O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120636 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 327 "inscrito_id" => 757 "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES" "resumo" => "A construção da identidade docente é um processo contínuo e dinâmico, desenvolvido a partir das vivências e reflexões ao longo da formação. O futuro professor(a) se molda à medida que integra experiências, desafios e reflexões que influenciam diretamente sua prática pedagógica. Os diferentes contextos e a partir da inserção das práticas realizadas nas escolas, a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e as atividades acadêmicas na universidade, contribuem para o processo de formação da identidade docente. Portanto, o objetivo deste trabalho é relatar/refletir sobre como as vivências em diferentes contextos constroem a identidade na docência. Trata-se de um relato de experiência(s), com abordagem qualitativa. A metodologia utilizada baseia-se na reflexão crítica sobre essas experiências, analisando como elas provocam transformações no entendimento e nas escolhas do(a) futuro(a) docente. Os resultados indicam que ser professor(a) é um processo de constante adaptação e aprendizado, no qual a identidade docente não é algo fixo, mas um processo em contínua formação, moldado pelas experiências vividas. Cada vivência oferece uma oportunidade de repensar concepções, adaptar estratégias e fortalecer o compromisso com a docência, promovendo o amadurecimento pessoal e profissional. Conclui-se que as experiências, tanto práticas quanto teóricas, aliadas às reflexões que elas geram, são fundamentais para o crescimento e amadurecimento do futuro docente. Através dessas experiências, aprende-se a lidar com os desafios da profissão, a reconhecer a importância da aprendizagem constante e a construir uma prática docente mais consciente e sensível. Esse processo ressalta que ser professor é muito mais do que uma função; trata-se de um caminho de transformação pessoal e profissional, impulsionado pela capacidade de aprender com cada vivência." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID757_TB327_10032025235009.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN CARVALHO RECOBA" "autor_nome_curto" => "EVELYN" "autor_email" => "evelynrecoba.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120636 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 327 "inscrito_id" => 757 "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES" "resumo" => "A construção da identidade docente é um processo contínuo e dinâmico, desenvolvido a partir das vivências e reflexões ao longo da formação. O futuro professor(a) se molda à medida que integra experiências, desafios e reflexões que influenciam diretamente sua prática pedagógica. Os diferentes contextos e a partir da inserção das práticas realizadas nas escolas, a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e as atividades acadêmicas na universidade, contribuem para o processo de formação da identidade docente. Portanto, o objetivo deste trabalho é relatar/refletir sobre como as vivências em diferentes contextos constroem a identidade na docência. Trata-se de um relato de experiência(s), com abordagem qualitativa. A metodologia utilizada baseia-se na reflexão crítica sobre essas experiências, analisando como elas provocam transformações no entendimento e nas escolhas do(a) futuro(a) docente. Os resultados indicam que ser professor(a) é um processo de constante adaptação e aprendizado, no qual a identidade docente não é algo fixo, mas um processo em contínua formação, moldado pelas experiências vividas. Cada vivência oferece uma oportunidade de repensar concepções, adaptar estratégias e fortalecer o compromisso com a docência, promovendo o amadurecimento pessoal e profissional. Conclui-se que as experiências, tanto práticas quanto teóricas, aliadas às reflexões que elas geram, são fundamentais para o crescimento e amadurecimento do futuro docente. Através dessas experiências, aprende-se a lidar com os desafios da profissão, a reconhecer a importância da aprendizagem constante e a construir uma prática docente mais consciente e sensível. Esse processo ressalta que ser professor é muito mais do que uma função; trata-se de um caminho de transformação pessoal e profissional, impulsionado pela capacidade de aprender com cada vivência." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID757_TB327_10032025235009.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN CARVALHO RECOBA" "autor_nome_curto" => "EVELYN" "autor_email" => "evelynrecoba.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }