Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE TRABALHO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS POR PROFESSORES/AS DO LITORAL NORTE DO RS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 07: Políticas públicas e identidade docente.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120428
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 38
    "inscrito_id" => 436
    "titulo" => "REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE TRABALHO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS POR PROFESSORES/AS DO LITORAL NORTE DO RS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência elaborado de forma coletiva por professoras e professores de uma rede de ensino municipal do litoral norte do Rio Grande do Sul. A partir de experiências docentes compartilhadas, procuramos teorizar e refletir sobre tal experiência para abordar questões que atravessam nossas condições de trabalho e práticas docentes, interferindo na qualidade dessas práticas e nas identidades que se constituem no exercício do nosso trabalho. Ainda que o presente trabalho traga questionamentos e percepções de uma realidade específica, acreditamos que muito do que vivenciamos é compartilhado por outras pessoas que também atuam na educação básica pública brasileira enquanto docentes, tendo em vista que somos organizados a partir de uma estrutura e de políticas públicas nacionais, além de uma cultura escolar construída por uma historicidade relacionada a escolarização. Questões sobre estrutura, sistema de ensino, percepções, experiência e condições de trabalho encontram centralidade nas reflexões construídas neste relato de experiência, uma vez que acreditamos que há um descompasso entre o que queremos ser enquanto docentes e aquilo que nos é cobrado pelas gestões escolares e gestão municipal, além das normatizações e legislações relacionadas à educação brasileira. Nos embasamos teórico-metodologicamente em referenciais da teoria crítica da educação, principalmente nas obras de Vitor Paro, Paulo Freire, Maurice Tardiff, bell hooks. Apontamos para a importância da reflexão continua sobre o processo de trabalho docente, evidenciando o quanto os pontos centrais deste relato impactam e condicionam nossas práticas pedagógicas e a construção de nossas identidades docentes. Além disso, reafirmamos a relevância de momentos em que possamos pensar e compartilhar coletivamente a docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 07: Políticas públicas e identidade docente."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID436_TB38_10022025162608.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAROLINE AGUIAR DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "silveira.aguiarmc@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120428
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 38
    "inscrito_id" => 436
    "titulo" => "REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE TRABALHO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS POR PROFESSORES/AS DO LITORAL NORTE DO RS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência elaborado de forma coletiva por professoras e professores de uma rede de ensino municipal do litoral norte do Rio Grande do Sul. A partir de experiências docentes compartilhadas, procuramos teorizar e refletir sobre tal experiência para abordar questões que atravessam nossas condições de trabalho e práticas docentes, interferindo na qualidade dessas práticas e nas identidades que se constituem no exercício do nosso trabalho. Ainda que o presente trabalho traga questionamentos e percepções de uma realidade específica, acreditamos que muito do que vivenciamos é compartilhado por outras pessoas que também atuam na educação básica pública brasileira enquanto docentes, tendo em vista que somos organizados a partir de uma estrutura e de políticas públicas nacionais, além de uma cultura escolar construída por uma historicidade relacionada a escolarização. Questões sobre estrutura, sistema de ensino, percepções, experiência e condições de trabalho encontram centralidade nas reflexões construídas neste relato de experiência, uma vez que acreditamos que há um descompasso entre o que queremos ser enquanto docentes e aquilo que nos é cobrado pelas gestões escolares e gestão municipal, além das normatizações e legislações relacionadas à educação brasileira. Nos embasamos teórico-metodologicamente em referenciais da teoria crítica da educação, principalmente nas obras de Vitor Paro, Paulo Freire, Maurice Tardiff, bell hooks. Apontamos para a importância da reflexão continua sobre o processo de trabalho docente, evidenciando o quanto os pontos centrais deste relato impactam e condicionam nossas práticas pedagógicas e a construção de nossas identidades docentes. Além disso, reafirmamos a relevância de momentos em que possamos pensar e compartilhar coletivamente a docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 07: Políticas públicas e identidade docente."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID436_TB38_10022025162608.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAROLINE AGUIAR DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "silveira.aguiarmc@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência elaborado de forma coletiva por professoras e professores de uma rede de ensino municipal do litoral norte do Rio Grande do Sul. A partir de experiências docentes compartilhadas, procuramos teorizar e refletir sobre tal experiência para abordar questões que atravessam nossas condições de trabalho e práticas docentes, interferindo na qualidade dessas práticas e nas identidades que se constituem no exercício do nosso trabalho. Ainda que o presente trabalho traga questionamentos e percepções de uma realidade específica, acreditamos que muito do que vivenciamos é compartilhado por outras pessoas que também atuam na educação básica pública brasileira enquanto docentes, tendo em vista que somos organizados a partir de uma estrutura e de políticas públicas nacionais, além de uma cultura escolar construída por uma historicidade relacionada a escolarização. Questões sobre estrutura, sistema de ensino, percepções, experiência e condições de trabalho encontram centralidade nas reflexões construídas neste relato de experiência, uma vez que acreditamos que há um descompasso entre o que queremos ser enquanto docentes e aquilo que nos é cobrado pelas gestões escolares e gestão municipal, além das normatizações e legislações relacionadas à educação brasileira. Nos embasamos teórico-metodologicamente em referenciais da teoria crítica da educação, principalmente nas obras de Vitor Paro, Paulo Freire, Maurice Tardiff, bell hooks. Apontamos para a importância da reflexão continua sobre o processo de trabalho docente, evidenciando o quanto os pontos centrais deste relato impactam e condicionam nossas práticas pedagógicas e a construção de nossas identidades docentes. Além disso, reafirmamos a relevância de momentos em que possamos pensar e compartilhar coletivamente a docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.