A DANÇA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM DANÇAS URBANAS E AVALIAÇÃO CRIATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120779 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 546 "titulo" => "A DANÇA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM DANÇAS URBANAS E AVALIAÇÃO CRIATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo trata de uma proposição do conteúdo das Danças Urbanas no currículo da Educação Física escolar, entendendo a relevância dessas como expressão cultural e como uma ferramenta pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP) dentro no subprojeto Educação Física, utilizando o relato de experiência como metodologia e apoiando-se em registros de memória descritivos e reflexivos de graduandos de Licenciatura m Educação Física que atuaram como residentes. Tal descrição perpassa o andamento de um plano de trabalho para alunos dos 8º e 9º ano do ensino fundamental, construindo em quatro aulas uma cobertura nos âmbitos conceitual, procedimental e atitudinal. Neste contexto, para além de uma proposição de aulas, se construiu uma proposição avaliativa. Sendo este realizado através da criação e registro em vídeo de coreografias baseadas nos conceitos estudados quanto aos estilos de Danças Urbanas, permitindo a experimentação e reflexão sobre os movimentos. O caminho percorrido demonstra a viabilidade do ensino das Danças na escola, desde que haja estudo, planejamento e inovação por parte dos proponentes. Para além disso, como desdobramento, a presente escrita destaca a importância da articulação entre teoria e prática, favorecendo a construção coletiva do conhecimento e a valorização da expressão corporal dos alunos. Ademais, o estudo trabalha ainda a relevância da rede de colaboração profissional para o fortalecimento e aprofundamento do saber teórico convencionado, tornando possível propor ensino com maior profundidade e inclusão dos processos de ensino e aprendizagem de Educação Física." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID546_TB531_12022025181228.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO DIAS LEMOS" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "marcelodlemos42@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120779 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 546 "titulo" => "A DANÇA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COM DANÇAS URBANAS E AVALIAÇÃO CRIATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo trata de uma proposição do conteúdo das Danças Urbanas no currículo da Educação Física escolar, entendendo a relevância dessas como expressão cultural e como uma ferramenta pedagógica. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP) dentro no subprojeto Educação Física, utilizando o relato de experiência como metodologia e apoiando-se em registros de memória descritivos e reflexivos de graduandos de Licenciatura m Educação Física que atuaram como residentes. Tal descrição perpassa o andamento de um plano de trabalho para alunos dos 8º e 9º ano do ensino fundamental, construindo em quatro aulas uma cobertura nos âmbitos conceitual, procedimental e atitudinal. Neste contexto, para além de uma proposição de aulas, se construiu uma proposição avaliativa. Sendo este realizado através da criação e registro em vídeo de coreografias baseadas nos conceitos estudados quanto aos estilos de Danças Urbanas, permitindo a experimentação e reflexão sobre os movimentos. O caminho percorrido demonstra a viabilidade do ensino das Danças na escola, desde que haja estudo, planejamento e inovação por parte dos proponentes. Para além disso, como desdobramento, a presente escrita destaca a importância da articulação entre teoria e prática, favorecendo a construção coletiva do conhecimento e a valorização da expressão corporal dos alunos. Ademais, o estudo trabalha ainda a relevância da rede de colaboração profissional para o fortalecimento e aprofundamento do saber teórico convencionado, tornando possível propor ensino com maior profundidade e inclusão dos processos de ensino e aprendizagem de Educação Física." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID546_TB531_12022025181228.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO DIAS LEMOS" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "marcelodlemos42@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }