Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA COMO RECURSO EDUCACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES VIA PIBID

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a utilização do software Geogebra e suas funcionalidades. O Geogebra destaca-se por ser dinâmico e interativo permitindo a visualização e manipulação das figuras geométricas, exploração de conceitos de álgebra, geometria, cálculo e estatística. Esse uso, para áreas que vão desde a Educação Básica ao Ensino Superior, como elemento que compõe o conjunto de recursos educacionais didáticos (RED) se justifica, dada a cultura existente, considerando a complexidade da matemática e a contribuição significativa para docentes e futuros docentes. Essa escolha entre as tecnologias digitais delimita uma atividade realizada dentro das tarefas de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, 2024) que atuam em uma escola do Ensino Médio, no interior do Rio Grande do Sul (RS). A opção ocorreu, visto que o Geogebra tem uma interface amigável e colabora com os estudos realizados por discentes em fase inicial no curso de Licenciatura em Matemática. Para nortear a pesquisa, o estudo realizado obedeceu as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018, 2020). A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, por meio de palavras-chave para a realização da coleta de artigos, por meio do Google Acadêmico no período de 2020 até 2024, caracterizando uma pesquisa documental. Foram eleitos critérios para essa busca, considerando a etapa do Ensino Médio, o ensino de matemática e o uso do Geogebra, a formação de professores no contexto do PIBID. Resultados prévios permitem considerar o uso do Geogebra como um facilitador na compreensão de conceitos abstratos, oportunizando raciocínios utilizados na resolução de problemas, e assim, contribuindo para o planejamento de aulas mais atrativas desde os procedimentos adotados durante a formação de professores.

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