Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

GEOGRAFIA ALÉM DA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O PENSAMENTO GEOGRÁFICO CRÍTICO EM SALA DE AULA

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este relato tem como objetivo apresentar a experiência vivida numa Escola de Ensino Básico Estadual, em São José-SC, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Geografia-UFSC, através da realização do Mapa Interativo do Brasil (MIB), atividade realizada com a turma de 6º ano do ensino fundamental. O recurso didático desenvolvido com os alunos, é resultante de observações e conversas com a professora supervisora, para buscar maneiras lúdicas e didáticas de aprofundar o conhecimento geográfico, de maneira crítica e totalitária, sendo possível realizar conexões entre assuntos do meio físico e social e compreender em partes suas complexas relações. A atividade foi desenvolvida através de camadas pré-selecionadas de clima, regiões, relevo, vegetação e biomas e duas camadas com cunho social, selecionadas pela turma, através de votação, sendo elas: População e desmatamento e sustentabilidade. Esses assuntos tornaram-se camadas físicas, elaboradas com E.V.A, de maneira que a montagem fosse feita pelos alunos separados em grupos, cada um representando uma região brasileira e suas características. Para aplicação das camadas sociais, utilizou-se recursos digitais e projetor e slides. A atividade nos proporcionou um contato mais dinâmico com o assunto ministrado em sala e gerou questionamentos, também foram feitos recortes ao município de Florianópolis para que os alunos pudessem observar as dinâmicas analisadas de maneira mais próxima às suas realidades, resultando em um interesse ainda maior da turma e gerando novas reflexões. A utilização do recurso didático nos auxiliou, também, na elaboração de outras atividades e permitiu um aprofundamento no debate sobre como a dinâmica escolar funciona, através de diferentes análises em relação à interação da turma com a atividade e entre os estudantes presentes.

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