Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

O SILÊNCIO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR FRENTE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O estudo intitulado “O Silêncio da Base Nacional Comum Curricular frente a Educação Ambiental”, apresenta a estruturação da Educação Ambiental, pós instituição da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os entraves que podem ser encontrados pelas escolas, para a aplicação da temática, se considerado a organização da Grade Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo encaminha-se com base de natureza qualitativa, além de documental e bibliográfica, por referir-se à uma análise crítica de um documento regulatório da educação brasileira e, também pela consideração de estudos semelhantes que debatem acerca do tema. Assim, tomando como objeto de pesquisa central, a pesquisa propõe a análise dos conteúdos dentro dos componentes curriculares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Ensino propostos pela da Base Nacional Comum Curricular. Com os resultados encontrados identificou-se que nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, Matemática, História, Geografia, Ensino Religioso e Educação Física, apenas 31 habilidades referentes à Educação Ambiental entre o 1° e o 5° ano do Ensino Fundamental, foram encontrados. Entretanto, algumas delas sem notória referência a Educação Ambiental de forma explícita. Desse modo, um tema considerado pelo próprio documento necessário como transversal e integrador, apresenta inconsistência nos componentes curriculares, devido ao silêncio da sua contemplação. A fragilidade, torna-se uma problemática dentro das instituições de ensino, visto que a Base Nacional Comum Curricular, é balizadora do ensino no Brasil, e não está em consonância com a Lei 9795/99, que delibera sobre a Educação Ambiental para todo os anos e modalidades de ensino no Brasil.

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