A CRISE CLIMÁTICA PELA ÓTICA DA FOTOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DO PIBID/QUÍMICA E BIOLOGIA NA EJA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120675 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 382 "inscrito_id" => 657 "titulo" => "A CRISE CLIMÁTICA PELA ÓTICA DA FOTOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DO PIBID/QUÍMICA E BIOLOGIA NA EJA" "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência de um bolsista do PIBID que participou de um curso de formação em Educação Ambiental (EA) e realizou seu trabalho final na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O relato narra a aplicação de uma Unidade Temática (UT), organizada nos três momentos pedagógicos a partir do uso da fotografia como um recurso didático para a promoção da Alfabetização Científica (AC) dos estudantes, seguindo as premissas da EA crítica. Na modalidade de ensino da EJA, o professor deve buscar junto aos estudantes os assuntos que atendam às suas necessidades e interesses. Nesse contexto, as aulas de ciências são espaços para o desenvolvimento da AC, permitindo ao cidadão adulto em formação compreender os conceitos científicos necessários, o funcionamento da ciência e a integração da Ciência e Tecnologia com a Sociedade e o Ambiente (CTSA). A UT iniciou com a problematização inicial a partir da crise climática e suas consequências na flora e fauna local e global, através de notícias recentes. Em seguida, foi feita a proposta aos estudantes para que fizessem fotografias de algum problema ambiental da sua comunidade ou de uma paisagem que se alterou ao longo do tempo. A organização do conhecimento foi realizada através de uma aula dialogada em que ocorreu a introdução de conceitos fundamentais a respeito do clima, da composição atmosférica e do aquecimento global. Os estudantes levantaram discussões sobre as pessoas em situações de rua, acesso à água potável e políticas públicas. Na aplicação do conhecimento foram levantadas medidas de mobilização a partir da comunidade escolar. Em conclusão, a UT construída indicou o favorecimento do eixo CTSA, ou seja, os estudantes conseguiram elaborar, a partir dos conhecimentos científicos, reflexões acerca das problemáticas socioambientais no contexto de suas realidades." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID657_TB382_09032025182450.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS FRANCISCO GOMES HONORATO" "autor_nome_curto" => "MATHEUS HONORAT" "autor_email" => "matheusgomesufrgs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120675 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 382 "inscrito_id" => 657 "titulo" => "A CRISE CLIMÁTICA PELA ÓTICA DA FOTOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DO PIBID/QUÍMICA E BIOLOGIA NA EJA" "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência de um bolsista do PIBID que participou de um curso de formação em Educação Ambiental (EA) e realizou seu trabalho final na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O relato narra a aplicação de uma Unidade Temática (UT), organizada nos três momentos pedagógicos a partir do uso da fotografia como um recurso didático para a promoção da Alfabetização Científica (AC) dos estudantes, seguindo as premissas da EA crítica. Na modalidade de ensino da EJA, o professor deve buscar junto aos estudantes os assuntos que atendam às suas necessidades e interesses. Nesse contexto, as aulas de ciências são espaços para o desenvolvimento da AC, permitindo ao cidadão adulto em formação compreender os conceitos científicos necessários, o funcionamento da ciência e a integração da Ciência e Tecnologia com a Sociedade e o Ambiente (CTSA). A UT iniciou com a problematização inicial a partir da crise climática e suas consequências na flora e fauna local e global, através de notícias recentes. Em seguida, foi feita a proposta aos estudantes para que fizessem fotografias de algum problema ambiental da sua comunidade ou de uma paisagem que se alterou ao longo do tempo. A organização do conhecimento foi realizada através de uma aula dialogada em que ocorreu a introdução de conceitos fundamentais a respeito do clima, da composição atmosférica e do aquecimento global. Os estudantes levantaram discussões sobre as pessoas em situações de rua, acesso à água potável e políticas públicas. Na aplicação do conhecimento foram levantadas medidas de mobilização a partir da comunidade escolar. Em conclusão, a UT construída indicou o favorecimento do eixo CTSA, ou seja, os estudantes conseguiram elaborar, a partir dos conhecimentos científicos, reflexões acerca das problemáticas socioambientais no contexto de suas realidades." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID657_TB382_09032025182450.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS FRANCISCO GOMES HONORATO" "autor_nome_curto" => "MATHEUS HONORAT" "autor_email" => "matheusgomesufrgs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }