DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS FAVORECENDO A INCLUSÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120516 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 163 "inscrito_id" => 844 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS FAVORECENDO A INCLUSÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este estudo apresenta uma proposta de sequência de atividades no ensino de Ciências fundamentada nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e em estratégias metacognitivas, visando promover a inclusão educacional e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. A pesquisa, de caráter teórico-metodológico, busca integrar práticas pedagógicas inclusivas ao currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando as necessidades de estudantes com diferentes perfis de aprendizagem e promover a equidade educacional. As atividades sugeridas foram planejadas em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no ODS 6 – Água Limpa e Saneamento, abordando temas como o tratamento da água, o ciclo hidrológico e práticas sustentáveis. Os princípios do DUA, como o engajamento diversificado, a representação múltipla e as formas flexíveis de expressão, foram integradas para garantir que cada estudante tenha acesso ao conteúdo, possa participar ativamente e demonstre progresso em seu próprio ritmo. Além disso, estratégias metacognitivas, como o planejamento, o monitoramento e a avaliação das aprendizagens, foram aplicadas para estimular a autonomia dos estudantes e promover reflexões críticas sobre os temas abordados. Com natureza aplicada, objetivo exploratório e abordagem qualitativa, as atividades desta pesquisa incluem o uso de recursos visuais e táteis, experimentações práticas e momentos de reflexão coletiva e individual, possibilitando aos estudantes conectar os conceitos de Ciências a problemas reais e propor soluções criativas e sustentáveis. A proposta destaca a importância de alinhar o ensino de Ciências aos princípios da inclusão e da acessibilidade, fortalecendo a relação entre os conteúdos escolares e os desafios globais. Ao utilizar o DUA e a metacognição como base, as atividades sugerem caminhos para ampliar a compreensão, a participação e a autonomia de cada estudante, respeitando suas singularidades e especificidades, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a sustentabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID844_TB163_07032025044046.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA ZANON ROBERTO STELLFELD" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "janaeducar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120516 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 163 "inscrito_id" => 844 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS FAVORECENDO A INCLUSÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Este estudo apresenta uma proposta de sequência de atividades no ensino de Ciências fundamentada nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e em estratégias metacognitivas, visando promover a inclusão educacional e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. A pesquisa, de caráter teórico-metodológico, busca integrar práticas pedagógicas inclusivas ao currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando as necessidades de estudantes com diferentes perfis de aprendizagem e promover a equidade educacional. As atividades sugeridas foram planejadas em consonância aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no ODS 6 – Água Limpa e Saneamento, abordando temas como o tratamento da água, o ciclo hidrológico e práticas sustentáveis. Os princípios do DUA, como o engajamento diversificado, a representação múltipla e as formas flexíveis de expressão, foram integradas para garantir que cada estudante tenha acesso ao conteúdo, possa participar ativamente e demonstre progresso em seu próprio ritmo. Além disso, estratégias metacognitivas, como o planejamento, o monitoramento e a avaliação das aprendizagens, foram aplicadas para estimular a autonomia dos estudantes e promover reflexões críticas sobre os temas abordados. Com natureza aplicada, objetivo exploratório e abordagem qualitativa, as atividades desta pesquisa incluem o uso de recursos visuais e táteis, experimentações práticas e momentos de reflexão coletiva e individual, possibilitando aos estudantes conectar os conceitos de Ciências a problemas reais e propor soluções criativas e sustentáveis. A proposta destaca a importância de alinhar o ensino de Ciências aos princípios da inclusão e da acessibilidade, fortalecendo a relação entre os conteúdos escolares e os desafios globais. Ao utilizar o DUA e a metacognição como base, as atividades sugerem caminhos para ampliar a compreensão, a participação e a autonomia de cada estudante, respeitando suas singularidades e especificidades, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a sustentabilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 02: Educação, diversidade, interculturalidade, inclusão em Educação e inclusão social." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID844_TB163_07032025044046.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA ZANON ROBERTO STELLFELD" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "janaeducar@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }