REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE TRABALHO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS POR PROFESSORES/AS DO LITORAL NORTE DO RS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120428 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 38 "inscrito_id" => 436 "titulo" => "REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE TRABALHO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS POR PROFESSORES/AS DO LITORAL NORTE DO RS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência elaborado de forma coletiva por professoras e professores de uma rede de ensino municipal do litoral norte do Rio Grande do Sul. A partir de experiências docentes compartilhadas, procuramos teorizar e refletir sobre tal experiência para abordar questões que atravessam nossas condições de trabalho e práticas docentes, interferindo na qualidade dessas práticas e nas identidades que se constituem no exercício do nosso trabalho. Ainda que o presente trabalho traga questionamentos e percepções de uma realidade específica, acreditamos que muito do que vivenciamos é compartilhado por outras pessoas que também atuam na educação básica pública brasileira enquanto docentes, tendo em vista que somos organizados a partir de uma estrutura e de políticas públicas nacionais, além de uma cultura escolar construída por uma historicidade relacionada a escolarização. Questões sobre estrutura, sistema de ensino, percepções, experiência e condições de trabalho encontram centralidade nas reflexões construídas neste relato de experiência, uma vez que acreditamos que há um descompasso entre o que queremos ser enquanto docentes e aquilo que nos é cobrado pelas gestões escolares e gestão municipal, além das normatizações e legislações relacionadas à educação brasileira. Nos embasamos teórico-metodologicamente em referenciais da teoria crítica da educação, principalmente nas obras de Vitor Paro, Paulo Freire, Maurice Tardiff, bell hooks. Apontamos para a importância da reflexão continua sobre o processo de trabalho docente, evidenciando o quanto os pontos centrais deste relato impactam e condicionam nossas práticas pedagógicas e a construção de nossas identidades docentes. Além disso, reafirmamos a relevância de momentos em que possamos pensar e compartilhar coletivamente a docência." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 07: Políticas públicas e identidade docente." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID436_TB38_10022025162608.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINE AGUIAR DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "silveira.aguiarmc@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120428 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 38 "inscrito_id" => 436 "titulo" => "REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE TRABALHO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS POR PROFESSORES/AS DO LITORAL NORTE DO RS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência elaborado de forma coletiva por professoras e professores de uma rede de ensino municipal do litoral norte do Rio Grande do Sul. A partir de experiências docentes compartilhadas, procuramos teorizar e refletir sobre tal experiência para abordar questões que atravessam nossas condições de trabalho e práticas docentes, interferindo na qualidade dessas práticas e nas identidades que se constituem no exercício do nosso trabalho. Ainda que o presente trabalho traga questionamentos e percepções de uma realidade específica, acreditamos que muito do que vivenciamos é compartilhado por outras pessoas que também atuam na educação básica pública brasileira enquanto docentes, tendo em vista que somos organizados a partir de uma estrutura e de políticas públicas nacionais, além de uma cultura escolar construída por uma historicidade relacionada a escolarização. Questões sobre estrutura, sistema de ensino, percepções, experiência e condições de trabalho encontram centralidade nas reflexões construídas neste relato de experiência, uma vez que acreditamos que há um descompasso entre o que queremos ser enquanto docentes e aquilo que nos é cobrado pelas gestões escolares e gestão municipal, além das normatizações e legislações relacionadas à educação brasileira. Nos embasamos teórico-metodologicamente em referenciais da teoria crítica da educação, principalmente nas obras de Vitor Paro, Paulo Freire, Maurice Tardiff, bell hooks. Apontamos para a importância da reflexão continua sobre o processo de trabalho docente, evidenciando o quanto os pontos centrais deste relato impactam e condicionam nossas práticas pedagógicas e a construção de nossas identidades docentes. Além disso, reafirmamos a relevância de momentos em que possamos pensar e compartilhar coletivamente a docência." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 07: Políticas públicas e identidade docente." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID436_TB38_10022025162608.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CAROLINE AGUIAR DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "silveira.aguiarmc@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }