria/RS se organizaram para atender a nova reconfiguração curricular, implementada a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe uma transformação significativa no ensino básico brasileiro, visando garantir uma formação mais equitativa e de qualidade para todos os estudantes, A nova reorganização do currículo no município, estabeleceu o Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC/RS), que fundamentado pela BNCC, institui um currículo mais flexível, orientando que as escolas adaptem os conteúdos e as práticas pedagógicas ao contexto local, sem perder de vista os princípios de universalidade e igualdade de oportunidades. O estudo está fundamentado numa pesquisa-ação de abordagem qualitativa, usando como técnica de tratamento dos dados a análise de conteúdo com fundamento em Bardin (2011). O referencial teórico está organizado com base em autores renomados na área do currículo, como Arroyo (2011), Goodson (1998) e Silva (2005). Os resultados apontados pela investigação evidenciam os desafios da implementação curricular, como a formação dos professores, a adequação das infraestruturas escolares e a resistência a mudanças, apontando a necessidade de um acompanhamento contínuo e de políticas públicas eficazes para garantir o sucesso da reconfiguração curricular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID107_TB439_09032025141659.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ FAGUNDES BICA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "beatrizbica.28@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120718
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 439
    "inscrito_id" => 107
    "titulo" => "DA BNCC AO DOC: A NOVA RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS"
    "resumo" => "O presente recorte de pesquisa, advém do estudo realizado no decorrer do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). A investigação está vinculada ao projeto Guarda Chuva - Pesquisa implicada e aplicada em Políticas Públicas e Gestão Educacional, buscando, através desta, compreender como as escolas municipais de Santa Maria/RS se organizaram para atender a nova reconfiguração curricular, implementada a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe uma transformação significativa no ensino básico brasileiro, visando garantir uma formação mais equitativa e de qualidade para todos os estudantes, A nova reorganização do currículo no município, estabeleceu o Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC/RS), que fundamentado pela BNCC, institui um currículo mais flexível, orientando que as escolas adaptem os conteúdos e as práticas pedagógicas ao contexto local, sem perder de vista os princípios de universalidade e igualdade de oportunidades. O estudo está fundamentado numa pesquisa-ação de abordagem qualitativa, usando como técnica de tratamento dos dados a análise de conteúdo com fundamento em Bardin (2011). O referencial teórico está organizado com base em autores renomados na área do currículo, como Arroyo (2011), Goodson (1998) e Silva (2005). Os resultados apontados pela investigação evidenciam os desafios da implementação curricular, como a formação dos professores, a adequação das infraestruturas escolares e a resistência a mudanças, apontando a necessidade de um acompanhamento contínuo e de políticas públicas eficazes para garantir o sucesso da reconfiguração curricular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID107_TB439_09032025141659.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ FAGUNDES BICA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "beatrizbica.28@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O presente recorte de pesquisa, advém do estudo realizado no decorrer do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). A investigação está vinculada ao projeto Guarda Chuva - Pesquisa implicada e aplicada em Políticas Públicas e Gestão Educacional, buscando, através desta, compreender como as escolas municipais de Santa Maria/RS se organizaram para atender a nova reconfiguração curricular, implementada a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe uma transformação significativa no ensino básico brasileiro, visando garantir uma formação mais equitativa e de qualidade para todos os estudantes, A nova reorganização do currículo no município, estabeleceu o Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC/RS), que fundamentado pela BNCC, institui um currículo mais flexível, orientando que as escolas adaptem os conteúdos e as práticas pedagógicas ao contexto local, sem perder de vista os princípios de universalidade e igualdade de oportunidades. O estudo está fundamentado numa pesquisa-ação de abordagem qualitativa, usando como técnica de tratamento dos dados a análise de conteúdo com fundamento em Bardin (2011). O referencial teórico está organizado com base em autores renomados na área do currículo, como Arroyo (2011), Goodson (1998) e Silva (2005). Os resultados apontados pela investigação evidenciam os desafios da implementação curricular, como a formação dos professores, a adequação das infraestruturas escolares e a resistência a mudanças, apontando a necessidade de um acompanhamento contínuo e de políticas públicas eficazes para garantir o sucesso da reconfiguração curricular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.