INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E APRENDIZADOS NO APOIO A CRIANÇAS NO ESPECTRO DO AUTISMO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120783 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 536 "inscrito_id" => 1392 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E APRENDIZADOS NO APOIO A CRIANÇAS NO ESPECTRO DO AUTISMO" "resumo" => "O texto relata a experiência de uma pessoa que, ao fazer a transição de carreira para a área da Educação, começou a trabalhar com crianças no espectro do autismo durante a pandemia. Ela iniciou um estágio em um programa de inclusão escolar, no qual atendeu alunos com necessidades especiais, principalmente crianças autistas. Ao longo da experiência, a autora observou as dificuldades do sistema de ensino, como a falta de profissionais e o descompasso entre a legislação e a realidade escolar, o que dificultava um atendimento individualizado. A autora se dedicou a estudar o autismo e, com o tempo, aplicou abordagens como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para melhorar a prática com o aluno, destacando o uso de atividades adaptadas, como massinha de modelar e adesivos, para engajá-lo nas tarefas. Ela também percebeu a falta de acompanhamento da pedagoga da escola e sugeriu uma maior presença dela na sala de aula. Ao refletir sobre a experiência, a autora destacou a importância da formação e suporte adequados para os profissionais de apoio, bem como a relevância da intervenção precoce e do diagnóstico para o desenvolvimento das crianças. Ela acredita que, com mais capacitação, poderia ter otimizado os resultados e ajudado ainda mais no progresso do aluno, enfatizando que o autismo não deve ser visto como uma sentença e que com as intervenções adequadas, a criança pode alcançar a independência." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1392_TB536_10032025234835.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANY PINHEIRO DO ROSÁRIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARIANY" "autor_email" => "ariany.rosario@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POSITIVO (UP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120783 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 536 "inscrito_id" => 1392 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E APRENDIZADOS NO APOIO A CRIANÇAS NO ESPECTRO DO AUTISMO" "resumo" => "O texto relata a experiência de uma pessoa que, ao fazer a transição de carreira para a área da Educação, começou a trabalhar com crianças no espectro do autismo durante a pandemia. Ela iniciou um estágio em um programa de inclusão escolar, no qual atendeu alunos com necessidades especiais, principalmente crianças autistas. Ao longo da experiência, a autora observou as dificuldades do sistema de ensino, como a falta de profissionais e o descompasso entre a legislação e a realidade escolar, o que dificultava um atendimento individualizado. A autora se dedicou a estudar o autismo e, com o tempo, aplicou abordagens como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para melhorar a prática com o aluno, destacando o uso de atividades adaptadas, como massinha de modelar e adesivos, para engajá-lo nas tarefas. Ela também percebeu a falta de acompanhamento da pedagoga da escola e sugeriu uma maior presença dela na sala de aula. Ao refletir sobre a experiência, a autora destacou a importância da formação e suporte adequados para os profissionais de apoio, bem como a relevância da intervenção precoce e do diagnóstico para o desenvolvimento das crianças. Ela acredita que, com mais capacitação, poderia ter otimizado os resultados e ajudado ainda mais no progresso do aluno, enfatizando que o autismo não deve ser visto como uma sentença e que com as intervenções adequadas, a criança pode alcançar a independência." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1392_TB536_10032025234835.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIANY PINHEIRO DO ROSÁRIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARIANY" "autor_email" => "ariany.rosario@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POSITIVO (UP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }