Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES: PROJETO DE INTEGRAÇÃO E REFLEXÃO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120686
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 396
    "inscrito_id" => 1229
    "titulo" => "MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES: PROJETO DE INTEGRAÇÃO E REFLEXÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Este texto relata a experiência de um projeto desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador do curso de Licenciatura em Matemática da URI – campus Santo Ângelo/RS, vinculado ao Programa Professor do Amanhã e ao PIBID. A ação envolveu duas acadêmicas, o professor da disciplina, a coordenação e a supervisora do PIBID, além de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino. O projeto “Matemática nas Profissões” teve como objetivo demonstrar a aplicação da matemática em diversas carreiras e auxiliar os alunos do 3º ano do ensino médio a refletirem sobre suas futuras escolhas profissionais. Esta ação foi realizada no segundo semestre de 2024, entre os meses de outubro e dezembro. A iniciativa partiu da observação, do diagnóstico e do diálogo com a professora supervisora, que também é regente da turma, sobre suas demandas. O projeto surgiu a partir da constatação de que muitos alunos chegam ao final do ensino médio sem clareza sobre suas escolhas acadêmicas e profissionais. Dessa forma, a proposta foi estruturada para aproximar a matemática da realidade dos estudantes, demonstrando sua relevância prática e incentivando-os a explorarem carreiras na área. A metodologia adotada incluiu etapas de planejamento, execução e reflexão, com atividades interativas e uma roda de conversa para discutir os aprendizados. O recurso utilizado, refere-se a plataforma Wordwall, empregada na criação de atividades interativas, como jogos de perguntas e respostas. Durante a atividade, os alunos identificaram a importância dos fundamentos da matemática para as diferentes profissões. Os resultados mostram que o projeto atingiu seu objetivo ao incentivar os alunos a analisar a matemática de forma crítica, percebê-la de maneira mais concreta e compreender suas aplicações em diversas áreas. Além disso, proporcionou às acadêmicas envolvidas uma experiência prática no desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1229_TB396_10032025185751.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINE PEDROSO STE"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anacpsteinhaus@aluno.santoangelo.uri.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120686
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 396
    "inscrito_id" => 1229
    "titulo" => "MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES: PROJETO DE INTEGRAÇÃO E REFLEXÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Este texto relata a experiência de um projeto desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador do curso de Licenciatura em Matemática da URI – campus Santo Ângelo/RS, vinculado ao Programa Professor do Amanhã e ao PIBID. A ação envolveu duas acadêmicas, o professor da disciplina, a coordenação e a supervisora do PIBID, além de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino. O projeto “Matemática nas Profissões” teve como objetivo demonstrar a aplicação da matemática em diversas carreiras e auxiliar os alunos do 3º ano do ensino médio a refletirem sobre suas futuras escolhas profissionais. Esta ação foi realizada no segundo semestre de 2024, entre os meses de outubro e dezembro. A iniciativa partiu da observação, do diagnóstico e do diálogo com a professora supervisora, que também é regente da turma, sobre suas demandas. O projeto surgiu a partir da constatação de que muitos alunos chegam ao final do ensino médio sem clareza sobre suas escolhas acadêmicas e profissionais. Dessa forma, a proposta foi estruturada para aproximar a matemática da realidade dos estudantes, demonstrando sua relevância prática e incentivando-os a explorarem carreiras na área. A metodologia adotada incluiu etapas de planejamento, execução e reflexão, com atividades interativas e uma roda de conversa para discutir os aprendizados. O recurso utilizado, refere-se a plataforma Wordwall, empregada na criação de atividades interativas, como jogos de perguntas e respostas. Durante a atividade, os alunos identificaram a importância dos fundamentos da matemática para as diferentes profissões. Os resultados mostram que o projeto atingiu seu objetivo ao incentivar os alunos a analisar a matemática de forma crítica, percebê-la de maneira mais concreta e compreender suas aplicações em diversas áreas. Além disso, proporcionou às acadêmicas envolvidas uma experiência prática no desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1229_TB396_10032025185751.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINE PEDROSO STE"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anacpsteinhaus@aluno.santoangelo.uri.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este texto relata a experiência de um projeto desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador do curso de Licenciatura em Matemática da URI – campus Santo Ângelo/RS, vinculado ao Programa Professor do Amanhã e ao PIBID. A ação envolveu duas acadêmicas, o professor da disciplina, a coordenação e a supervisora do PIBID, além de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de ensino. O projeto “Matemática nas Profissões” teve como objetivo demonstrar a aplicação da matemática em diversas carreiras e auxiliar os alunos do 3º ano do ensino médio a refletirem sobre suas futuras escolhas profissionais. Esta ação foi realizada no segundo semestre de 2024, entre os meses de outubro e dezembro. A iniciativa partiu da observação, do diagnóstico e do diálogo com a professora supervisora, que também é regente da turma, sobre suas demandas. O projeto surgiu a partir da constatação de que muitos alunos chegam ao final do ensino médio sem clareza sobre suas escolhas acadêmicas e profissionais. Dessa forma, a proposta foi estruturada para aproximar a matemática da realidade dos estudantes, demonstrando sua relevância prática e incentivando-os a explorarem carreiras na área. A metodologia adotada incluiu etapas de planejamento, execução e reflexão, com atividades interativas e uma roda de conversa para discutir os aprendizados. O recurso utilizado, refere-se a plataforma Wordwall, empregada na criação de atividades interativas, como jogos de perguntas e respostas. Durante a atividade, os alunos identificaram a importância dos fundamentos da matemática para as diferentes profissões. Os resultados mostram que o projeto atingiu seu objetivo ao incentivar os alunos a analisar a matemática de forma crítica, percebê-la de maneira mais concreta e compreender suas aplicações em diversas áreas. Além disso, proporcionou às acadêmicas envolvidas uma experiência prática no desenvolvimento de estratégias pedagógicas inovadoras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.