CRIAÇÃO DE EBOOKS TEMÁTICOS SOBRE DIREITOS HUMANOS: UMA PROPOSTA FORMATIVA COM PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120481 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 685 "titulo" => "CRIAÇÃO DE EBOOKS TEMÁTICOS SOBRE DIREITOS HUMANOS: UMA PROPOSTA FORMATIVA COM PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar a atividade “Criação de ebooks temáticos sobre Direitos Humanos”, que fez parte do Subprojeto Letras - Espanhol/Inglês do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), edital nº 23/2022. Os participantes foram pibidianos do curso de Letras-Inglês, juntamente com a professora supervisora do subprojeto e estudantes do ensino médio de uma escola pública periférica. A iniciativa promoveu um espaço de construção coletiva de conhecimentos, alinhando o ensino de Língua Inglesa ao letramento crítico e à formação cidadã, bem como, de registros das ações desenvolvidas ao longo do subprojeto. Os estudantes exploraram questões como diversidade, equidade de gênero, racismo e o direito aos estudos. Alguns princípios da abordagem teórica foram a formação docente de António Nóvoa e o diálogo crítico como caminho para a transformação social de Paulo Freire. Para a metodologia, utilizamos a pesquisa narrativa de Jean Clandinin e Michael Connelly, os quais consideram o narrar como um caminho para uma compreensão da experiência. Como resultados, salientamos que o subprojeto foi um espaço de imersão pedagógica fundamental, permitindo que os futuros professores aprendessem com e sobre o ensino de Língua Inglesa. Além disso, a produção de ebooks incorporou a perspectiva do letramento crítico, desafiando os participantes a compreenderem e a transformarem as relações de poder que permeiam os discursos sociais. A ação contribuiu para o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradas e colaborativas, as quais ajudaram na formação de sujeitos mais críticos e engajados com os Direitos Humanos. Nesse cenário, o PIBID se destaca como uma política pública essencial, proporcionando aos professores um processo formativo baseado no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID685_TB112_06032025210353.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA GARCIA GUERREIRO GOWERT" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "guerreironati@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120481 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 685 "titulo" => "CRIAÇÃO DE EBOOKS TEMÁTICOS SOBRE DIREITOS HUMANOS: UMA PROPOSTA FORMATIVA COM PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar a atividade “Criação de ebooks temáticos sobre Direitos Humanos”, que fez parte do Subprojeto Letras - Espanhol/Inglês do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), edital nº 23/2022. Os participantes foram pibidianos do curso de Letras-Inglês, juntamente com a professora supervisora do subprojeto e estudantes do ensino médio de uma escola pública periférica. A iniciativa promoveu um espaço de construção coletiva de conhecimentos, alinhando o ensino de Língua Inglesa ao letramento crítico e à formação cidadã, bem como, de registros das ações desenvolvidas ao longo do subprojeto. Os estudantes exploraram questões como diversidade, equidade de gênero, racismo e o direito aos estudos. Alguns princípios da abordagem teórica foram a formação docente de António Nóvoa e o diálogo crítico como caminho para a transformação social de Paulo Freire. Para a metodologia, utilizamos a pesquisa narrativa de Jean Clandinin e Michael Connelly, os quais consideram o narrar como um caminho para uma compreensão da experiência. Como resultados, salientamos que o subprojeto foi um espaço de imersão pedagógica fundamental, permitindo que os futuros professores aprendessem com e sobre o ensino de Língua Inglesa. Além disso, a produção de ebooks incorporou a perspectiva do letramento crítico, desafiando os participantes a compreenderem e a transformarem as relações de poder que permeiam os discursos sociais. A ação contribuiu para o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradas e colaborativas, as quais ajudaram na formação de sujeitos mais críticos e engajados com os Direitos Humanos. Nesse cenário, o PIBID se destaca como uma política pública essencial, proporcionando aos professores um processo formativo baseado no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID685_TB112_06032025210353.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATÁLIA GARCIA GUERREIRO GOWERT" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA" "autor_email" => "guerreironati@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }