VIVÊNCIAS NO PIBID: UM OLHAR DO INGRESSO À CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120657 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 734 "titulo" => "VIVÊNCIAS NO PIBID: UM OLHAR DO INGRESSO À CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da primeira autora enquanto bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desde o ingresso até a conclusão do curso de Licenciatura em Matemática. A primeira participação ocorreu em 2021, no início da graduação, em um contexto remoto devido à pandemia da COVID-19, o que trouxe desafios relacionados à interação, à elaboração de tarefas e à adaptação ao ensino online. Já a segunda experiência, em 2024, ocorreu no final da graduação, sendo totalmente presencial, o que possibilitou uma interação direta e uma melhor compreensão sobre o processo de ensino e de aprendizagem. A comparação entre essas duas fases destaca a importância do PIBID na construção da identidade docente, oferecendo aos licenciandos a oportunidade de vivenciar diferentes contextos educacionais e aprimorar suas práticas. Os resultados indicam que o programa desempenha um papel importante na formação de professores mais preparados para enfrentar os desafios da Educação Básica, uma vez que neste subprojeto do PIBID, os licenciandos têm a oportunidade de explorar métodos de ensino diferenciados, o que os ajuda a desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades do cotidiano escolar e a adaptar suas abordagens. Ao longo da participação, as discussões sobre tarefas e metodologias a serem utilizadas em sala de aula são alguns dos aspectos fundamentais para incentivar o pensamento criativo, desafiando os licenciandos a buscar estratégias para atender às especificidades dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID734_TB352_10032025210309.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIMARA MIKIETA DE PAULA" "autor_nome_curto" => "TAIMARA" "autor_email" => "paulataimara888@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120657 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 352 "inscrito_id" => 734 "titulo" => "VIVÊNCIAS NO PIBID: UM OLHAR DO INGRESSO À CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da primeira autora enquanto bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desde o ingresso até a conclusão do curso de Licenciatura em Matemática. A primeira participação ocorreu em 2021, no início da graduação, em um contexto remoto devido à pandemia da COVID-19, o que trouxe desafios relacionados à interação, à elaboração de tarefas e à adaptação ao ensino online. Já a segunda experiência, em 2024, ocorreu no final da graduação, sendo totalmente presencial, o que possibilitou uma interação direta e uma melhor compreensão sobre o processo de ensino e de aprendizagem. A comparação entre essas duas fases destaca a importância do PIBID na construção da identidade docente, oferecendo aos licenciandos a oportunidade de vivenciar diferentes contextos educacionais e aprimorar suas práticas. Os resultados indicam que o programa desempenha um papel importante na formação de professores mais preparados para enfrentar os desafios da Educação Básica, uma vez que neste subprojeto do PIBID, os licenciandos têm a oportunidade de explorar métodos de ensino diferenciados, o que os ajuda a desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades do cotidiano escolar e a adaptar suas abordagens. Ao longo da participação, as discussões sobre tarefas e metodologias a serem utilizadas em sala de aula são alguns dos aspectos fundamentais para incentivar o pensamento criativo, desafiando os licenciandos a buscar estratégias para atender às especificidades dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID734_TB352_10032025210309.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIMARA MIKIETA DE PAULA" "autor_nome_curto" => "TAIMARA" "autor_email" => "paulataimara888@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }