MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES: PROJETO DE INTEGRAÇÃO E REFLEXÃO PROFISSIONAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120686 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 396 "inscrito_id" => 1229 "titulo" => "MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES: PROJETO DE INTEGRAÇÃO E REFLEXÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "Este texto relata a experiência de um projeto desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador do curso de Licenciatura em Matemática da URI – campus Santo Ângelo/RS, vinculado ao Programa Professor do Amanhã e ao PIBID. A ação envolveu duas acadêmicas, o professor da disciplina, a coordenação e a supervisora do PIBID, além de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino. O projeto “Matemática nas Profissões” teve como objetivo demonstrar a aplicação da matemática em diversas carreiras e auxiliar os alunos do 3º ano do ensino médio a refletirem sobre suas futuras escolhas profissionais. Esta ação foi realizada no segundo semestre de 2024, entre os meses de outubro e dezembro. A iniciativa partiu da observação, do diagnóstico e do diálogo com a professora supervisora, que também é regente da turma, sobre suas demandas. O projeto surgiu a partir da constatação de que muitos alunos chegam ao final do ensino médio sem clareza sobre suas escolhas acadêmicas e profissionais. Dessa forma, a proposta foi estruturada para aproximar a matemática da realidade dos estudantes, demonstrando sua relevância prática e incentivando-os a explorarem carreiras na área. A metodologia adotada incluiu etapas de planejamento, execução e reflexão, com atividades interativas e uma roda de conversa para discutir os aprendizados. O recurso utilizado, refere-se a plataforma Wordwall, empregada na criação de atividades interativas, como jogos de perguntas e respostas. Durante a atividade, os alunos identificaram a importância dos fundamentos da matemática para as diferentes profissões. Os resultados mostram que o projeto atingiu seu objetivo ao incentivar os alunos a analisar a matemática de forma crítica, percebê-la de maneira mais concreta e compreender suas aplicações em diversas áreas. Além disso, proporcionou às acadêmicas envolvidas uma experiência prática no desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1229_TB396_10032025185751.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE PEDROSO STE" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anacpsteinhaus@aluno.santoangelo.uri.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120686 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 396 "inscrito_id" => 1229 "titulo" => "MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES: PROJETO DE INTEGRAÇÃO E REFLEXÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "Este texto relata a experiência de um projeto desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador do curso de Licenciatura em Matemática da URI – campus Santo Ângelo/RS, vinculado ao Programa Professor do Amanhã e ao PIBID. A ação envolveu duas acadêmicas, o professor da disciplina, a coordenação e a supervisora do PIBID, além de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino. O projeto “Matemática nas Profissões” teve como objetivo demonstrar a aplicação da matemática em diversas carreiras e auxiliar os alunos do 3º ano do ensino médio a refletirem sobre suas futuras escolhas profissionais. Esta ação foi realizada no segundo semestre de 2024, entre os meses de outubro e dezembro. A iniciativa partiu da observação, do diagnóstico e do diálogo com a professora supervisora, que também é regente da turma, sobre suas demandas. O projeto surgiu a partir da constatação de que muitos alunos chegam ao final do ensino médio sem clareza sobre suas escolhas acadêmicas e profissionais. Dessa forma, a proposta foi estruturada para aproximar a matemática da realidade dos estudantes, demonstrando sua relevância prática e incentivando-os a explorarem carreiras na área. A metodologia adotada incluiu etapas de planejamento, execução e reflexão, com atividades interativas e uma roda de conversa para discutir os aprendizados. O recurso utilizado, refere-se a plataforma Wordwall, empregada na criação de atividades interativas, como jogos de perguntas e respostas. Durante a atividade, os alunos identificaram a importância dos fundamentos da matemática para as diferentes profissões. Os resultados mostram que o projeto atingiu seu objetivo ao incentivar os alunos a analisar a matemática de forma crítica, percebê-la de maneira mais concreta e compreender suas aplicações em diversas áreas. Além disso, proporcionou às acadêmicas envolvidas uma experiência prática no desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1229_TB396_10032025185751.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE PEDROSO STE" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anacpsteinhaus@aluno.santoangelo.uri.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }