ESCAPE ROOM MATEMÁTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE INTERATIVA DE REVISÃO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120744 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 479 "inscrito_id" => 1363 "titulo" => "ESCAPE ROOM MATEMÁTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE INTERATIVA DE REVISÃO" "resumo" => "O termo Escape Room vem do inglês e significa “sala de fuga”, sendo o nome dado a uma atividade interativa na qual os jogadores são “trancados” em uma sala temática. O objetivo do jogo é resolver enigmas, quebra-cabeças e desafios para encontrar pistas e objetos, até, por fim, conseguir a chave que abre a porta de saída. Embora o conceito tenha raízes em diferentes partes do mundo, sua versão mais moderna é frequentemente associada ao Japão, pois o precursor do Escape Room moderno é considerado o jogo de computador Crimson Room, criado pelo designer japonês Toshimitsu Takagi e lançado em 2004. Os membros do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná do edital de 2023 enxergaram essa dinâmica como uma oportunidade para criar um ambiente no qual os estudantes pudessem interagir de forma mais abrangente e divertida com a Matemática. Dessa forma, foi elaborada uma proposta de “Escape Room Matemático” como atividade interativa de revisão dos conteúdos trabalhados ao longo do ano letivo nas aulas de Matemática em turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual em Curitiba. As atividades que compõem a proposta são: Quebra-Cabeça de Funções, Jogo da Memória de Unidades de Medida, Cara a Cara com Matrizes, Corrida da Estatística e Trinca de Sistemas. Os conteúdos abordados incluem Unidades de Medida, Matrizes, Sistemas Lineares, Função Afim e Estatística, com ênfase em Medidas de Tendência Central e na interpretação de gráficos e tabelas. O enigma do jogo era desvendar uma frase que foi criptografia pictográfica, ou seja, codificação por símbolos por meio de hieróglifos, que são caracteres de um antigo sistema de escrita utilizado no Egito Antigo. Para isso, após cada atividade, os estudantes recebiam um hieróglifo para desvendar o enigma." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1363_TB479_10032025202431.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIBELI DA ROSA DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "SIBELI" "autor_email" => "sibarocha02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120744 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 479 "inscrito_id" => 1363 "titulo" => "ESCAPE ROOM MATEMÁTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE INTERATIVA DE REVISÃO" "resumo" => "O termo Escape Room vem do inglês e significa “sala de fuga”, sendo o nome dado a uma atividade interativa na qual os jogadores são “trancados” em uma sala temática. O objetivo do jogo é resolver enigmas, quebra-cabeças e desafios para encontrar pistas e objetos, até, por fim, conseguir a chave que abre a porta de saída. Embora o conceito tenha raízes em diferentes partes do mundo, sua versão mais moderna é frequentemente associada ao Japão, pois o precursor do Escape Room moderno é considerado o jogo de computador Crimson Room, criado pelo designer japonês Toshimitsu Takagi e lançado em 2004. Os membros do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná do edital de 2023 enxergaram essa dinâmica como uma oportunidade para criar um ambiente no qual os estudantes pudessem interagir de forma mais abrangente e divertida com a Matemática. Dessa forma, foi elaborada uma proposta de “Escape Room Matemático” como atividade interativa de revisão dos conteúdos trabalhados ao longo do ano letivo nas aulas de Matemática em turmas de 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual em Curitiba. As atividades que compõem a proposta são: Quebra-Cabeça de Funções, Jogo da Memória de Unidades de Medida, Cara a Cara com Matrizes, Corrida da Estatística e Trinca de Sistemas. Os conteúdos abordados incluem Unidades de Medida, Matrizes, Sistemas Lineares, Função Afim e Estatística, com ênfase em Medidas de Tendência Central e na interpretação de gráficos e tabelas. O enigma do jogo era desvendar uma frase que foi criptografia pictográfica, ou seja, codificação por símbolos por meio de hieróglifos, que são caracteres de um antigo sistema de escrita utilizado no Egito Antigo. Para isso, após cada atividade, os estudantes recebiam um hieróglifo para desvendar o enigma." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1363_TB479_10032025202431.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIBELI DA ROSA DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "SIBELI" "autor_email" => "sibarocha02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }