Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CLUBE DE CIÊNCIAS COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120771
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 515
    "inscrito_id" => 1099
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CLUBE DE CIÊNCIAS COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO"
    "resumo" => "Apresentamos neste trabalho os resultados de pesquisa do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Exatas de Pontal do Paraná, realizada nos anos de 2023 e 2024, cuja proposição foi inserir o residente nas instituições escolares, aliando teoria e prática, na construção de metodologias que produzam processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica, nas áreas de Ciências, Física, Química e Matemática do ensino Fundamental e Médio. A inserção no Residência Pedagógica trouxe um novo enfoque à formação docente, no qual o residente adquiriu experiência do saber profissional por meio da prática, oportunizando-o a refletir e se aprofundar na vida diária da escola, estimulando-o em seu crescimento profissional e pessoal por meio da investigação. Com o objetivo de conhecer a realidade de uma escola pública do ensino Fundamental e Médio, foi realizado um levantamento (questionário?on-line) com 133 alunos e observação de aulas para conhecer seus interesses, potencialidades e dificuldades nas disciplinas supramencionadas. Os resultados demonstraram que entre 56% a 78% acham as disciplinas de Física, Matemática e Química muito difíceis. A partir destes dados, os residentes elaboraram oficinas pedagógicas com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os alunos foram convidados a participar de um Clube de Ciências com experimentos que abrangeram principalmente as áreas de Física e Química. Foram realizados 08 encontros durante 04 meses. Ao final do projeto os alunos do ensino fundamental e médio demonstraram maior interesse e compreensão pelos conteúdos ensinados, melhorando sua aprendizagem nas aulas regulares. Para os residentes, conhecer o perfil dos alunos e investigar a sua própria prática, possibilitou-lhes melhorar sua experiência na sala de aula, adquirindo desenvolvimento pessoal em sua prática de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1099_TB515_10032025200948.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANI ROCHA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANI"
    "autor_email" => "lopes.gr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120771
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 515
    "inscrito_id" => 1099
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CLUBE DE CIÊNCIAS COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO"
    "resumo" => "Apresentamos neste trabalho os resultados de pesquisa do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Exatas de Pontal do Paraná, realizada nos anos de 2023 e 2024, cuja proposição foi inserir o residente nas instituições escolares, aliando teoria e prática, na construção de metodologias que produzam processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica, nas áreas de Ciências, Física, Química e Matemática do ensino Fundamental e Médio. A inserção no Residência Pedagógica trouxe um novo enfoque à formação docente, no qual o residente adquiriu experiência do saber profissional por meio da prática, oportunizando-o a refletir e se aprofundar na vida diária da escola, estimulando-o em seu crescimento profissional e pessoal por meio da investigação. Com o objetivo de conhecer a realidade de uma escola pública do ensino Fundamental e Médio, foi realizado um levantamento (questionário?on-line) com 133 alunos e observação de aulas para conhecer seus interesses, potencialidades e dificuldades nas disciplinas supramencionadas. Os resultados demonstraram que entre 56% a 78% acham as disciplinas de Física, Matemática e Química muito difíceis. A partir destes dados, os residentes elaboraram oficinas pedagógicas com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os alunos foram convidados a participar de um Clube de Ciências com experimentos que abrangeram principalmente as áreas de Física e Química. Foram realizados 08 encontros durante 04 meses. Ao final do projeto os alunos do ensino fundamental e médio demonstraram maior interesse e compreensão pelos conteúdos ensinados, melhorando sua aprendizagem nas aulas regulares. Para os residentes, conhecer o perfil dos alunos e investigar a sua própria prática, possibilitou-lhes melhorar sua experiência na sala de aula, adquirindo desenvolvimento pessoal em sua prática de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1099_TB515_10032025200948.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANI ROCHA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANI"
    "autor_email" => "lopes.gr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Apresentamos neste trabalho os resultados de pesquisa do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Ciências Exatas de Pontal do Paraná, realizada nos anos de 2023 e 2024, cuja proposição foi inserir o residente nas instituições escolares, aliando teoria e prática, na construção de metodologias que produzam processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica, nas áreas de Ciências, Física, Química e Matemática do ensino Fundamental e Médio. A inserção no Residência Pedagógica trouxe um novo enfoque à formação docente, no qual o residente adquiriu experiência do saber profissional por meio da prática, oportunizando-o a refletir e se aprofundar na vida diária da escola, estimulando-o em seu crescimento profissional e pessoal por meio da investigação. Com o objetivo de conhecer a realidade de uma escola pública do ensino Fundamental e Médio, foi realizado um levantamento (questionário?on-line) com 133 alunos e observação de aulas para conhecer seus interesses, potencialidades e dificuldades nas disciplinas supramencionadas. Os resultados demonstraram que entre 56% a 78% acham as disciplinas de Física, Matemática e Química muito difíceis. A partir destes dados, os residentes elaboraram oficinas pedagógicas com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os alunos foram convidados a participar de um Clube de Ciências com experimentos que abrangeram principalmente as áreas de Física e Química. Foram realizados 08 encontros durante 04 meses. Ao final do projeto os alunos do ensino fundamental e médio demonstraram maior interesse e compreensão pelos conteúdos ensinados, melhorando sua aprendizagem nas aulas regulares. Para os residentes, conhecer o perfil dos alunos e investigar a sua própria prática, possibilitou-lhes melhorar sua experiência na sala de aula, adquirindo desenvolvimento pessoal em sua prática de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.